As Leituras do Pedro – Tex Gigante #29 – A Horda do Crepúsculo

As Leituras do Pedro*

Tex Gigante #29A Horda do Crepúsculo
Pasquale Ruju (argumento)
Corrado Roi (desenho)
Mythos Editora (Brasil, Outubro de 2014)
185 x 275 mm, 242 p., pb, brochado
R$ 21,90 / 11,00 €

Actualmente distribuído em Portugal, graças a uma daquelas surpresas que a distribuidora VASP recorrentemente tem feito aos leitores das edições da Mythos, este Tex Gigante tem como desenhador convidado o italiano Corrado Roi, com um longo percurso aos quadradinhos ligado especialmente a relatos fantásticos e de terror.

É essa a razão porque o argumentista Pasquale Ruju, construiu uma trama em que imperam o mistério e o suspense, sem que isso ponha em causa o que é expectável numa história do ranger.

Em A Horda do Crepúsculo uma série de assaltos e massacres perpetrados por um bando liderado por uma personagem misteriosa chamada Vladar, de ar sombrio e estatura imponente, leva Tex Willer e Kit Carson até ao Arizona. Aí, encontrarão Constantin Florian, um príncipe búlgaro exilado, e a sua bela sobrinha. A ligação intuída (também pelos leitores) entre Florian e Vladar e a descoberta do laço que une os dois, são a base de uma história misteriosa, sob tensão constante, em que ambição, honra, vingança e duas histórias de amor se irão cruzar, embora nem sempre da forma esperada.

Corrado Roi, com um argumento à medida do seu traço, consegue brilhar ao nível das expressões – em especial dos olhos – e resolve bastante bem aspectos ‘técnicos’, como o desenho de cavalos ou carroças, que normalmente complicam a vida aos desenhadores exteriores ao western, mas no que diz respeito a espaços abertos ou cenas panorâmicas, o seu traço surge menos desenvolto, demasiado despido e por vezes mesmo algo rígido.

*Pedro Cleto, Porto, Portugal, 1964; engenheiro químico de formação, leitor, crítico, divulgador (também no Jornal de Notícias), coleccionador (de figuras) de BD por vocação e também autor do blogue As Leituras do Pedro.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *