Capa de Tex # 388: A Longa Caminhada

Para finalizar este ano de 2008, vamos falar hoje daquela que é considerada por muitos fãs e coleccionadores de Tex, como a mais bela capa de toda a longa saga do Ranger, capa que inclusive foi a vencedora do inquérito intitulado “A melhor capa brasileira de Tex” promovido pelo fórum TEXBR.

Falamos da capa de Tex nº 388, intitulada “A Longa Caminhada“!

A reprodução da capa feita pela Mythos Editora em relação à capa original italiana, em tons de cores ligeiramente mais fortes, é simplesmente sensacional e talvez por isso esta capa tenha encantado mais os fãs de língua portuguesa do que os pards italianos. Ei-la:

Capa de Tex # 388 - A Longa Caminhada

Mas até Claudio Villa, o autor desta magnífica ilustração, chegar a este resultado final, ela passou por uma série de etapas, sobretudo tendo a ver com a posição de Tex, como se pode ver através de algumas fotografias que apresentamos de seguida:

Capa de Tex # 388 - A Longa Caminhada - Esboço 1Capa de Tex # 388 - A Longa Caminhada - Esboço 2
.

Capa de Tex # 388 - A Longa Caminhada - Esboço 3Capa de Tex # 388 - A Longa Caminhada - Colorida
.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

6 Comentários

  1. Uma belissima capa. Tranquilamente entra na galeria das 10 melhores de toda a saga do ranger.
    Olhando os paineis apresentados acima, achei o desenho do segundo muito mais para José Ortiz do que para Claudio Villa. A figura esbelta do ranger a mim me lembra muito a do Ortiz.
    De qualquer modo o resultado final é fabuloso…

    Abraços
    Jesus Ferreira

  2. Avevo già visto questi studi in qualche Cartoomics. Molto belli i colori della copertina brasiliana, fanno percepire benissimo il calore infernale del deserto.

  3. Ficou sensacional esta apresentação da capa final e dos esboços com as diferentes alternativas (que eram igualmente muito boas, mas a escolhida é realmente a melhor). Um abraço. Orlando Santos Silva

  4. Boa ideia a de presentar os esboços da capa deste número (que em França nunca tivemos). Vemos evolucionar a imaginação do Claudio Villa, e certo, isso faz ver que é um grande maestro do desenho ! Perfeito !

  5. Essa capa realmente é belíssima; já tinha lido esse post numa época, mas vou ler de novo, pois esse tipo de post é muito interessante. Espero ver mais do mesmo tipo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.