As Leituras do Pedro – Tex Edição Histórica #89: Fantasmas no deserto

As Leituras do Pedro*

Tex Edição Histórica #89
Fantasmas no deserto
Gianluigi Bonelli (argumento)
Erio Nicolò (desenho)
Mythos Editora
Brasil, Junho de 2014
135 x 175 mm, 250 p., pb, brochado
R$ 21,90 / 11,00 €

Se fosse outra a norma vigente aqui no Tex Willer Blog, o blogue português do Tex, possivelmente teria titulado este texto Tex contra a ameaça islâmica.

Algo excessivo, reconheço, mas também um bom chamariz num momento em que os ecos do atentado à revista satírica francesa Charlie Hebdo ainda se fazem ouvir na comunicação social.

Não se trata de nenhuma edição apócrifa, pastiche ou homenagem que coloque Tex em perseguição dos autores dos recentes atentados – ou de outros – embora acredite que muitos gostariam de os ver tratados da forma musculada como Willer enfrenta os facínoras.


Esta história tem por base um facto histórico: a tentativa de introduzir no exército norte-americano camelos treinados por tuaregues, projecto entretanto abandonando que deixou muitos dos animais e treinadores à sua sorte.

Partindo daí, esta narrativa, imaginada pelo filho Sergio e escrita pelo pai Gianluigi, ambos Bonelli, leva Tex a enfrentar, em pleno deserto californiano, árabes que têm por objectivo converter o país à fé islâmica.


Se esta é uma história que foge à norma no ranger, no seu conceito base, reconheço que depois da novidade inicial, na narrativa e em alguns dos seus desenvolvimentos – que quase se limitam a tiroteios e perseguições, sem que haja um fio condutor muito elaborado e a que é aposto um final desajustadamente pacífico… – impera a linha temática habitual nas histórias do ranger.

E, se a ‘dupla’ Bonelli tivesse substituído os muçulmanos por índios, salteadores (ou vikings como também já aconteceu em Tex!) o resultado final, com pequenas mudanças no enredo, seria praticamente o mesmo.


Fica, de qualquer forma, esta nota a título de curiosidade, pela coincidência desta edição se encontrar neste momento distribuída no nosso país.

*Pedro Cleto, Porto, Portugal, 1964; engenheiro químico de formação, leitor, crítico, divulgador (também no Jornal de Notícias), coleccionador (de figuras) de BD por vocação e também autor do blogue As Leituras do Pedro.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *