Blueberry e Tex por Pasquale Del Vecchio

Por Afrânio Braga, criador do blogue Blueberry, Uma Lenda do Oeste: https://blueberrybr.blogspot.com

Blueberry e Tex por Pasquale Del Vecchio

Pasquale Del Vecchio

Pasquale Del Vecchio nasceu em Manfredônia, Itália, em 17 de Março de 1965. Laureado em arquitectura junto ao Politecnico di Milano. Já depois de graduado, inicia a dar os primeiros passos profissionais com a publicação, na revista “1984”, contendo algumas histórias breves. Além disso, Del Vecchio colabora com “Il Giornalino” e realiza uma história sobre as aventuras, na África, de Walter Bonatti, de punho do próprio explorador, publicada pela Massimo Baldini Editore. Após o contacto com a editora Bonelli, que o envolverá no universo policial de “Nick Raider”, embora a sua primeira prova para a editora da via Buonarroti, em Milão, foi utilizada para um episódio de “Zona X” nunca publicado.

A verdadeira e própria estreia bonelliana de Del Vecchio, então, remonta a 1993, com a aventura do detective nova-iorquino, “Duri a morire”, escrita por Gino D’Antonio, ainda que dois anos depois ele se encontrará novamente em “Zona X”, com um episódio assinado por Pier Carpi. Actualmente, Pasquale Del Vecchio, após haver realizado, de 1997 a 2004, vários álbuns da série “Napoleone”, entrou estavelmente a fazer parte do staff de “Tex”.

Contemporaneamente, ele colabora também com a editora francesa Les Humanoïdes Associés, para a qual realizou os três primeiros volumes de “Russell Chase”. Em 2008, ele publica na revista de viagens “Meridiani” a série aos quadradinhos “Mary Diane” com roteiro de Federico Bini. As histórias de “Mary Diane” foram reunidas em volume pela editora francesa Claire de Lune, em 2009.

Para “Tex” ele realizou duas histórias escritas por Claudio Nizzi, uma roteirizada por Tito Faraci, um “Color Tex” escrito por Roberto Recchioni e um “Maxi Tex” com textos de Mauro Boselli, para além de desenhar também, mais recentemente, para a série do jovem Tex Willer.

Del Vecchio realizou a série “Blackline”, em dois volumes, para a editora Le Lombard. Para a editora Dargaud ele realizou o volume V da série “WW2.2” de título “Une Odyssée Sicilienne” roteirizado por Luca Blengino. Ele também publicou para a editora Glènat a série “Les Montefiore”, com roteiro de Bec e Betbeder.

Pasquale Del Vecchio também desenvolveu, por mais de uma década, a actividade de professor junto à Scuola del fumetto e à Scuola Superiore di Arte Applicata Del Castello Sforzesco di Milano. Actualmente, ensina na Accademia di Belle Arti ACME di Milano.

A série “Blueberry” foi criada por Jean-Michel Charlier e Jean Giraud
Blueberry © Jean-Michel Charlier / Jean Giraud – Dargaud Éditeur

A personagem Tex foi criada por Giovanni Luigi Bonelli e realizada graficamente por Aurelio Galleppini
Tex © Sergio Bonelli Editore

Blueberry, o irmão francês de Tex.” – Sergio Bonelli editor e argumentista

Agradecimentos a Pasquale Del Vecchio pelo desenho de Blueberry e Tex, lendas do Oeste, para o blogue.
Afrânio Braga

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *