De Velhos Lobos do Mar, de Selvas Cruéis e de Dinossauros! Ou Histórias em sequência

Por Jesus Nabor Ferreira*

Uma das principais características narrativas das personagens da banda desenhada, e em especial dos títulos de western, é o facto de as aventuras não precisarem, necessariamente, de se desenrolarem em sequências cronológicas.
Cada arco de história pode ser lido tranquilamente, sem haver necessidade de um conhecimento prévio de todos os demais arcos anteriores. Geralmente, apenas as personagens principais são recorrentes em cada arco de histórias. A cada nova trama, são apresentadas novas personagens, num cenário conhecido ou não, com uma história em que sempre a ação e a aventura são os ingredientes principais, a diversão é garantida, mesmo que não saibamos exatamente quem são os “bandidos” e quem são os “mocinhos”.

Timothy O´Sullivan e uma foto histórica

Com Tex não é diferente. Cada arco narrativo das diversas tramas, engendradas primeiro por Bonelli, depois por Nolitta, seguido por Nizzi e os demais autores,é autoconclusivo, com começo, meio e fim.
Normalmente, a trama gira em torno de duas, três, excepcionalmente em quatro ou cinco edições. A história inicia-se e resolve-se dentro destes números, sendo que na próxima sequência já veremos outras personagens e outros cenários, sem que haja absolutamente nada de comum entre as tramas, a não ser a presença dos pards, todos juntos ou não. Por exemplo, numa aventura podemos ver Tex e Carson enfrentando uma quadrilha especializada no roubo de gado, atuando na fronteira dos EUA com o México e, na trama seguinte, os quatros pard sem ação contra Canadá, ou seja, tramas totalmente desvinculadas uma da outra. No entanto, todas as boas regras, por vezes, recebem alguma exceção. E na longa saga da principal personagem da casa Bonelli houve algumas exceções a comprovar a regra. Vamos apresentar algumas destas exceções, que chamam a nossa atenção devido à sua ordem de publicação no Brasil. Sempre importante referir que tomamos a coleção mensal, iniciada pela Editora Vecchi, para fazer estas análises.

São Francisco / Luta no Mar – Tex edição mensal 98 e 99, Editora Vecchi (Tex italiano 154, 155,156)
Gianluigi Bonelli / Aurelio Galleppini

Capitão Drake

Ao visitarem a cidade de São Francisco, Tex e os seus pards veem-se às voltas com um poderoso e influente chefe do crime da cidade.
Diamond Jim planeia uma vingança contra Tex, tendo como alvo o jovem Kit Willer. Esta aventura traz algumas situações bastante inusitadas e é uma das mais lembradas pelos fãs, por conta da alta dose de emoção e suspense que Bonelli entrega aos leitores. Pela primeira vez, vemos Jack Tigre numa situação de impotência, ferido gravemente à traição e impedido de acompanhar Tex, Carson e os seus amigos, em busca de ajuda para descobrir o que aconteceu com Kit. Neste arco de histórias também é apresentada uma personagem que será uma das mais lembradas pelos fãs da série: o Capitão Drake, o famoso Barba Negra.

Esta também é a primeira aventura em que os Rangers embarcam num navio, mar adentro, um terreno literalmente desconhecido. A primeira vez que Tex e Carson vestem as roupas de velhos lobos do mar e, como marujos do Sea Tiger, envolvem-se em confusões e brigas nos portos e tabernas do Pacifico Sul. A perseguição agora é por mar, em busca de Kit Willer, onde Tex terá de enfrentar, além do ambiente desconhecido, a fúria do Capitão Barba Negra.

Barba Negra – versão Aurelio Galleppini

Barba Negra – versão Claudio Villa

O Tirano da Ilha – Tex edição mensal 118, Editora Vecchi (Tex Italiano 157 e 158)
Gianluigi Bonelli / Erio Nicolò

Uma aventura que ocorre imediatamente após os factos apresentados no número anterior (da edição italiana), quando Tex enfrentou o Capitão Drake, depois de resgatar Kit, juntou-se a Carson e Jack Tigre, que tinham permanecido no navio do Capitão Bart. Nesse momento, uma violenta tempestade atinge o Sea Tiger e, depois de muito lutar contra o furacão, Tex, os seus pards e a tripulação, conseguem sobreviver graças à experiência do Capitão Bart, acabando por ir parar numa ilha na Melanésia.
Começa então mais uma desconcertante aventura “nos mares do sul”, ao mais puro estilo de Emilio Salgari, autor que tanto agradava ao criador de Tex. Entre caçadores de cabeças, um cruel e aristocrático tirano, índios caçadores de pérolas e mulheres fatais, Tex e os seus amigos necessitam de sobreviver a todo o custo a diversos perigos e encontrar uma maneira de regressar aos Estados Unidos.

Tex e o tirano da ilha

No Brasil, estas duas histórias não foram editadas em sequência, tal como fora publicado originalmente em Itália, pois o primeiro arco saiu nos números 98 e 99 da coleção mensal, enquanto a sua sequência saiu somente dezoito números depois, na edição especial de Natal número 118. Era costume a Editora Vecchi não obedecer à ordem de publicação das aventuras, escolhendo as que pareciam mais interessantes, independente da ordem original. Mas teria sido interessante poder acompanhar esta “saga” produzida a seis mãos.

O Solitário do Oeste / Selva Cruel / O Rosto do Traidor – Tex edição mensal 163, 164 e 165, Editora Vecchi e Rio Gráfica
Guido Nolitta / Giovanni Ticci / Vicenzo Monti / Alfio Ticci

Timothy O’Sullivan desenhado por Giovanni Ticci

O próximo caso é ainda mais interessante, uma vez que, se anteriormente os leitores brasileiros tiveram de esperar dezoito meses para ler a sequência, desta vez o intervalo de tempo foi um pouco maior: vinte e dois anos!
Em 1983, a Editora Vecchi dava os seus últimos suspiros. Aquela que fora a casa de Tex, Zagor, Ken Parker e outros grandes títulos, que tanto sucesso fizeram nas bancas durante décadas, preparava-se para fechar as suas portas. Chegava às bancas de todo o Brasil o número 163 da coleção mensal, que apresentava a aventura intitulada O Solitário do Oeste. Tex, Kit e Jack Tigre, depois de viverem momentos eletrizantes, conhecem uma figura histórica: Timothy O´Sullivan, o chamado “Fotógrafo do Oeste”. De facto, O´Sullivan foi um dos mais importantes fotógrafos da segunda metade do século XIX, principalmente no que dizia respeito à documentação histórica e geográfica. Na trama engendrada por Nolitta, Tex e Kit irão acompanhar o fotógrafo numa expedição à Colômbia – expedição esta também revestida de traços históricos – onde enfrentam mil perigos, embrenhados mata adentro, no coração da chamada “Selva Cruel”. A expedição, de caráter militar e cientifico, tem como objetivo preparar um projeto que permita unir o Oceano Pacifico ao Atlântico, e que veio a ficar conhecido pelo Canal do Panamá.

No entanto, há alguém interessado em fazer fracassar este ambicioso projeto, obrigando Tex a ter de descobrir quem é que se esconde por trás do “Rosto do Traidor”. Mais uma vez, Tex e o filho estão fora do seu ambiente natural – as grandes planícies, os imensos canions, as pradarias ou os desertos do Arizona – enfrentando, além dos inimigos ocultos, os perigos naturais de um verdadeiro inferno verde.

Timothy O´Sullivan e a fotografia aos 4 pards

Aventura no Caribe – Tex e os Aventureiros 1, Mythos Editora
Guido Nolitta / Guglielmo Letteri

Depois de se separarem do fotógrafo O´Sullivan, Tex e Kit embarcam em Cartagena, na Colômbia, no Mariposa, um navio que irá levá-los de volta aos Estados Unidos. Com os nossos heróis, sobem também a bordo um grupo de sete jovens ingleses e um velho professor, com as suas caixas misteriosas. Porém, mais uma vez o destino intervém para envolver os nossos amigos numa eletrizante aventura. Quando se encontram próximos de uma ilha chamada Providence, o navio é sequestrado pelo grupo de ingleses, que decide levar todos para a ilha e, a partir dali, iniciar uma revolta contra o governo mexicano local, tornando a ilha num reino particular. Kit fica levemente ferido e Tex, para proteger o filho, aceita auxiliar os rebeldes. Mas, inesperadamente, surge um terrível perigo, algo maior que as forças mexicanas, fazendo com que todos se unam para enfrentar feras pré-históricas saídas de um alucinante pesadelo.

Tex defronte de um terrível tarbossaro, em Providence, ilha mexicana localizada nas Caraíbas

Guido Nolitta, mais uma vez, traz para uma aventura de Tex o elemento fantástico, não sobrenatural, mas aquele onde aparecem feras impossíveis e monstros de outros tempos. Aproveita a oportunidade para inserir, numa trama que poderia ser corriqueira, uma atmosfera de terror levemente amparada por bases “científicas”. O papel do professor (ou cientista), que descobre em lugares exóticos e longínquos, traços ou elementos de civilizações, desde há muito perdidas ou desaparecidas, não é escasso no texto de Nolitta. Na figura do professor, encontramos mais uma personagem peculiar, a qual, depois de ter passado mais de dez anos no coração do Amazonas, embarcou com as suas “crias” no Mariposa. Mas quis o destino que a preciosa carga, que o “professor” transportava nas suas caixas, fosse libertada na natureza da Ilha de Providence, tornando-se numa ameaça mortal.

Como vimos, são histórias que retiram os nossos heróis do seu cenário tradicional, conduzindo-os em aventuras inesquecíveis pelos mares do Sul e por selvas tropicais repletas de perigos e ameaças desconhecidas. A inclusão de factos históricos ou personagens reais enriquecem as tramas. Velhos lobos do mar, caçadores de pérolas, aventureiros embrenhados em selvas tropicais, tiranos e cientistas, tempestades e furacões, traidores e dinossauros, inúmeros elementos que apenas dois génios como Gianluigi Bonelli e Guido Nolitta poderiam amarrar e entregar em histórias memoráveis de selva e mar!

Notas:

Capitão Drake e a caça à baleia

As personagens do Capitão Barba Negra e de Timothy O`Sullivan voltaram a aparecer mais tarde, o primeiro tornando-se num aliado de Tex em “Fuga de Alcatraz” (Tex 265, Editora Globo), enquanto o fotógrafo surgiu em “Grito de Guerra” (Tex 194, Editora Rio Gráfica);
Depois da sua primeira viagem para o sul do continente americano, Tex e Kit embarcariam novamente numa outra fantástica aventura, desta vez para a Argentina, na Patagónia.

* Texto de Jesus Nabor Ferreira publicado originalmente na Revista nº 9 do Clube Tex Portugal, de Dezembro de 2018.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *