Capas originais de Tex, expostas no Festival da BD da Amadora

60 anos de Tex no FIBDANa exposição dedicada aos 60 anos de Tex, integrada no 19º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – 2008, estão expostas pela primeira vez num país fora da Itália, capas originais de Tex e respectivas provas de cor, todas elas da autoria de Claudio Villa, o herdeiro de Galleppini, já que na sua longa vida editorial, Tex só teve dois desenhadores que tiveram a honra de realizar capas, precisamente o criador Aurelio Galleppini e Claudio Villa que lhe sucedeu após a mítica capa do número 400.

Através de originais, podemos descobrir como é que são produzidas as capas deste mítico personagem que acabou de completar 60 anos de vida, desde o formato, passando pelo desenho a preto e branco indo até à prova de cor realizada numa fotocópia do original, assim como ver que nem sempre a capa que chega aos quiosques é totalmente fiel ao original, como se pode ver por exemplo com a capa do Tex italiano 565…

Eis abaixo, do lado esquerdo o desenho original a tinta da china e ao seu lado, a prova de cor. Na imagem mais abaixo, vemos então a capa conforme foi publicada.

Desenho original a tinta da china e prova de cor

Esta e muitas outras curiosidades, podem ser apreciadas por quem visitar a exposição dedicada à célebre personagem da banda desenhada italiana, que se encontra aberta ao público, até ao dia 9 de Novembro e que contará com a presença dos desenhadores FABIO CIVITELLI e MARCO BIANCHINI, nos dias 7, 8 e 9 desse mesmo mês, para abrilhantar o evento. Para aguçar a curiosidade e o desejo de se deslocarem à Amadora, deixamo-vos com algumas das capas originais da série normal e da colecção histórica a cores, publicada pelo La Repubblica, que podem ser vistas no Festival:

Desenho original a tinta da china e prova de cor da capa de Tex 566

Desenho original a tinta da china de Tex 566Prova de cor da capa de Tex 566
.

Desenho original a tinta da china e prova de cor da capa de Tex 560

Desenho original a tinta da china de Tex 560Prova de cor da capa de Tex 560
.

Desenho original a tinta da china e prova de cor da capa de Tex a cores 37

Desenho original a tinta da china da capa de Tex a cores 37Prova de cor da capa de Tex a cores 37
.

Desenho original a tinta da china e prova de cor da capa de Tex a cores 38

Desenho original a tinta da china da capa de Tex a cores 38Prova de cor da capa de Tex a cores 38
.

Desenho original a tinta da china e prova de cor da capa de Tex a cores 30

Desenho original a tinta da china da capa de Tex a cores 30Prova de cor da capa de Tex a cores 30
.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Caríssimos, tenho por certo que se eu transitasse por entre os espaços do Louvre, Guggenheim ou Metropolitan Musuem a minha emoção não seria nada comparada àquele advinda pelo contato com essas belíssimas pranchas do Tex.

    Fred Macêdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.