BDjornal #21 – Finalmente na rua e com 5 páginas dedicadas ao TEX!

Capa do BDjornal #21Para conhecimento dos amantes da 9ª Arte e em especial para os fãs e coleccionadores de Tex Willer, informamos que  o BDj #21 está finalmente a ser enviado para as lojas e portanto já pode ser lido por quem deseje.

Uma vez mais, o nosso ranger, tem um amplo destaque nesta publicação (portuguesa) sobre banda desenhada, com periodicidade bimestral, com direcção de Jorge Machado-Dias e propriedade de Pedranocharco Publicações e cuja leitura o blogue do Tex, aconselha vivamente, já que nesta sua edição nº 21, que acabou de ser editada, Tex Willer tem à sua disposição 5 páginas, como pode ser constatado no Sumário que mostramos mais abaixo.

Tex na ArgentinaTambém nesta edição é informado oficialmente pelo editor, que o BDJornal passará a ter pelo menos uma página texiana em todas as edições seguintes, correspondendo assim aos desejos de centenas de fãs desta personagem bonelliana.

Por isso, prezado Amigo Texiano não deixe de comprar esta edição do BDJornal, uma vez que se pode considerar um verdadeiro item de coleccionador de Tex! Para o adquirir ou para proceder à assinatura, recomendamos o contacto via e-mail (bdjornal@gmail.com) com o editor Jorge Machado-Dias.

O BDjornal tem o formato de 275 x 205 mm e contém 72 páginas em impressão digital – capa em cartolina de 200 grs. plastificada brilhante e com papel do miolo de 115 grs. –  com tiragem limitada e distribuição centrada nas lojas da especialidade, apostando decididamente em reforçar o número dos assinantes.
O preço de capa é de € 6,00 e a assinatura por 1 ano (6 números) é de € 30,00. 

Eis o Press-release e algumas imagens:

Alameda BanhadaPara recuperar do atraso acumulado nestes três últimos números, só há uma solução: alterar as datas de saída. Daí que este BDj #21 tenha na capa a data Outubro – Dezembro, para que o próximo possa corresponder ao bimestre Janeiro – Fevereiro e assim acertarmos o passo.

O 18º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora 2007, marcou estes meses e esta edição do BDjornal é o reflexo disso mesmo: as entrevistas com Milo Manara, Lloyy e Rui Pimentel, as análises ao próprio Festival e a referência ao “Caso Tiotónio”, as fotografias do evento, etc… tudo isto mostra como se viveu o FIBDA deste ano, com a paixão de sempre e com o crescente interesse na exploração de pequenos fragmentos (há quem diga nichos) do mercado editorial, onde a banda desenhada não tem estado muito activa em Portugal. Referimo-nos às novidades apresentadas na Amadora pela Pedranocharco Publicações, com relativo sucesso, como o livro de Álvaro, Sexo, Mentiras e Fotocópias, que esteve em pré-publicação aqui no BDjornal desde o nº 13, o de Hugo Teixeira, Bang Bang (o primeiro livro em estilo mangá de um autor português) e o de Nuno Pereira de Sousa, Formas de Pensar a BD – Entrevistas do BDesenhada.com. Isto para além do próprio BDjornal #20 e da BDVoyeur #2, o que contabilizou cinco novidades editoriais.

HQ BrasilNesta edição, para lá do que já apontámos, de referir dois novos colaboradores, Pedro Bouça (que tratará dos comics num registo genérico) e de Edgar Indalécio Smaniotto, com o qual passamos a ter correspondência no Brasil. Por outro lado assegurámos a colaboração permanente de José Carlos Francisco, para termos pelo menos uma página texiana em todas as edições, correspondendo assim aos desejos de centenas de fãs daquela personagem bonelliana.

Zonas ténuesFalta-nos ainda alguém que trate o fenómeno mangá com grande conhecimento da matéria, para que o naipe de interesses na BD fique mais ou menos completo. Mas este será porventura o mais difícil de encontrar, embora estejamos a fazer contactos nesse sentido.

Devido a compromissos profissionais de Filipe Pina, não foi possível apresentar o início do 4º capítulo de BRK, contando que na próxima edição se consiga publicar as 18 pranchas que faltam para completar a história.

Por outro lado chega ao fim mais um capítulo de Monótonos Monólogos de um Vagabundo, de Hugo Teixeira, fazendo de seguida uma pausa nesta história enquanto o autor se concentra na produção do 2º volume de Bang Bang.

Amadora 2007Iniciaremos no BDj #22 o Projecto Wonderland, e por isso fazemos nesta edição a apresentação da série, com uma entrevista aos autores e a ilustração da capa deste BDj #21, de Henrique Valadas, Daniel Henriques, Rui Moura e André Beja (Split Up Studios). Lembremos que foi publicado no BDj #20 o capítulo piloto, com o título Zombie Mall. Trata-se de uma série de histórias, concebida como se fosse uma série de TV e que vai certamente provocar alguns arrepios aos tele… perdão, aos leitores.

Aproveitamos também para divulgar um projecto que anda em gestação e em negociações há uns tempos: o Núcleo de Leitores de Banda Desenhada, constituído pelos Assinantes do BDjornal de modo a proporcionar-lhes – e só a eles – descontos de 25% na aquisição de livros de BD dos catálogos de todos os editores portugueses da área. Como a esta altura ainda não está completamente definida a base do projecto, chamamos a vossa atenção para o desdobrável que irá acompanhar esta edição do BDj.

E como este será o último BDjornal do ano, Boas Festas e Boas Entradas em 2008, é o que desejamos a todos os leitores.

SUMÁRIO

Entrevista com Milo Manara4. ENTREVISTA COM MILO MANARA, João Miguel Lameiras
8. ENTREVISTA COM LLOYY, Osvaldo Macedo de Sousa
10.ENTREVISTA COM RUY PIMENTEL, Osvaldo Macedo de Sousa
12.O 18º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BD DA AMADORA 2007, J. Machado-Dias
15.O CASO TIOTÓNIO, J. Machado-Dias
17.CONCURSO DE COSPLAY NO FIBDA 2007, Clara Botelho
18.RENÉ GOSCINNY, 30 ANOS DEPOIS, Pedro Cleto
20.DICIONÁRIO UNIVERSAL DA BANDA DESENHADA, Leonardo De Sá
22.VALORES SELADOS – O PEQUENO E MONSTRUOSO MUNDO DE EDWARD GOREY – 1, Nuno Franco
23.EXPRESSO TRANS-IBERIANO, José Carlos Fernandes
24.BD – RACISMO, Rodrigo de Matos
28.AS FOTOS DO 18º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BD DA AMADORA 2007
30.OUTONO 2007 EM SALÕES E FESTIVAIS, Clara Botelho
32.BD – PRÉMIOS FIBDA 2007 – TRATADO DE UMBROGRAFIA – 2 PRANCHAS, José Carlos Fernandes (arg) e Luís Henriques (des)
34.BD – ZONAS TÉNUES, Daniel Maia (arg) e Estefano Gomes (des)
38.BD – ALAMEDA BANHADA, Pedro Leitão
42.WONDERLAND – O PROJECTO, J. Machado-Dias
44.MONÓTONOS MONÓLOGOS…, Hugo Teixeira
49.COLECCIONISMO & BD, Pedro Cleto
50.CRITICAS, Pedro Cleto
52.A PROPÓSITO DE STARDUST, João Miguel Lameiras
53.A TRÁGICA COMÉDIA OU CÓMICA TRAGÉDIA DE MR. PUNCH, Pedro Vieira de Moura
55.HELPFUL SOLUTIONS – RETROSPECTIVA DE HEAT ROBINSON EM LONDRES, Sara Figueiredo Costa
56.BREVES – O MERCADO CRESCE EM FRANÇA e ANGOULÊME EM MUTAÇÃO, Clara Botelho
59.TEX NA ARGENTINA: ASCENSÃO E QUEDA DO RANGER ITALIANO, José Carlos Francisco
60.ENTREVISTA COM ERNESTO GARCIA SEIJAS, Jesus Nabor Ferreira e José Carlos Francisco
62.ENTREVISTA COM MIGUEL ANGEL REPETTO, Jesus Nabor Ferreira e José Carlos Francisco

Chesterquest64.CHESTERQUEST NO FÓRUM FANTÁSTICO, J. Machado-Dias
65.A EVOLUÇÃO DOS COMICS DE SUPER-HERÓIS E OS MEGACROSSOVERS, Pedro Bouça
66.HQBRASIL: DA GUERRILHA “GRAPHIQ” AOS QUADRINHOS FILOSÓFICOS, Edgar Indalécio Smaniotto
67.MIRACLEMAN – O MITO ARIANO DE ALAN MOORE, Edgar Indalécio Smaniotto
68.BREVES, Clara Botelho
72.OS PRÉMIOS HARVEY 2007, Clara Botelho

COLABORAÇÕES: Clara Botelho, Sara Figueiredo Costa, João Miguel Lameiras, Pedro Cleto, Pedro Bouça, Pedro Vieira Moura, José Carlos Francisco, José Carlos Fernandes, Nuno Franco, Edgar Indalécio Smaniotto, Jesus Nabor Ferreira, Osvaldo Macedo de Sousa, Leonardo De Sá, Geraldes Lino.

BANDAS DESENHADAS E ILUSTRAÇÕES: José Carlos Fernandes, Daniel Maia, Pedro Leitão, Rodrigo de Matos, Hugo Teixeira, Estefano Gomes, Henrique Valadas, Daniel Henriques, Rui Moura, André Beja, Luís Henriques, Ruy Pimentel, Lloy, Milo Manara.

FOTOGRAFIAS: Dâmaso Afonso, J. Machado-Dias, Luís Graça, Lloyy, Miguel Ferreira.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *