Claudio Villa explica a Nona Arte a leitores e entusiastas no decorrer de Nuvolosa (Festival de Banda Desenhada no Município de Biella)

Decorreu, em Itália, neste último domingo, 11 de Julho, o evento “Nuvolosa“, um Festival de Banda Desenhada realizado no Município de Biella que contou com a participação de Claudio Villa, consagrado desenhador do staff oficial de Tex e responsável pela realização das capas do Ranger após ter sucedido a Aurelio Gallepppini, em 1994.

Claudio Villa no evento ‘Nuvolosa’ com um desenho de Dylan Dog dedicado a um casal de fãs

Claudio Villa para além de estar à disposição dos fãs para os autógrafos da praxe, ofertou também diversos desenhos, feitos na hora, não somente de Tex, mas também de Dylan Dog, Batman e até do Demolidor, mas o destaque principal da sua presença foi para uma conversa com o público. «O encontro com os leitores é sempre um momento belíssimo, porque o nosso trabalho é solitário, mesmo que, enquanto desenhamos, aconteça de pensarmos nos leitores e nos perguntarmos se eles entenderão ou não o detalhe em que estamos trabalhando.». É Claudio Villa, desenhador de Tex Willer, a sintetizar o significado de eventos como «Nuvolosa», o evento dedicado à nona arte, que no domingo durante todo o dia no Palazzo Ferrero em Biella disponibilizou conferências, assim como workshops, desenhos ao vivo e sobretudo a oportunidade de conhecer os criadores das personagens que ganham vida no papel.   

Claudio Villa à conversa com o público

Dialogando com Fulvio Gatti, anfitrião dos encontros com os autores, Villa falou da relação entre os argumentistas e os desenhadores: «Com cada um é diferente, mas o fundamental é encontrar um ponto de equilíbrio, caso contrário o leitor percebe. Tito Faraci, com quem trabalhei nos super-heróis Marvel em Itália, foi um dos poucos que me perguntou o que eu gostava de desenhar. Também Alfredo Castelli, com quem desenhei uma história de Martin Mystere, tendo que representar uma luta contra sete ou oito rivais, apenas me disse que o protagonista devia derrotá-los a todos, dando-me total liberdade sobre como fazê-lo. Claudio Nizzi, por sua vez, detalhava-me tudo ao mais ínfimo pormenor, enquanto Gianluigi Bonelli, fazia pequenos esboços, aproveitando eficazmente a realização técnica». O trabalho dos desenhadores é de facto um trabalho de régie. A eles cabe a tarefa de dar movimento à história: «É necessário escolher os enquadramentos, fazer a prancha mover-se com alterações no ponto de vista da cena. Para ser eficaz, um desenhador deve-se surpreender em primeiro lugar a si mesmo. Só assim pode despertar emoções no coração do leitor».

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *