Civitelli conquista Moura

Tex nº 453A edição brasileira de Tex Willer, número 453, editada em Julho de 2007 pela Mythos Editora, contém nas suas contracapas, uma matéria intitulada “Civitelli conquista Moura“, onde o editor Dorival Vitor Lopes mostra, aos leitores do Brasil e também de Portugal, a presença de Fabio Civitelli no XVI Salão Internacional de Moura (Portugal), o “MouraBD2007“, salão que dedicou ao nosso inoxidável Ranger do Texas, uma mostra que apresentava ao público lusitano num exclusivo mundial 30 pranchas de 15 novos autores de Tex, uma mostra da colecção de José Carlos Francisco e obviamente como o título já dá a entender, a presença do consagrado desenhador italiano, Fabio Civitelli, que trouxe a Moura, uma exposição de pranchas Texianas da dupla aventura “Il presagio” (Tex italiano 475 e 476), mas também da mais recente história “La banda dei tre” (Tex italiano 554).

CIVITELLI CONQUISTA MOURA

Civitelli conquista MouraA cidade de Moura, na quentíssima e bela região do Alentejo (Portugal), não tem grandes castelos nem outras obras arquitetónicas antigas que a destaquem das demais cidades portuguesas. Mas ela possui algo que já a está tornando famosa; é sua mostra de banda desenhada (história em quadradinhos) que este ano completou 16 edições anuais.

Idealizada e coordenada por Carlos Rico, um apaixonado e estudioso dos quadradinhos, e sempre com o apoio da Câmara Municipal de Moura, Carlos consegue trazer sempre várias personalidades do mundo dos quadradinhos, e desta vez foi muito feliz em convidar – por sugestão de José Carlos Francisco, o representante da Mythos em Portugal – o desenhista de Tex Fabio Civitelli.

Civitelli conquista Moura - parte 1Fabio, aliás, cativou todos com a sua simpatia e simplicidade, nunca negando um autógrafo, um sorriso, uma foto ou um desenho às dezenas de ávidos texianos que o rodeavam durante as sessões de autógrafos. Uma verdadeira lição de profissionalismo, humildade e amor por seu fãs e por seu trabalho!

O Moura BD apresentou em primeira mão 30 pranchas de 15 novos desenhadores de Tex – outro grande trunfo do festival, que atraiu muita gente a Moura – e uma mostra da coleção particular de José Carlos Francisco, um dos maiores coleccionadores de Tex no mundo, e sobejamente conhecido de quem consulta seu blogue (www.texwillerblog.com).

Mas a estrela do evento foi mesmo Fabio Civitelli. Os visitantes não paravam de se perguntar como um desenhador de seu gabarito – considerado por boa parte da legião de texianos como o melhor de todos, ao lado de Claudio Villa – podia ser tão agradável e acessível.
Civitelli conquista Moura - parte 2Fabio tirou dezenas de fotos e fez muitíssimos desenhos de Tex com dedicatórias que sem dúvida passarão a ser o maior tesouro de todos os coleccionadores de Águia da Noite que os conseguiram. E o mais interessante é que Fabio realmente estava se divertindo tanto quanto seus fãs.
Não se cansava de agradecer a todos os portugueses pela acolhida que recebeu e ficou sensibilizado com o prémio Balanito de Honra que recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal de Moura, Dr. José Maria Prazeres Pós-de-Mina, na cerimónia de encerramento do evento. “Este é o primeiro prémio individual que recebo em minha carreira”, afirmou Civitelli, visivelmente emocionado.

Ao final dos quatro dias de permanência do maravilhoso artista em Moura, todos eram unânimes em afirmar que Sergio Bonelli não poderia ter enviado um embaixador melhor para representá-lo nessa mostra de quadradinhos, que é uma das três maiores de Portugal.

(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Mais uma verdadeira preciosidade, uma matéria na própria revista Tex da editora Mythos, que a todos enche de orgulho. Obrigado ao blogue português do Tex pela divulgação (penso que o blogue tem neste momento maior rapidez que as cotações da Bolsa!). Parabéns pela iniciativa e organização do MouraBD, onde tive o maior prazer em estar presente (e lá estou eu numa das fotos!!!) com a minha mulher, filha e os meus pais, que também adoraram. Um abraço. Orlando Santos Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *