Dez anos sem Sergio Bonelli – A Homenagem da SBE

Em 26 de Setembro de 2011 Sergio Bonelli deixava-nos. Queremos relembrá-lo com as palavras de Luca Barbieri retiradas do “Bonelli Story”, o catálogo da mostra que celebra os oitenta anos da editora que tem o seu nome.

Sergio Bonelli; 2011 – 2021; 10 anos

.

Passaram exactos dez anos desde que, a 26 de Setembro de 2011, deixava-nos Sergio Bonelli.

Para recordá-lo no ano em que festejamos o octogésimo aniversário da editora que tem o seu nome, tomamos emprestadas as palavras escritas por Luca Barbieri para o “Bonelli Story“, o catálogo da mostra homónima  que percorre os oitenta anos da vida editorial da Sergio Bonelli Editore.

A ilustrar esta homenagem exibimos algumas imagens significativas que retratam Sergio Bonelli a trabalhar na redacção da via Buonarroti.

A segunda década do século XXI Século começou com um acontecimento trágico: a morte de Sergio Bonelli, em 26 de Setembro de 2011, após um breve período de doença. A notícia atinge a todos como um raio, de redactores a leitores, de colaboradores a admiradores; ninguém poupa as lágrimas por um homem por um homem que mudou a vida a um tão grande número de pessoas.

Sergio Bonelli foi um farol, um guia, um mestre de vida, e um amigo, mesmo para quem não o conhecia pessoalmente. O que podemos dizer diante desta notícia é um comovido, sentido, doloroso, dilacerante «Tirar o chapéu».

A segurar, e manter firmemente nas mãos, o leme da editora está o filho Davide. Todos aqueles que amam a Fábrica dos Sonhos da via Buonarroti, devem olhar para ele, confiantes de que os desafios do futuro serão enfrentados e vencidos.

Os primeiros passos da editora, após o falecimento de Sergio Bonelli, continuam a ser dados na direcção do longo caminho familiar da tradição, tanto a mais recente como aquela mais consolidada e histórica. Hoje, como há dez anos e como nas décadas anteriores, Sergio Bonelli continua a ser uma referência imprescindível para toda a redacção da via Buonarroti e para todos os apreciadores da banda desenhada.

Luca Barbieri

[1] (Artigo publicado originalmente no Sítio Internet Sergio Bonelli Editore, em 26 de Setembro de 2021) – Copyright: © 2021 Sergio Bonelli Editore & Luca Barbieri.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.