A OUTRA versão de “Patagónia” com o selo da Polvo

Exemplares de Patagónia à venda na loja FNAC do Fórum de Coimbra

Patagónia, uma das mais emblemáticas aventuras de Tex, escrita por Mauro Boselli e superiormente ilustrada por Pasquale Frisenda, foi recentemente editada em Portugal pela editora Polvo. O seu lançamento ocorreu no passado dia 9 de Maio, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, na cidade de Anadia, integrado na 2ª Mostra do Clube Tex Portugal e contou com a participação de Pasquale Frisenda.

Exemplar de Patagónia à venda na Bertrand

Nesta singular aventura, escrita de forma apaixonada por Mauro Boselli e esplendidamente desenhada por Pasquale Frisenda, Tex e o seu filho Kit Willer viajam até à Patagónia, nos confins da Argentina, ao pampa, para participarem numa missão que é, ao mesmo tempo, de resgate de prisioneiros e punitiva, na sequência de sanguinários ataques por parte dos índios. Trata-se de uma movimentada história, cheia de acção, que aborda com singular realismo o genocídio das tribos índias e onde assistimos à luta de um povo pela sua sobrevivência, à custa de muita tenacidade, determinação, heroísmo, vontade de liberdade, sacrifício, sangue e mortos.

José Carlos Francisco e os exemplares de Patagónia na loja FNAC

Mas voltando à edição portuguesa em si, trata-se de um grosso volume com mais de 220 páginas, impressas em papel de boa gramagem, com uma nitidez perfeita do preto-e-branco e capa em cartolina com badanas. Mas a propósito das badanas o que a maior parte dos coleccionadores não sabe, é que após 82 exemplares a editora e a gráfica, visando um maior aproveitamento do papel, aumentaram as badanas do livro fazendo com que haja uma segunda versão da edição portuguesa de “Patagónia já que houve inclusive alterações de imagens (seja inserindo uma nova vinheta, seja retirando outras para aumentar o tamanho das mantidas) e fazendo com que os grandes coleccionadores de Tex, aqueles que coleccionam mesmo tudo, desejem adquirir ambas as versões, versões essas que mostramos de seguida lado a lado para uma melhor comparação:


.

Outra alteração nesta segunda versão deu-se na lombada, onde o desenho de Tex a cavalo foi ligeiramente reduzido para caber totalmente na lombada, o que não acontecia na tiragem inicial. Se da segunda versão há centenas de exemplares disponíveis, da versão inicial e que foi posta à venda no decurso da 2ª Mostra do Clube Tex Portugal, há somente 82 exemplares, dos quais apenas 75 foram vendidos (os restantes 7 ficaram para o acervo da editora), pelo que se tornará muito em breve numa versão muito desejada e rara já que os felizardos que a possuem certamente não a venderão e caso a vendam, será seguramente por valores mais inflacionados após saberem a raridade que têm em mão.

José Carlos observando a badana da capa na 2ª versão de Patagónia

Quem possuir um dos primeiros 82 exemplares e desejar adquirir também um exemplar desta segunda versão, para poder dizer que possui as DUAS VERSÕES do “Patagónia” com o selo da Polvo e mostrá-las aos restantes coleccionadores pode enviar um e-mail ao editor Rui Brito para adquirir directamente o livro à Polvo Editora. O seu e-mail é ruibritobad@gmail.com

José Carlos observando a badana da contra capa na 2ª versão de Patagónia

(Para aproveitar a extensão completa das fotografias acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Quer dizer que sou feliz proprietário deste número muito reduzido 🙂 🙂

    Esta nova versão virá também um dia destes…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *