A mensagem dos Dakotas

Por Jesus Nabor Ferreira*

A deslumbrante paisagem do grande Norte

Dedico humildemente este texto ao grande articulista, crítico e mestre da banda desenhada portuguesa Jorge Magalhães. Infelizmente, não pude conhecê-lo pessoalmente, somente através da troca de emails, mas nestes anos em que colaborei com o blogue Português do Tex e com a revista do Clube Português de Tex, o gentil Jorge sempre teve uma palavra generosa de incentivo aos meus textos. Esteja em paz, caro Jorge, junto dos grandes mestres dos quadradinhos, com quem tenho a certeza estará “batendo papo” e ouvindo histórias maravilhosas. Fará falta meu caro Jorge.

A Mensagem dos Dakotas”, conhecida no Brasil por “A Noite dos Assassinos”, é uma das mais clássicas aventuras do rico universo de histórias lendárias de Tex Willer e seus pards. Com roteiro de G.L. Bonelli e arte de um incomparável Giovanni Ticci no auge de sua forma, esta aventura está entre as preferidas de todos os tempos pela maioria dos leitores. O próprio G.L. Bonelli considerava-a uma das dez melhores em toda a sua extensa produção.

Esta monumental aventura começa numa tarde fria de final de Outono, quando os nossos quatros pards tentam encontrar um caminho para Forte Benton, cruzando as Montanhas Rochosas por uma das muitas trilhas que se encontram no Alto Montana, entre os Montes Lewis e as Nascentes do Rio Teton. O destino faz com que Tex e os seus amigos encontrem os restos mortais de um índio, que logo ficamos a saber, pertencia à tribo Dakota de Padre Fulton e era mensageiro de uma carta com um desesperado pedido de socorro, justamente ao comando de Forte Benton. Ao tomarem conhecimento do teor da mensagem, os pards logo decidem procurar pela aldeia Dakota, mal desconfiando daquilo que vão encontrar, não os habituais altivos e ferozes nativos americanos, mas sim verdadeiros farrapos humanos.

Il messaggio dei Dakotas

Os Dakotas de Padre Fultom

Num dos muitos vales isolados das Montanhas Rochosas encontra-se a tribo Dakota do chefe Falcão Negro que, guiados pelo bondoso Padre Fulton, vivem pacificamente e em total isolamento com a restante região. Uma verdadeira comunidade pacífica que goza da simpatia dos soldados de Forte Benton e da cidade de Great Fall. Porém, uma inesperada descoberta, algo que para muitos seria motivo de alegria e prosperidade, para os Dakotas de Falcão Negro poderá significar um medonho fim.

O cenário da trama

Um dos grandes motivos que tornou esta aventura inesquecível foi, sem sombra de dúvida, o cenário em que ela foi inserida, as terras geladas do grande Norte. O intenso frio do Inverno que se aproxima, em contraste com os habituais cenários áridos e quentes do Arizona, ou as infindáveis planícies verdejantes, palco da maioria das histórias dos quatros pards, dá o tom melancólico e até mesmo poético, se não trágico, à história de G.L. Bonelli. O brilhantismo da arte de Giovanni Ticci conduz-nos, juntamente com Tex e Carson, para as florestas cerradas, enfrentando animais selvagens, ou para nos sentarmos calmamente ao redor de uma fogueira, onde nos aquecemos diante do fogo e bebemos um forte café para espantar o frio de uma noite gelada de Inverno. Além dos perigos a que os nossos pards estão habituados, os malfeitores de sempre e as feras selvagens, aqui também a natureza poderá revelar-se uma terrível inimiga a qualquer momento. Uma nevasca, por exemplo, poderia isolar o vale dos Dakotas, fechando as trilhas conhecidas e deixando a tribo de Falcão Negro entregue à sua terrível sorte.

O fantástico cenário das terras geladas do grande Norte

O agente dos Dakotas Nick Billing

Mais uma vez, surge a figura do comerciante, neste caso também um corrupto agente indígena do governo, capaz de tudo para obter riqueza e poder. Nick Billing é o agente encarregado da tribo Dakota do Padre Fulton.  É o típico figurão da cidade de Great Falls, dono de vários estabelecimentos comerciais, considerado o manda chuva e, como todos os canalhas, goza de boa reputação entre as autoridades locais. A cobiça leva-o a engendrar uma trama diabólica para varrer da face da Terra uma comunidade inteira e para atingir os seus objetivos, Nick Billing não respeita limites.

O militar canalha

Na trama, surge também a figura quase caricata do típico militar canalha e ganancioso. O sargento Slater é o contacto entre o agente indígena Billing e o comando do Forte Benton. Responsável por acompanhar as entregas das provisões aos Dakotas, Slater acaba sendo, indiretamente, o grande responsável por tudo o que viria a acontecer a seguir.

Arte de Giovanni Ticci inspirada na história Il messaggio dei Dakotas

O xerife de Great Falls

Bart Logan, um antigo sargento do exército colocado em Fort Defiance, recebe os dois pards logo que eles chegam à cidade de Great Falls. O veterano soldado, hoje um simpático representante da lei, reconhece Tex e Carson dos seus tempos de militar e logo os convida para jantar, justamente num dos locais propriedade do diabólico Nick Billing. Também o xerife será levado para o meio do fogo cruzado que irá  desabar sobre a noite fria de Great Falls.

Apresentados todos os elementos desta inesquecível aventura, passamos então à análise de algumas particularidades deste grande trabalho de Bonelli e Ticci.

Os quatro pards

G.L. Bonelli e Giovanni Ticci apesentam nesta história um quarteto fantástico de heróis do Oeste, nem sempre em ação, apesar desta não faltar no decorrer das mais de duzentas páginas da aventura, mas também em momentos de reflexão, onde o caráter de cada um é realçado, ficando clara, mais uma vez, a importância de cada um no grupo.  O jovem Kit Willer, bravo, idealista e generoso; o valente e ponderado Jack Tigre; o sábio, mas pessimista Kit Carson; e o líder do grupo, Tex Willer, muitas vezes irónico, mas sempre justo e destemido.

Os quatro pards avistam a aldeia Dakota do chefe Falcão Negro

Os Dakotas de Falcão Negro

Ao contrário de tantas outras tribos indígenas que povoam o universo das aventuras Bonelli, tribos ferozes, selvagens e rebeldes, que provocam o medo e o terror nos “cara-pálida”, a aldeia de Falcão Negro é composta por índios pacíficos que estão sob a orientação do bom Padre Fulton, seguindo preceitos pacíficos de convivência tranquila num vale isolado das trilhas conhecidas do Montana.

O fiel companheiro

Seja acompanhando Tex numa caçada atrás de ursos selvagens, floresta adentro, seja enfrentando perigosos fora-da-lei em tiroteios a meio da noite, ou apenas trocando impressões sobre o mais recente caso, enquanto tomam uma caneca quente de café para espantar o rigor do frio, Kit Carson é o fiel companheiro de Tex Willer. Ninguém conhece melhor o seu amigo do que ele e cada um já salvou a vida do outro inúmeras vezes. A grande experiência do velho Ranger trouxe-lhe a fama de ranzinza e pessimista de que goza, mas quando o momento é de perigo, ninguém é o mais indicado para se ter ao lado numa briga. Valente e leal, Kit Carson é o contra-ponto de bom senso da dupla mais famosa dos Rangers do Texas.

Tex à espreita

O frio e a neve

Poucas vezes os elementos da natureza influenciaram tanto o desenrolar dos acontecimentos, ou até mesmo definiram o destino de algumas personagens, como nesta aventura. A chegada do Inverno, e com ele as nevascas, tornam inacessível, durante um longo período, o vale onde se encontra a tribo de Falcão Negro. Em circunstâncias normais, o isolamento em si não causaria maiores problemas, já que, bem abastecidos de provisões, os habitantes da aldeia passariam tranquilamente os rigores do Inverno.  Porém, um facto terrível vem transformar a vida na aldeia num verdadeiro martírio.

Frente a frente com o terrível vilão

Tex e Carson sentam-se à mesa para jantar com aquele que sabem ser o terrível arquiteto do diabólico plano para a destruição dos Dakotas. Mesmo sentindo todo o desprezo do mundo por Nick Billing, Tex e Carson mantêm a conversa em tom amistoso, parabenizando Billing pelo excelente trabalho, que estaria inclusivé a ser reconhecido pelo departamento índio em Washington. Billing tenta a todo custo desmotivar os pards, falando dos perigos que seria enfrentar as trilhas com o Inverno tão próximo, no entanto, o astuto Carson diz que tem esse dever, deixando furioso o agente indígena com a insistência em visitar a famosa aldeia de Padre Fulton. Maior que o descaramento de Tex, só mesmo o sangue frio de Billing ao afirmar que a sua tribo estaria perfeitamente abastecida de provisões e a salvo do rigor do inverno.

Kit Willer e Jack Tigre em acção

A noite dos assassinos

E, finalmente, chega a neve na aldeia Dakota… mas este não é o maior de todos os perigos que a noite fria traz, pois muito mais mortífera que a nevasca, são os cavaleiros que se aproximam da tribo de Falcão Negro.  Quatro, tantos quantos os Cavaleiros do Apocalipse, homens de coração mais negro que própria noite, aproximam-se a mando de Nick Billing para fazer “uma limpeza” na aldeia que eles acreditavam já estar morta.  Mas o destino irá mostrar que, mesmo vivendo tanto tempo de forma pacífica, os Dakotas de Falcão Negro ainda são bravos e capazes de defender as suas vidas com armas em punho.

O massacre dos Dakotas

Perseguição no gelo

A partida para Nick Billing está perto do fim e a sua última cartada será jogada nas águas congeladas do rio que o levará para a fronteira e para a  salvação. Porém, uma vez mais a mão da Natureza, ou do destino,  fará valer sua força.

O trágico fim de Nick Billing

Considerações finais

Esta clássica e inesquecível aventura foi publicada no Brasil pela primeira vez numa edição especial de Natal, no número 58 da série mensal, pela editora Vecchi, em Dezembro de 1975.  Teve também uma republicação em Outubro de 1981, na segunda edição da série mensal, também pela Vecchi. A força desta aventura ficou mais uma vez demonstrada quando, em  Julho de 2002, a editora Mythos escolheu-a para inaugurar um novo título do Ranger, o Tex Especial de Férias. Logo em seguida, foi novamente publicada na série Tex Coleção, números 218 a 220 (março/Maio 2005), e finalmente, em Março de 2015, saiu em Tex Edição Histórica, também pela Mythos. Ao lado de outra memorável aventura, El Muerto, A Noite dos Assassinos é uma das mais republicadas de toda a saga do Ranger.

Também na Itália esta mítica aventura teve a sua importância reconhecida. Foi republicada num dos mais cobiçados álbuns da série Cartonato Mondadori, em 1983, colorida e em formato gigante, uma obra onde a linda arte de Giovanni Ticci impressiona ainda mais com os seus maravilhosos cenários, as suas cenas explosivas de ação e a perfeita caracterização das personagens. O seu Tex é memorável e tornou-se, nas palavras do grande Claudio Nizzi, o modelo a ser seguido por quase todos aqueles que vieram a trabalhar com o Ranger. Un’avventura nel nord é hoje um dos álbuns mais procurados no circuito dos colecionadores e encontra-se esgotado há anos.

Un’avventura nel nord

* Texto de Jesus Nabor Ferreira publicado originalmente na Revista nº 10 do Clube Tex Portugal, de Junho de 2019.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *