No próximo mês de Maio, mais precisamente no dia 17, a Mythos Editora vai publicar a edição nº 102 de Tex Ouro, edição essa que trará a aventura O PREÇO DA HONRA, uma história escrita por Claudio Nizzi e magistralmente desenhada por Andrea Venturi, com a particularidade de trazer uma capa inédita da autoria de Claudio Villa, capa essa que o Blogue do Tex dá já hoje a conhecer a todos os nossos leitores, por gentil cortesia do editor Dorival Vitor Lopes.
Com o título original Documento d’accusa, a história foi publicada em Itália nos nº 548 e 549 de Tex inédito e no Brasil originalmente pela Mythos Editora no Almanaque Tex nº 30.
Trata-se de uma aventura, de 220 páginas, onde o o jovem apache Santos, alistado como batedor do Exército, comete um crime de uma forma inacreditável. Para tentar entender o que causou tal gesto, Tex busca nas brumas da memória a resposta para essa inquietante indagação, contando ao seu filho e a Kit Carson a história do pai de Santos, o cruel guerreiro conhecido como Lobo Raivoso.
Com esta aventura, Nizzi faz uma clara alusão a Apache Kid, onde G.L. Bonelli narrava a perseguição movida pelo exército a um guerreiro apache. Bonelli utilizou uma personagem verídica da História americana, narrando as injustiças de que foi alvo por parte de militares, tornando-se num foragido. Nizzi utiliza o mesmo meio, os mesmos alicerces e socorre-se de outro artifício, o flash-back. A aventura é narrada quase sempre no passado para melhor tentarmos compreender o futuro, cabendo a nós leitores estarmos na mesma posição de Carson e Kit Willer que nunca viveram os acontecimentos narrados por Tex. Também o protagonismo da aventura é agora amplamente assumido por Natay, remetendo-se Tex a um papel menos preponderante e seguramente mais impotente que na aventura escrita por Bonelli.
Quanto a Venturi exprime-se espectacularmente nos vários cenários da aventura: nas paisagens do velho oeste, como o pueblo, os desfiladeiros ou Monument Valley, nas montanhas carregadas de neve ou em cenas de interior. Senhor de um traço elegante e muito seguro, Venturi constrói personagens rigorosas e marcantes, sendo de destacar a figura de Natay que assume fisicamente todo o retrato psicológico delineado por Nizzi.
Outra épica aventura de acção e emoção, escrita por Claudio Nizzi, com a primorosa arte do, na altura, jovem Andrea Venturi.
Mais uma deslumbrante história completa da fase de ouro de Tex. TEX OURO, GARANTIA DE QUALIDADE!
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)
Interessante republicar material do Tex mensal italiano no Tex Ouro, sempre fui contrário retirar edições do Tex mensal para ser publicado no Tex Almanaque que acabou por arruinar a coleção Almanaque e o próprio Tex mensal. Se lançar todas as edições que deveria ter saído no Tex mensal vai valorizar muito o Tex Ouro.
Sou favorável à republicação do Tex Almanaque somente com edições originais, das séries Almanacco e Magazine, contudo, parece que a editora vai lançar edições do Tex Almanaque na série Platinum, outro erro crasso que irrita os grandes colecionadores e estraga as coleções.
Essas misturas sem base acabam tornando o Tex apenas para leitura e não edições para colecionadores.
OLÁ!
Alguém AQUI sabe me explicar o por que de certas capas virem ”INVERTIDAS” como esta?
Veja a assinatura do Claudio Villa!
Obrigado!
Pard Ivo,
Por vezes a própria Sergio Bonelli Editore inverte as ilustrações das capas das várias séries, inclusive em Tex e com o Villa isso já aconteceu e sempre devido ao layout da capa. É algo natural, devia era haver o cuidado de ao efectuar-se a inversão retirar a assinatura invertida da ilustração e “colar” a assinatura na ordem correcta noutro local da ilustração.