A cidade de Milão dedica um jardim a Gianluigi Bonelli

Por José Carlos Francisco

Jardim Gianluigi BonelliUm jardim dedicado ao “pai” de Tex, Gianluigi Bonelli, foi inaugurado este sábado, dia 22 de Maio, pelas 14.00 horas na rua Traversi, junto à esquina com a rua Graf, pelo assessor da Cultura Massimiliano Finazzer Flory.

Na ocasião, que coincidiu com o Comics Day, o dia da banda desenhada, estiveram presentes os filhos do patriarca da banda desenhada italiana, Giorgio e Sergio Bonelli e ainda o argumentista Alfredo Castelli.

Placa do Jardim Gianluigi BonelliA nomeação fez parte de uma série de celebrações em honra da banda desenhada italiana, que recentemente completou cem anos. Com a colaboração do comité científico «Un secolo di fumetto italiano» (Um século de banda desenhada italiana), o Município de Milão lançará depois do Verão um museu da BD, num ex-depósito ATM na avenida Campagna.

Matteo Stefanelli, responsável do blogue Fumettologicamente registou o momento da inauguração do Jardim dedicado ao nome e à memória de Gianluigi Bonelli tirando algumas fotografias,  que o blogue do Tex reproduz por sua vez para os nossos leitores.
.
Cerimónia de inauguração do Jardim Gianluigi BonelliFotos essas que mostram a placa com o nome de Gianluigi Bonelli colocada no perímetro externo do jardim e o momento oficial da inauguração onde se pode observar Sergio Bonelli a discursar agradecendo o importante reconhecimento simbólico dado ao seu pai, autor de banda desenhada que nasceu em Milão a 22 de Dezembro de 1908 e que é recordado sobretudo por ter sido o criador de Tex Willer, personagem que há mais de 60 anos é um indiscutível ícone da BD italiana, mas também por ter sido o fundador da editora que tem ainda o seu nome, a “oficina” dos principais sucessos do fumetto popular do pós-guerra, de Mister No a Martin Mystère, de Dylan Dog a Júlia.
.
De seguida mostramos mais algumas fotos, estas originárias do sítio da Sergio Bonelli Editore:
.
Inauguração na presença de Massimiliano Finazzer Flory, Sergio Bonelli e Giorgio BonelliMassimiliano Finazzer Flory, Sergio Bonelli e Giorgio Bonelli
.
Jardim - Foto 1Jardim - Foto 2
.
.
Jardim - Foto 3Jardim - Foto 4
.
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *