Conferência vídeo: Tex – O homem, o herói, o mito…

Por José Carlos Francisco

No passado dia 15 deste mês de Julho, o programa brasileiro “Clube do filme“, da Rádio Cultura do Nordeste – Caruaru, município brasileiro do estado de Pernambuco, apresentou uma conferência sobre o Mundo de Tex – O Homem, o herói, o mito… conferência essa estrelada por Zenaldo Nunes, coleccionador e pesquisador de Tex Willer. A conferência, moderada por Edson Santos contou ainda com a participação de Edvaldo Santos, Rilke Marconi, Bento Gomes e Felipe Santos.

Conferência Tex com a participação de Edson Santos, Edvaldo Santos, Zenaldo Nunes, Felipe Santos e Rilke Marconi

Tratou-se de uma conferência, de pouco mais de 1 hora, muito rica sobre o mundo de Tex, onde foi abordada toda a trajectória do Ranger criado em 1948 por Gian Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini e onde Portugal e a Mostra Permanente de Tex no Museu do Vinho Bairrada também foi citada para mostrar a importância de Tex na Europa e no Mundo.Trata-se um vídeo imperdível que damos a conhecer hoje aos nossos leitores e que mostra todo o conhecimento e cultura de Zenaldo Nunes que fala de Tex das suas origens até aos dias de hoje, tanto a nível autoral, como editorial assim como a vida do próprio Ranger nas histórias de banda desenhada, desde o rancho dos seus pais, passando pela “conquista” de Dinamite, até conhecer Kit Carson e entrar nos Texas Rangers, assim como Tex se tornou o chefe dos Navajos, se casou com Lilyth e até o nascimento de Kit Willer, para além dos seus amigos e inimigos e de muito mais coisas que muitos fãs e coleccionadores de Tex provavelmente desconhecem, mostrando o enorme conhecimento deste coleccionador e pesquisador de Tex que inclusive se transveste do próprio Tex, tanto que os seus amigos o tratam por TexNaldo!

Zenaldo Nunes ao microfone da Rádio Cultura

A propósito do vídeo/palestra/conferência, Zenaldo Nunes confidenciou em exclusivo ao blogue do Tex que este acontecimento só lhe fez “aumentar o desejo de continuar divulgando e amando este personagem tão grandioso e fantástico, incluindo os seus pards e todo seu Universo nos quadradinhos, cinema, arte, literatura e toda e qualquer mídia existente. Dentro das minhas condições financeiras, tento adquirir as colecções e apresentá-lo (Tex), a todos que ainda não o conhecem. Sempre que posso, tenho arquivado artigos, desenhos, entrevistas e até os desenhos autografados publicados no blogue do Tex, onde me serviu magnificamente com conhecimento sobre Tex, usando-o nas duas palestras em que fui convidado, como palestrante. Informo-vos que no último sábado de Setembro, que coincidentemente é a data de aniversário do grande Tex Willer, estarei com outra palestra na Rádio Cultura, em Caruaru – Pernambuco – Brasil, com a página Colecionador de Cinema pelo Facebook ao vivo, com o Tema: Faroeste Americano x Faroeste Italiano: Contradições e Similaridades. Estarei inserindo Tex também: que é de origem de criação Italiana dentro dum universo geograficamente Americano, em sua grande maioria, onde faz parte do género faroeste (western).

Zenaldo Nunes

Esta paixão por Tex é tanta que ver o seu reconhecimento em Portugal fazem com que “as lágrimas molham meu rosto de muita emoção, lembrando saudosamente de meu amado pai, que foi cavalgar nas pradarias celestes no ano passado, sendo ELE que me apresentou ao mundo de Tex e do Faroeste em geral, e sabendo do meu amor e admiração pelo personagem; onde agora alguns amigos aqui da Comic Shop e do trabalho estão me chamando de TexNaldo e me incentivando a ser o Cosplay de Tex na região ou do Estado. Estou me sentindo realizado e homenageando o meu pai e a Tex.“.

Mas em breve vamos dar a conhecer melhor mais este grande fã, coleccionador e pesquisador de Tex, já que Zenaldo Nunes está a conceder uma extensa entrevista ao nosso blogue para que o possamos a presentar condignamente a todos os nossos leitores espalhados pelos quatro cantos do mundo, mas agora deixamo-vos com o vídeo da conferência: Tex – O homem, o herói, o mito…

5 Comentários

  1. Assisti duas vezes o vídeo ,agora conheço virtualmente mais um grande apaixonado pelo personagem Tex.

  2. … A Bolívia e a Colômbia também foram explorados na Saga Texiana!? Alem de US, da Argentina, o México, Canadá e Cuba.
    Parabéns pelo programa!
    É SEMPRE bom curtir algo sobre o Tex Willer.

    • Sim, pard Ivo. Tex já actuou (em casos extremos) na Colômbia, na Bolívia e até mesmo na Oceania 😉

  3. Caro amigo Texiano Zeca;
    É com grande emoção que vejo esta homenagem a Mim e aos meus Pards. Não consigo medir a felicidade e a honra de agora estar inserido neste tão e muito importante blog, onde tem sido minha principal fonte de pesquisa desde a sua criação. Além de uma divulgação sobre nosso amado TEX WILLER, para Mim foi também um “presente inestimável” e o que antes era um sonho; hoje está sendo uma realidade. Muito grato valoroso Pard; pelo reconhecimento, generosidade, benevolência e humildade. Sinto-me honrado e feliz. Vida longa a você, ao Blog, ao Clube Tex Portugal e a Tex Willer.
    Minha eterna gratidão.
    Grande abraço desde o Brasil.
    Suerte e Hasta la Vista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *