Apresentação ALESSANDRO BOCCI: Desenhador presente em Anadia nos dias 28 e 29 de Abril integrado na 5ª Mostra do Clube Tex Portugal

Por Mário João Marques

Alessandro Bocci estará em Anadia nos dias 28 e 29 de Abril para deleite dos fãs de Tex

Nascido em Siena em 1965, Alessandro Bocci cresceu com as histórias aos quadradinhos, pois desde tenra idade sempre teve um livro de banda desenhada (BD) nas mãos. Diplomado em agrimensura, a sua primeira actividade foi como decorador de lojas, mas nunca deixou de desenhar nos seus tempos livres.

Quis o destino que, durante o Festival de Lucca de 1994 e, enquanto descansava num sofá, tenham-se sentado ao seu lado dois jovens que falavam de BD como verdadeiros entendidos. Bocci mostrou-lhes os seus desenhos de Nathan Never que foram do agrado dos jovens, na verdade Ade Capone e Stefano Vietti. Foi a entrada de Bocci no mundo mágico dos fumetti, uma vez que no mesmo ano vai começar a trabalhar para a editora Star Comics, desenhando Lazarus Ledd, tornando-se mais tarde também capista.

Em 1997 a revista Fumo di China elegeu-o como o “melhor desenhador jovem italiano”. No mesmo ano realizou para a Marvel uma história da série Conan, O Conquistador. Para a editora Liberty desenhou várias capas para séries de Ade Capone, como Erinni, Il Potere e la Gloria e Kore One, até entrar em 2001 para a Sergio Bonelli Editore onde vai trabalhar com Mauro Boselli em Dampyr, estreando-se com a aventura Il Mare della Morte, que lhe permitirá obter em 2003 o prémio Cartoomics-If como promessa da BD italiana.

Ainda em 2001, vence o prémio Inca para o melhor capista, com a capa da história de Lazarus Ledd  Il Cavaliere di San  Giorgio. Para o mercado francês já trabalhou nas séries Fontainebleau (Soleil, 2008), Prométhé (Soleil, 2010) e Fawcett (Glénat, 2012).

Desenhar Tex sempre foi para Bocci um sonho,  um contributo para a lenda, tendo lançado um pedido a Mauro Boselli para fazer um teste, através de uma entrevista concedida ao blogue português de Tex. A verdade é que, pouco depois, Bocci acaba por ser convidado a desenhar para o ranger, estreando-se em 2016 no Tex Magazine com Maria Pilar, com argumento de Mauro Boselli e, no mesmo ano, uma curta aventura a cores escrita por Jacobo Rauch Il Mescalero senza Volto.

Duas aventuras que permitiram a Bocci desenvolver o seu estilo realista e expressivo, quase fotográfico, com particular reverência aos detalhes, conseguindo, assim, apresentar ao leitor pranchas de grande beleza e eficácia.

Alessandro Bocci (com a revista do Clube Tex Portugal) estará presente na 5ª Mostra do Clube Tex Portugal onde fará alguns desenhos para gáudio do público

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *