Convívio Texiano na Bairrada – Portugal: 5 de Dezembro de 2009

Almoço Texiano da Bairrada - Portugal - 5 de Dezembro de 2009Realizou-se neste sábado, dia 5 de Dezembro de 2009, o convívio texiano anual dos pards portugueses, ocorrido uma vez mais na região Bairradina e onde estiveram presentes para além de vários coleccionadores portugueses de Tex Willer, a coleccionadora e fã brasileira do Ranger, Fernanda Martins, vinda expressamente da Holanda para participar uma vez mais num convívio texiano realizado em Portugal que desta forma, voltou a ser internacional.

Para além da Fernanda, participaram do convívio reaEm cima - Orlando Santos Silva, Pedro Bouça, José Carlos Francisco e Pedro Martins. Em baixo - Mário João Marques e Carlos Moreiralizado na Bairrada e vindos de diversos pontos de Portugal, os entusiasmados fãs do Ranger mais popular no mundo, José Carlos Francisco, acompanhado da esposa e filha mais nova, Hernâni Portovedo, esposa e filho, Álvaro Machado, Pedro Martins, Mário João Marques, Carlos Moreira, Pedro Bouça, Orlando Santos Silva, Carlos Santos e filho, Humberto e namorada, José Eduardo Monteiro e esposa e Carlos Gonçalves, esposa e neta..

Em cima - Álvaro Machado, Humberto, Pedro Martins, Mário João Marques, Orlando Santos Silva, Fernanda Martins e Pedro Bouça. Em baixo - Carlos Moreira e José Carlos FranciscoA tertúlia começou em casa de José Carlos Francisco, na Malaposta, uma aldeia que se situa no centro de Portugal, localizada a meia dezena de quilómetros da Anadia e que pertence ao distrito de Aveiro, lar de um dos maiores coleccionadores de Tex e proprietário de uma grandiosa colecção de Águia da Noite que proporciona  momentos de agradável contacto e inesquecível prazer a todos que o visitam, já que permite ver in locco um mundo maravilhoso, o mundo texiano do José Carlos. Um mundo que retrata a história do célebre Ranger, porque naquele espaço encontra-se de tudo um pouco que respeite a Tex Willer, desde que a personagem foi criada pelos saudosos G.L. Bonelli e Aurelio Galleppini. Mas também um mundo que não olha a fronteiras, porque ali podemos encontrar publicações e objectos texianos de todo o mundo.

Carlos Santos e os bifes de dois dedos de altura sepultados por enormes montanhas de batatas fritasChegada a hora do almoço, o convívio prosseguiu no Restaurante Churrasqueira “O Gavião“, no Peneireiro, primeira localidade a norte da Mealhada, em plena Estrada Nacional nº 1, também chamada de IC2.

Como é apanágio das aptidões culinárias de Tex, Kit Carson e restantes pards, a ementa texiana portuguesa não podia deixar de ser composta por uns suculentos bifes de dois dedos de altura sepultados por enormes montanhas de batatas fritas… quanto à sobremesa foi a inevitável e  famosa tarte de maçã que  Kit Carson tanto aprecia, degustada por sua vez já em Anadia, na residência de Hernâni Portovedo, outro grande Texiano, com uma das maiores colecções de Tex em Portugal e local onde prosseguiu a tertúlia por mais algumas horas, tendo a imponente BiblioTEX do Hernâni como pano de fundo.

Em cima - Carlos Gonçalves, José Eduardo, Humberto, Carlos Santos, Pedro Bouça, José Carlos, Álvaro e Orlando. Em baixo - Carlos Moreira, Fernanda Martins, Mário Marques e Hernâni.Cada um dos participantes recebeu um belo e personalizado calendário texiano, idealizado e realizado por Orlando Santos Silva, que evoca a participação no evento e que com certeza no futuro terá grande valor sentimental, servindo para relembrar a todos os maravilhosos momentos que compartilharam em mais este convívio, tudo graças à paixão incontida que Tex desperta em todos que o conhecem e aprendem a amá-lo.

Autocolantes TexQuem também surpreendeu os presentes foi Carlos Moreira, que agraciou todos os participantes com um conjunto de 4 belos autocolantes relativos a Tex e feitos propositadamente para serem colados nos vidros dos carros de cada um, de forma a que todos passem a saber que em cada carro dos pards há um Texmaníaco a bordo, ou ao volante!

E assim se prova uma vez mais que só uma personagem como Tex poderia proporcionar momentos maravilhosos e inesquecíveis nos quais pessoas e famílias que não se conhecem, são capazes de vencer centenas de quilómetros somente pelo prazer de estarem juntas e conviverem umas com as outras espontaneamente, vivendo a alegria da confraternização proporcionada por um herói de papel, criado no distante Setembro de 1948, fruto da mente criativa de G.L.Bonelli e da pena de Aurelio Galleppini…

E se não fosse Tex, e seus criadores nunca conheceríamos estas pessoas encantadoras… São factos fabulosos, e que devem ser lembrados e falados com muito carinho, principalmente quando nos encontramos face a face com estes Amigos, que esperamos rever em próximas oportunidades!

(Para aproveitar a extensão completa  das fotografias acima, clique nas mesmas)

17 Comentários

  1. Mais um dia muito bem passado na companhia de amigos maravilhosos, e como o ZECA disse para ser lembrado com muito carinho tal o calibre destes Amigos e suas familias.

  2. BONS DIAS!!

    Eu estava lendo sobre o encontro e, quando vi o jogo de autocolantes, fiquei babando …!
    Excelente idéia!
    Pelo menos, eu nunca vi nenhum fã de Batman, Principe Valente, Magico Vento, com um autocolante desses no carro … Será que o pessoal tem vergonha de se declarar, abertamente, fã de banda desenhada?
    Vai saber …!

    Mariola

  3. Excelente dia passado na companhia de bons amigos, num ambiente muito giro, em que aprendi muito sobre a BD em geral e, claro, sobre Tex (com tantas novidades, como a agenda/diário e ter nas nossas mãos as últimas revistas). O convívio estendeu-se na viagem de carro (em que eu, o Carlos Moreira e o Pedro Bouça viajámos no carro do Mário Marques, que nos deu boleia), pelo que foram várias horas muito bem passadas! O calendário foi idealizado e realizado não por mim, mas por uma pessoa que conheço – Sr. Américo, que já em 2007 me tinha ajudado num cartaz e recordações num outro almoço que fizemos. Um abraço. Orlando Santos Silva

  4. Costuma-se dizer, o que os olhos não vêem o coração não sente. Eu já lamentava não ter ido ao almoço e agora que li a peça mais lamento.È de facto uma excelente iniciativa que espero que se repita por muitos anos e que da próxima também eu esteja presente. As ideias do calendário e dos autocolantes são execelente e a dos autocolantes é de facto muito inovadora, parabéns aos autores.
    Sérgio Sousa

  5. Boas a todos,
    Foi o meu primeiro encontro Texiano,estava um pouco expectante.
    Foi excelente, conheci alguns dos top Texianos portugueses.
    Agradeço a todos o companheirismo e amizade para comigo
    Mais uma vez obrigado pelo dia bem passado.
    p.s. Acho que devia-mos nomear o Zé Carlos o RANGER português
    Um abraço
    Pedro Martins

  6. Quero tambem deixar aqui um agradecimento ao meu amigo Carlos Santos, pois foi ele que executou o trabalho gráfico dos autocolantes. Eu tive a ideia de os fazer, escolher as imagens e texto, mas sem ele nada seria feito.

    MUITO OBRIGADO CARLOS.

    E devo dizer também que a oferta dos autocolantes não é só minha,mas tambem do Mário Marques.

  7. Olá!!!
    Que inveja caramba! Ainda por cima visitaram as capelinhas clássicas! hehehe
    Tinha muito gosto em ter estado com vocês, mas este ano e durante meses a fio vou deliciar-me, pelo menos, a ler o Tex na cama devido ao acidente!
    Reservem-me aí um autocolante!!
    Um abraço a todos, em especial aos malucos das pradarias voadoras do costume!
    Jorge, no Barreiro

  8. Fantástico! Até estou com inveja!

    Pena ter mesmo que trabalhar nesse dia e não poder estar convosco fisicamente! De castigo ontem li 4 livros do Tex antes de dormir!

    Parabéns pela iniciativa e pelo relato!

    PS – Se houver para aí um tócolante a mais… posso subornar alguém para o ter?

  9. Quando a disposição não anda muito boa, estes convívios até sabem melhor, porque quando estamos com os amigos e com quem gostamos, tudo se torna mais fácil.
    Obrigado a todos, sem excepção, por terem contribuído para este tão belo dia.
    Um grande abraço
    Mário João Marques

  10. Caro Zeca,
    Que belo encontro de confraternização, hein?!? Meus parabéns, por conseguirem reunir tanta, e tão boa gente! Bonita festa! As imagens, falam por sí… Muita amizade, muita “comemoração”, e principalmente muita “beberação”!!! Ah, quanta invéja, amigo Zeca! Hí,hí,hí! (sorisos pra lá de lacaios!). Mando um baita dum “quebra-costelas” pra tí, e pra toda tua bela família. Até a próxima, Tchê Macanudo!! Oi-ga-le-tê,barbaridade!!!

  11. Caros Pards e Amigos,

    Pela minha parte, eu é que agradeço a todos os presentes neste convívio Texiano de 2009, por se terem deslocado à Bairrada e por me terem proporcionado a mim e à minha família, fantásticos momentos de AMIZADE e de FERVOR TEXIANO! E é com muito agrado que leio as repercussões positivas de todos aqueles que participaram no convívio e que se estão a expressar aqui no nosso (de nós todos) blogue do Tex ou através do meu e-mail pessoal.

    Mas este Convívio Texiano de 2009 já é PASSADO e temos que ter já em mente, o CONVÍVIO TEXIANO DE 2010 e eu tenho um SONHO… e por norma o Tex tem tornado realidade todos os meus sonhos Texianos e certamente também tornará este, com a VOSSA ajuda…

    Os nossos convívios já ultrapassaram as fronteiras de Portugal, pois já tivemos inclusive a presença de vários pards italianos em eventos anteriores, já ultrapassou até a imensidão de um Oceano pois já tivemos também a presença de ilustres (inclusive do próprio editor Dorival) pards do Brasil, já foi notícia (inclusive com fotos) várias vezes em edições (oficiais) de Tex Willer, pois bem, em que consiste então o meu sonho?

    Em termos a presença de um desenhador ou de um argumentista de Tex no nosso próximo Convívio (a realizar em 2010)… já imaginaram o que seria termos a conviver (e a desenhar ou falar do Ranger com a propriedade que só os conceituados autores e artistas do Ranger possuem) connosco durante uma jornada Texiana um Mauro Boselli, um Mastantuono, um Frisenda, um Civitelli ou até mesmo um Claudio Villa?

    Sim, é um sonho, mas perfeitamente realizável… basta termos um (ou mais) patrocínio que torne viável a vinda e a estadia de um autor e somos muitos e temos um ano pela frente para tentar esse feito e em última instância, nós mesmos podemos suportar essas despesas… imaginem… este ano, cada um dos presentes no Convívio pagou 15 Euros para o almoço Texiano… mas quem paga 15 também paga 25, ou seja, cada um de nós pagaria 10 Euros extras para ajudar a suportar a vinda do dito autor e vindo um autor, certamente a presença de Texianos presentes no Convívio aumentaria… e para quem achar que 10 Euros é muito, basta fazermos um pequeno sacrifício (e o Tex merece-o) e pouparmos UM EURO por mês (é menos de 2 cafés) durante os próximos 10 meses…

    Mas como disse, isto em última instância, porque acredito que um de nós, ou vários, conseguiremos um meio de arranjar um patrocínio que torne o sonho realidade, até porque temos um ano pela frente e tendo o patrocínio eu garanto que “convenço” um autor do Ranger a nos brindar com a sua presença no nosso Convívio Texiano de 2010…

    O que me dizem? Vamos tornar o sonho realidade?

    P.S. 1 – Pedro Martins, RANGER, só há um e não é português: o TEX e mais NENHUM 😉

    P.S. 2 – Jorge Monteiro, mesmo estando tu ausente, estiveste (como sempre) bem presente e foste até alvo de um brinde (a ideia partiu do Orlando, que muito a propósito te fez estar “presente”) e de votos rápidos de totais e rápidas melhoras.

    P.S. 3 – Pedro Pereira, se o Carlos ou o Mário não conseguirem os “tócolantes” para ti, fica descansado que eu o farei 😉

    P.S. 4 – Cid M. Marinho, obrigado pelo seu comentário e por todas as suas palavras e quem sabe se no futuro, você não estará também a conviver com os pards portugueses num Convívio próximo? Teria muito prazer em contar com a sua presença e dar então esse “quebra-costelas” 😉

  12. Caros amigos Pedro e Jorge, os autocolantes estão reservados
    para os dois, fiquem descansados.
    Zeca quanto à tua ideia, vou começar a tentar arranjar
    alguém disposto a patrocinar o evento.

    Um abraço

  13. Excelente ideia Zeca para 2010. E também vou ver o que consigo em termos de patrocínio, mas pelo menos o apoio pessoal que referes, da minha parte está garantido. Um abraço. Orlando

  14. Queridos amigos e amigas,
    Vamos fazer com que o sonho do Zeca seja a nossa realidade.
    Assim, todos a procurar patrocínios para esta FELIZ IDEIA.
    A título pessoal penso que nem deve ser preciso dizer que “ESTAMOS NESSA, NÉ PESSOAL“?.
    E já agora tentar aumentar o sonho de TRAZER 1, mas sim 2 ou 3.
    Let’s for it.
    1 grande abraço a todos os (as) Pards presentes e aos ausentes no Convívio TEXIANO 2009.

  15. Caros amigos,

    Foi um prazer muito grande rever alguns de vocês que, pelos anos que já nos conhecemos, tornaram-se irmãos e irmãs para mim, bem como conhecer novos texianos.

    Zeca, achei a idéia maravilhosa, até porque poderemos “saborear” um desenhista ou argumentista somente para nós. É difícil para mim conseguir patrocínios, mas a ajuda pessoal pode contar!!!

    Fernanda
    PS: E se pudermos votar, acho que já sabes os meus três prediletos, dos quais dois já conheço pessoalmente ;-)))

  16. Olà turma !,
    Uma pena nao ter estado com vocês nesta bela reunião como jà fui anos atràs…
    Meus parabéns à todos, e um beijinho particular à Nanda.
    Um grande abraço Texiano a todos.
    Da Itália,
    Gianni

  17. Lamento mesmo não ter estado presente! O que eu perdi, mas trabalhei nesse dia… porque teve mesmo que ser!

    Carlos, depois falamos sobre o tócolante!

    Quanto a 2010 a ideia é fantástica! Não tenho contactos na área dos “patrocínios” nem bebo café, mas posso pôr de parte os 24 Euros dos cafés!

    O Zé Carlos quer…
    Nós sonhamos e…
    O Grande Encontro de 2010 acontece!

    Saudações Texianas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.