As Leituras do Pedro*
Le Storie #1: Il Boia di Parigi
Paola Barbato (argumento)
Giampieri Casertano (desenho)
Sergio Bonelli Editore
Itália, Outubro de 2012
160 x 210 mm, 94 p., pb, capa mole
ISBN: 977228100800620001
4,50 €
Um homem trabalhador
Durante anos, habituei-me a ver as produções da Sergio Bonelli Editore como histórias de heróis, unidimensionais e infalíveis. Tex, à cabeça, Zagor, Mister No, Nick Raider… encaixavam bem naquele paradigma e, se havia algumas excepções – Martin Mystère e a sua base histórico-científica era a principal – estavam longe de ser regra.
Depois, estas últimas começaram a aumentar: o humanismo de Ken Parker, a insegurança de Julia, o misticismo de Mágico Vento, aproximavam (em doses desiguais) estes heróis do ser humano.
E, depois, a Bonelli despojou-se de heróis para atingir o seu melhor na multifacetada colecção Le Storie que abriu com esta história de um homem trabalhador.
Um homem já maduro, hábil no seu ofício, daqueles capazes de assumir até ao fim as suas responsabilidades para satisfazer a exigência de quem manda, de quem paga, indiferente às mudanças das chefias desde que o deixem exercer as suas funções.
Um perfeccionista, amante da ordem e do método, defensor de levar uma tarefa do princípio ao fim, sem interferências, sem ajudas, sem desvios, certo de que só assim será capaz de dar o seu melhor.
Um ser humano dedicado, assombrado por erros e desvios, desiludido quando o seu mister é posto em causa ou subvertido, satisfeito quando leva a bom termo aquilo de que o encarregaram.
Esse homem, que viveu em França no final do século XVIII, era o carrasco de Paris e esta é a sua história.
Uma história – a História ficcionada – que descobri graças à campanha #iorestoacasa durante a qual a Sergio Bonelli Editore disponibilizou há pouco mais de uma dúzia de primeiros números das suas colecções para leitura digital gratuita.
*Pedro Cleto, Porto, Portugal, 1964; engenheiro químico de formação, leitor, crítico, divulgador (também no Jornal de Notícias), coleccionador (de figuras) de BD por vocação e também autor do blogue As Leituras do Pedro
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)