As CINCO CAPAS de “O segredo do juiz Bean”, história de Tex escrita por Mauro Boselli e desenhada por Pasquale Frisenda

Por José Carlos Francisco

Segundo rezam as crónicas, Roy Bean foi um excêntrico jurista norte-americano que se auto-proclamou de juiz. Personagem de filmes e de literatura, foi também fonte de inspiração para G.L. Bonelli que acabou por cruzar Roy Bean com Tex e Carson na aventura “La Legge do Roy Bean” desenhada por Letteri e publicada nos números 117 – 120 da colecção italiana. Robusto, barbudo e irrequieto, Roy Bean reapareceu no caminho dos Rangers numa nova aventura, agora assinada por Boselli, e que marcou o regresso de Pasquale Frisenda, desta vez na série regular, depois da sua estreia na magnífica aventura “Patagónia”, sobejamente elogiada por leitores e críticos.

Capa de Tex italiano nº 636, da autoria de Claudio Villa

Nesta aventura do juiz Bean desenhada por Frisenda, Tex e Carson estão no encalço de Lonnie Moon, um foragido que se aliou ao mexicano Pablo Morientes, com o intuito de se apoderar de vinte mil dólares, dinheiro roubado pelo irmão de Lonnie durante um assalto ocorrido anos atrás, tendo nessa altura sido acusado e condenado pelo juiz Bean. Acreditando que foi o próprio juiz que ficou com o dinheiro, Lonnie Moon fará tudo para obrigar Roy Bean a revelar a verdade, não hesitando em tentar matar Lily Langtry, uma actriz inglesa de visita ao Oeste americano e que é adorada e amada pelo juiz.

Capa da edição portuguesa, da autoria de Pasquale Frisenda

Mas o que nos leva hoje a falar desta história, é a particularidade da mesma ter originado CINCO CAPAS DIFERENTES: duas da autoria de Claudio Villa, capas essas usadas nos números 635 e 636 da série principal italiana de Tex, em 2013 e três do próprio Pasquale Frisenda. Dessas três, a grande particularidade de duas elas terem sido realizadas propositadamente para a edição portuguesa com o selo da Polvo Editora em 2016, já que o editor Rui Brito brindou os texianos portugueses com duas capas exclusivas.

Capa variante da edição portuguesa, da autoria de Pasquale Frisenda

A terceira capa de Pasquale Frisenda para esta aventura do juiz Bean, foi feita este ano a pedido da Sergio Bonelli Editore, para uma publicação de luxo que será lançada durante o próximo mês de Outubro no mercado livreiro italiano, mas que também poderá ser adquirida no próprio site Internet da editora milanesa!

Capa da edição italiana para livrarias, da autoria de Pasquale Frisenda

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

5 Comentários

  1. História fantástica! Adoro essa coisa de revisitações, adoro saber como os personagens, aqueles históricos, que marcaram de alguma forma a saga Texiana, estão. O Boselli é bom nisso e ele não revisita apenas os medalhões, o que para mim é maravilhoso. Esse cartonado colorido só não será melhor porque não foi o próprio Frisenda que o coloriu 🙂

    Sílvio Introvabili

  2. Gosto muito dos “cartonati a colori” mas este não compro. Não gosto dos desenhos e a história não é nada de especial.

  3. Olá! Essa história sairá pela Panini este ano, além de outro belo encadernado. Vocês sabem se é preto e branco? E ela publica histórias clássicas?
    Tenho muita vontade de colecionar TEX, mas sou fissurado em coleções desde nº 1 e isso é impossível aqui, hoje. Essa coleção deluxe da Panini pode ser um start para mim, mas gosto em P&B, TEX colorido me incomoda.
    Um abraço e parabéns pelo blog magistral!

    • Prezado pard Allan Creed,
      Antes de mais nada, muito obrigado pelos seus parabéns e pelas palavras elogiosas em relação ao blogue do Tex. São um estímulo grande para fazer ainda mais e melhor em prol do Tex.
      Quanto às histórias publicadas na novíssima colecção da Panini, serão sempre a cores.
      Tratam-se de histórias seleccionadas entre as melhores aventuras de Tex publicadas na série principal do Ranger.
      Mas se você gosta de Tex a preto e branco e quer começar desde o número 1, há algumas colecções de Tex que são ainda relativamente recentes e pode conseguir todos os exemplares com relativa facilidade, como por exemplo a colecção Maxi Tex…

      • Muito obrigado pela resposta muito ágil e objetiva.
        Continue com o ótimo trabalho, meu caro ranger!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *