As Leituras do Pedro: Tex #481 – Marcas do Passado

As Leituras do Pedro*

Tex #481 – Marcas do passado
Mauro Boselli
(argumento)
Alessandro Piccinelli
(desenho)
Mythos Editora
(Brasil, Novembro de 2009)
135 x 178 mm, pb, 114 p., pb, brochado, mensal
R$ 5,90 / 2,90 €

Resumo
Após simular um assalto a um banco, Tex consegue juntar-se ao bando de assassinos de Nacho Gutierrez, para descobrir o que faz nele o seu velho amigo Montales.

Um terrível segredo vindo do passado ameaça no entanto colocar-se entre os dois homens.

Desenvolvimento
Actualmente nas bancas portuguesas, este é o primeiro tomo de um díptico que leva Tex de novo ao México e a reencontrar o seu amigo Montales.

O traço de Piccinelli, cumpre bem o seu propósito, demonstrando um bom domínio de uma técnica contrastada de brancos e negros e grande à vontade quer no retratar dos extensos cenários desérticos, quer no tratamento da figura humana, bem proporcionada e de rostos expressivos.


Quanto a Boselli, apresenta um western bem escrito, que foge a uma estrutura clássica pois vai avançando ao ritmo dos diversos flashbacks que vão complementando a trama principal e vão fornecendo ao leitor os elementos necessários para perceber as motivações dos vários intervenientes.


Isto, sem nunca levantar completamente o véu que encobre o passado nem mostrar claramente para onde se dirige a narrativa no tempo actual. Daí resulta uma trama bem urdida, com um elevado grau de suspense, onde as diversas tensões latentes se vão adensando e prendendo o leitor que, no final deste tomo, após alguns relatos inquietantes e uma aparição fantasmagórica fica sem saber do destino de Tex e Montales, acabados de cair numa impetuosa corrente subterrânea, pois a história – evocando uma situação recorrente que acompanhou o crescimento de muitos de nós, protelando para a semana, o mês, o número seguintes a continuação da leitura – só conclui no Tex #482 – Os sinos de São Rafael.

*Pedro Cleto, Porto, Portugal, 1964; engenheiro químico de formação, leitor, crítico, divulgador (também no Jornal de Notícias), coleccionador (de figuras) de BD por vocação e também autor do blogue As Leituras do Pedro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *