As Leituras do Pedro: Ken Parker #15 – ‘Parker e… Julia’

As Leituras do Pedro*

Ken Parker #15
Inclui Ken Parker #29 e #30 (Itália, 1980)

El magnífico pistolero
Giancarlo Berardi e Alfredo Castelli (argumento)

Giovanni Cianti (desenho)

Hogar, dulce hogar
Giancarlo Berardi (argumento)

Ivo Milazzo (desenho)

ECC Comics
Espanha, Outubro de 2018
140 x 210 mm, 200 p., pb, capa fina com badanas
ISBN: 978-84-17549-47-3
9,90 €

Não tendo nada em comum para lá do argumentista – e que argumentista! – este díptico fez-me lembrar as histórias de Júlia, não pelas tramas em si ,mas pela forma como elas estão construídas – e pela forte carga humana de ambas.

Na primeira narrativa, El magnífico pistolero, um encontro casual revela uma verdade escondida e um encontro com uma lenda do Oeste – enquanto evoca a inevitável decadência humana e que até os mitos têm o seu fim.

No segundo, Hogar, dulce hogar, os encontros são mais banais. A história parece correr lentamente, com várias linhas a convergir para um mesmo ponto, mas sem que durante boa parte do relato nos apercebamos muito bem do que se passa e de qual a finalidade do que decorre perante os nossos olhos. Na verdade, parece que tudo gira em torno do encontro entre Ken Parker e um velho amigo de infância e, mais tarde, do reencontro de ambos com a mulher que amaram. As diferentes formas de ser, a inconstância de uns, a disponibilidade de outros, vai transformar uma história que podia ser simples e romântica, numa tragédia em vários capítulos que terminará de forma brutal.

Relembro que é aqui que se encerra o longo ciclo do regresso de Ken à casa onde nasceu e ao reencontro com os pais, reencontro breve com pouco dito e muito por dizer, mas que o destino, o acaso ou, no caso, o exército, decidiram abreviar, reenviando o protagonista a calcorrear outras paragens.

* Pedro Cleto, Porto, Portugal, 1964; engenheiro químico de formação, leitor, crítico, divulgador (também no Jornal de Notícias), coleccionador (de figuras) de BD por vocação e também autor do blogue As Leituras do Pedro 

(capa disponibilizada pela ECC Comics; clicar nela para a aproveitar em toda a sua extensão)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *