Padrenostro (no Brasil, Irmãos à Italiana) é um filme dramático italiano de 2020 (vencedor do prémio de melhor actor no Festival de Veneza de 2020), co-escrito e dirigido por Claudio Noce, com Pierfrancesco Favino e o pequeno Mattia Garaci. O filme é vagamente baseado na tentativa de assassinato do vice-comissário de polícia Alfonso Noce, pai de Noce, na década de 1970, pelo grupo terrorista de extrema esquerda Nuclei Armati Proletari, durante os anos de chumbo.
Roma,
Valerio tem 10 anos e uma imaginação fértil. A sua vida de criança vira de cabeça para baixo quando ele testemunha o atentado a seu pai Alfonso por um comando terrorista. Desde então, o medo e uma sensação de vulnerabilidade marcam dramaticamente os sentimentos de toda a família. Mas é justamente nesses dias difíceis que Valerio conhece Christian, um menino um pouco mais velho que ele, solitário, rebelde e ousado. Esse encontro, num Verão repleto de descobertas, mudará as suas vidas para sempre.
Em dado momento o menino Valerio (Mattia Garaci) está na praia a ler o Tex nº 178, “Guerra sui pascoli“, a falar em voz alta os diálogos da história, até que adormece como se pode ver nesta sucessão de imagens extraídas do filme…
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)
Dias atrás, estava assistindo a um filme italiano com o Alain Delon, A Primeira Noite de Tranquilidade (La prima notte di quiete), é possivel notar em uma cena em que o professor, interpretado pelo Delon, vai comprar um jornal em uma banca a capa do Tex 137.
Obrigado pela indicação Pard Josemar. Vamos investigar e publicar também aqui no blogue mais essa curiosidade cinéfila relacionada a Tex.