Aniversário, sempre com Tex presente

Por José Carlos Francisco

Feliz aniversário para José Carlos Francisco, por Catherine Labey e Jorge Magalhães

Mais um aniversário e mais uma vez Tex esteve presente, pois o meu irmão Sérgio Francisco (um irmão que Tex me ajudou a encontrar depois de mais de 40 anos, mas isso é uma história para outra altura), resolveu oferecer-me um presente bem Texiano e que fizesse jus à minha paixão pelo Ranger criado em 1948 por G. L. Bonelli e realizado graficamente por Aurelio Galleppini… é que este ano para comemorar os meus 47 anos (feitos hoje, sábado, dia 13 de Dezembro) de existência em vez do habitual bolo TEXiano que a minha esposa e filhas costumam oferecer-me, foi o meu irmão que resolveu surpreender-me com um presente TEXiano para comprovar uma vez mais que apesar de Tex fazer parte integrante da minha vida, toda a minha família não tem ciúmes desta paixão pelo Ranger e até incentiva para o facto de Tex estar sempre presente nos momentos mais especiais e deste modo o meu irmão também aproveitou este dia tão especial (para mim),  para homenagear o Ranger que tem como lema a lei, justiça, humanidade e amizade e que assume, simultaneamente, o papel de justiceiro, investigador e até de chefe índio, sob o nome de Águia da Noite e que convive comigo há mais de 30 anos e que também me ajudou a ser a pessoa que sou, moldando-me, isto porque Tex é para mim um irmão mais velho e um verdadeiro Amigo de todas as horas, estando sempre presente em todos os momentos.

Presente de Giancarlo Malagutti para o seu pard português

Uma paixão resultante de um amor à primeira vista, uma vez que fiquei cativado pela personagem assim que li a sua primeira história, quando, em 1980, os meus avós foram morar para Vila Nogueira de Azeitão e durante as limpezas no sótão da habitação descobri uma velha caixa com dezenas de livros de banda desenhada no seu interior, entre elas o Tex 94, “Pacto de Sangue”, uma aventura completa e que apresentava o casamento de Tex.

Cartão da prima Isabel Serejo com o Tex presente

Essa paixão continua até hoje, como facilmente podem constatar, tanto que Tex não me proporciona apenas horas de leitura apaixonada mas porque através dele, são inúmeros os Amigos que tenho feito ao longo dos anos em vários países do mundo e isto leva-me à feliz conclusão de que, afinal, vale a pena dedicar-nos a algo que gostamos e que nos dá prazer, para mais quando isso nos permite concretizar muitas e boas amizades e passar momentos de inesquecível envolvimento, como provam os grandes Amigos Jorge Magalhães e sua esposa Catherine Labey e o grande Mestre italiano Giancarlo Malagutti que me presentearam com dois magníficos e especiais cartões texianos de aniversário, como também se pode constatar a ilustrar este meu texto, onde também a minha querida prima Isabel Serejo me homenageou colocando um livro de Tex na bela montagem realizada por ela para o meu aniversário.

Sérgio Francisco e as suas criações texianas em chocopan

Mas voltando ao presente de aniversário, que acabou ficando uma verdadeira obra de arte e ainda por cima, comestível, o meu irmão Sérgio Francisco, proprietário da Pastelaria “Volta de Mar”, na Nazaré (ao longo do século XX, a Nazaré evoluiu progressivamente de uma vila piscatória para uma vila dedicada ao turismo, tendo sido um dos primeiros pontos de interesse turístico internacional em Portugal. A indústria do turismo é hoje um dos principais empregadoras da vila e é hoje impossível falar da Nazaré sem referir o recorde mundial da maior onda já surfada, de 30 metros, estabelecido por Garrett McNamara, na Praia do Norte, em Janeiro de 2013), resolveu brindar-me com um Tex confeccionado em… chocopan, uma pasta feita à base de chocolate para cobertura e decoração de bolos!!!!

Jack Tigre e Tex em… chocopan

Um Tex comestível, muito doce e único, como se pode ver nas fotografias que ilustram este meu texto, mas para além de Tex, o meu mano também fez um Jack Tigre em chocopan. A forte amizade entre Tex e Jack Tigre começou quando o Ranger foi adoptado pela tribo navajo ao contrair matrimónio com a bela Lilyth e neste caso o Tex e o Jack Tigre, feitos em chocopan pelo meu mano pasteleiro representam a amizade eterna entre nós os dois porque o que Tex uniu ninguém jamais voltará a desunir!

Sérgio Francisco, José Carlos Francisco e os presentes TEXianos do pasteleiro Sérgio

Para finalizar, por muito que gostasse de ter estas preciosidades na minha biblioTEX, elas são perecíveis pelo que dilectos pards, são servidos? Bom apetite!

Um delicioso Tex em chocopan

(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

16 Comentários

  1. Parabéns Zé Carlos! Que venham muitos mais carregados de felicidade junto dos que mais amas.

    É uma pena comer Tex e o seu fiel Pard Jack. Está uma obra de arte perfeitíssima! Parabéns ao criador!

    Venham muitos mais.
    Abraço!

  2. Caro Mio Zeca… que dizer?
    Mais Uma vez Parabéns pelo teu Niver. EU bem conheço esta tua paixão que divido desde 1949 contigo.
    Um grande abraço do teu amigo Gianni

  3. Muitos parabéns, muitas felicidades e muitos anos de vida com muita saúde, muitas aventuras de Tex e muitos convívios texianos.

  4. Meu caro amigo Zeca, parabens pelo seu aniversário, que Deus te dê muita saude e paz, Zeca o pard gente fina!

  5. Parabéns José Carlos (bem atrasados), muitas felicidades, muita saúde e muitas leituras.
    Fico muito feliz por ti, amigo, por teres passado o aniversário com o teu irmão (que é um verdadeiro artista), juntamente com a tua família.
    Até ontem o Porto te ofereceu uma oferta atrasada, mas merecida em ambos os sentidos (risos).
    Um grande abraço do teu amigo,
    Marco Avelar

  6. Como mais vale tarde que nunca, cá vão os meus PARABÉNS um bocadinho atrasados! 😉 Beijinhos

  7. Caro pard ZeCa,

    Muitos parabéns e desjo que contes muitos e bons anos, com aqueles que mais estimas (família, amigos, texianos… e agora também um irmão)! Desculpa-me o atraso, mas o que conta é a amizade e o desejo de que estejas feliz junto daqueles que mais amas.

    Um Grande Abraço.

  8. Quero agradecer profundamente a todos o(a)s pards e Amigo(a)s, os inúmeros parabéns e votos assim como todas as palavras carinhosamente dirigidas a mim a propósito de mais este aniversário. Gostaria de agradecer individualmente, respondendo a cada um mas isso tornaria o post ainda mais extenso (embora ver tantos e tantos comentários seja um prazer imenso) para além de poder torná-lo desagradável e repetitivo, por isso num único comentário agradeço a todos e mais uma vez confirmo que TEX DEU-ME OS MELHORES AMIGOS DO MUNDO!

  9. Bom dia! Como sempre esqueci-me… Muitos parabéns, tudo de bom e uma longa vida! Muita saúde!

    P.S: Bom Natal!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *