Um jardim dedicado ao “pai” de Tex, Gianluigi Bonelli, foi inaugurado este sábado, dia 22 de Maio, pelas 14.00 horas na rua Traversi, junto à esquina com a rua Graf, pelo assessor da Cultura Massimiliano Finazzer Flory.
Na ocasião, que coincidiu com o Comics Day, o dia da banda desenhada, estiveram presentes os filhos do patriarca da banda desenhada italiana, Giorgio e Sergio Bonelli e ainda o argumentista Alfredo Castelli.
A nomeação fez parte de uma série de celebrações em honra da banda desenhada italiana, que recentemente completou cem anos. Com a colaboração do comité científico «Un secolo di fumetto italiano» (Um século de banda desenhada italiana), o Município de Milão lançará depois do Verão um museu da BD, num ex-depósito ATM na avenida Campagna.
Matteo Stefanelli, responsável doblogue Fumettologicamente registou o momento da inauguração do Jardim dedicado ao nome e à memória de Gianluigi Bonelli tirando algumas fotografias, que o blogue do Tex reproduz por sua vez para os nossos leitores. .
Fotos essas que mostram a placa com o nome de Gianluigi Bonelli colocada no perímetro externo do jardim e o momento oficial da inauguração onde se pode observar Sergio Bonelli a discursar agradecendo o importante reconhecimento simbólico dado ao seu pai, autor de banda desenhada que nasceu em Milão a 22 de Dezembro de 1908 e que é recordado sobretudo por ter sido o criador de Tex Willer, personagem que há mais de 60 anos é um indiscutível ícone da BD italiana, mas também por ter sido o fundador da editora que tem ainda o seu nome, a “oficina” dos principais sucessos do fumetto popular do pós-guerra, de Mister No a Martin Mystère, de Dylan Dog a Júlia.
. De seguida mostramos mais algumas fotos, estas originárias dosítioda Sergio Bonelli Editore:
.
.
.
.
.
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)