Confraria Bonelli comemorou os 70 anos de Tex em Alegrete, Rio Grande do Sul

Por Miguel Costa


Após as comemorações dos 70 nos do TEX no Festival de Quadrinhos de Limeira (SP- Brasil) nos dias 29 e 30 de Setembro, na Sede da FAAL (Faculdade de Administração e Artes de Limeira e organizado pelo professor e coleccionador Renato Frigo), as comemorações seguiram de diligência para o Sul do Brasil, precisamente na cidade de Alegrete no estado do Rio Grande do Sul, evento que levou o nome de “Mostra em Quadrinhos dos Personagens Bonelli” promovido pelos Gestores da Confraria Bonelli, que teve o principal objectivo em homenagear o mais longínquo Ranger das histórias em quadrinhos, TEX WILLER. O Cartaz do evento  foi feito pelo colaborador e desenhador Anilton Freires, a quem vai aqui o nosso agradecimento.


 

A “Mostra em Quadrinhos”, foi realizada nos dias 13 e 14 de Outubro, nas dependências da Sede da Fecomércio SESC-RS e na oportunidade foi exposto um vasto acervo de títulos publicados pela Bonelli no Brasil, além das edições que ainda estão nas bancas, as edições que já encerraram e de suas diversas Editoras Vecchi, Globo, RGE, Record, Conrad, BLC e a actual Mythos Editora, Editora 85 e Editora Lorentz.


 

O Evento também expor outras edições em que TEX e seus Pards foram homenageados, o Pato Donald nº 2419, (essa edição traz a história “ Um Ranger em Ação” com o trio Bom Willer, Pato Carson e Pard Tigre), edição publicado pela Abril. A Turma do Zero Extra nº 06 da Globo, com a história A Carga Secreta, com o nome TEX Zero. Outra homenagem também foi feita ao Dylan Dog que saiu no Mickey nº 875, Dylan Mouse.


 

Essa Amostra também mostrou os dotes artísticos de alguns fãs Bonellianos que se aventuraram na produção de produtos únicos para suas colecções, como podemos ver abaixo, uma mini réplica da Diligência do Velho Oeste, (guarnecida pelo Kit Carson), um Rifle Kentucky (Ken Parker), feitos por Miguel Costa e as edições únicas do TEX, feitas pelo coleccionador Sr. Vigo. Era possível também encontrar póster, camisas, canecas personalizadas, botons, chaveiros, edições raras, livros lançados sobre Tex (G. G. Carsan, Adriano Rainho, João Marin e Gonçalo Jr.) álbum de figurinhas e demais produtos lançados no Brasil e  Itália como demonstração da variedade de produtos produzidos e coleccionáveis e, os últimos lançamentos em comemoração aos 70 Anos do TEX. Ao mesmo tempo da Mostra, estava rodando os filmes do Tex e do Zagor.


 

A grande expectativa dos brindes a serem sorteados aos participantes da “Mostra em Quadrinhos”, oferecidos por anónimos e em especial ao João do Tunel do Tempo, que nos brindou com produtos. O Jair Oliveira, foi um dos vencedores do Livro dos 100 Anos de Galep e, como é o seu aniversário, Águia da Noite (Adão) também foi sorteado.


 

A Confraria Bonelli, juntamente com a SBE e a Mythos Editora distribuiu brindes a todos os participantes como meio de divulgação do personagem incluindo marca-páginas e desenhos oficiais da SBE, no qual registamos o agradecimento.


A Confraria Bonelli, agradece a todos os participantes da “Mostra em Quadrinhos” que vieram de várias cidades do Rio Grande do Sul como São Borja, Santa Maria, Uruguaiana, Rosário do Sul, São Francisco de Assis, São Gabriel, Barra da Guarita, Gravatai e Seara de Santa Catarina para confraternizar os 70 Anos do TEX que tomaram o espaço do SESC proporcionando aos visitantes, aos novos e antigos leitores uma ampla visão do universo texiano onde puderam trocar informações que permitiram uma integração sadia e de leitura. Viva TEX!

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

3 Comentários

  1. Foi uma grande honra estar presente neste evento dos amigos e pards do Alegrete/RS, pude rever amigos e conhecer novos rangers, são estes eventos que ajudam a manter viva a chama dos quadrinhos de Tex. Obrigado ao espaço no Blogue, em especial ao José Carlos Francisco, por sempre apoiar nosso eventos.

  2. Pelas fotos foi uma belíssima exposição. Com muito material bacana e itens valiosos. Parabéns aos organizadores.

  3. Parabéns, aos confrades da Confraria Bonelli que organizaram esse grande encontro e aos que foram prestigiar!

    Belíssimo evento, linda exposição de itens texianos-bonellianos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.