Desenhador de Tex no Salão de BD de Viseu foi destaque no Jornal de Notícias no dia 10 de Agosto de 2013

Logótipo Jornal de Notícias

Texto da secção Cultura de 10/08/2013
Banda Desenhada

F. Cleto e Pina

“Desenhador de Tex no Salão de BD de Viseu”

Andrea Venturi, Desenhador de Tex no Salão de BD de Viseu foi destaque no Jornal de Notícias no dia 10 de Agosto de 2013

* Abre hoje (10/08/2013), no recinto da feira de S. Mateus, e tem como principal convidado o italiano Andrea Venturi

* Certame apresenta várias mostras que ficarão patentes até 22 de Setembro.

VENTURI, que estará presente hoje e amanhã em Viseu para dar autógrafos e conversar com os seus admiradores, é o grande destaque da edição deste ano. Actualmente um dos ilustradores da Bonelli que se ocupam das aventuras que chegam mensalmente aos quiosques portugueses através das edições brasileiras da Mythos, traz consigo os originais do “Tex Gigante” em que está a trabalhar, bem como o desenho que mostra o “ranger” face à Sé de Viseu.

Agora como bienal, “fruto das contingências orçamentais e estruturais”, segundo o GICAV (Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu), responsável pela sua organização, o Salão de BD de Viseu realiza-se de novo no recinto da Feira de São Mateus e está integrado na sua programação, “procurando desta forma alcançar outros públicos”. Apresenta-se maioritariamente em português, com exposições dedicadas a João Amaral, distinguido com um Prémio Animarte BD pelo conjunto da sua obra, Joana Afonso, Álvaro, Rui Lacas e Santos Costa.

Em destaque estará ainda o “Universo dos Fanzines de BD” em Portugal, através de exposições e da presença de autores e editores “representativos de um fenómeno editorial que sobrevive à margem dos circuitos comerciais livreiros”. Neste âmbito, estará em Viseu Geraldes Lino, um dos maiores conhecedores e divulgadores desta área no nosso país, igualmente distinguido com um Prémio Animarte BD “pelo trabalho incessante na divulgação e promoção dos artistas, muito em particular dos jovens”.

Da programação do XVIII Salão de BD de Viseu, constam também mostras sobre “A obra de Eça de Queiroz na BD”, o “Humor no Jornal do Exército”, as homenagens a Willy Wandersteen, Comés e Sergio Bonelli, os “50 anos do Spider Man” e “Corto Maltese no século XXI” que poderão ser visitadas até 22 de Setembro.

Copyright: © 2013 Jornal de Notícias; F. Cleto e Pina

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Excelente divulgação! E a página do jornal, com o Tex em cores ficou óptima e chamativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.