As Leituras do Pedro: Revista do Clube Tex Portugal #13

Revista Clube Tex Portugal #13 – Capa principal; Lucio Filippucci

As Leituras do Pedro*

Revista do Clube Tex Portugal #13
Vários autores
Capas de Lucio Filippucci
Clube Tex Portugal
Portugal, Dezembro de 2020
210 x 290 mm, 48 p., cor, capa mole, semestral

Exclusiva para sócios do Clube Tex Portugal
(ver condições de adesão aqui)

Em transição…

Publicação de e para fãs, a Revista do Clube Tex Portugal tem sabido afirmar-se para lá daquela condição inicial incontornável, assumindo-se como projecto consistente e credível, liberta do espírito de ‘carolice’, muitas vezes associado a este tipo de edições, como desculpa para falhas e atrasos.

Em fase de transição, tem sabido impor-se, não só em Portugal, mas também em Itália e no Brasil, quer pela qualidade crescente dos seus colaboradores, quer, consequentemente, dos seus conteúdos.

Revista Clube Tex Portugal #13 – Capa variante; Lucio Filippucci

Desta forma, a cada seis meses descobrem-se nela os originais criados propositadamente para o efeito pelos desenhadores regulares da série – como as duas capas que Lucio Filippucci assina neste 13.º número – quer textos variados de nomes conceituados associados ao do Ranger em diversas latitudes, como Mauro Boselli ou Jesus Nabor Ferreira, para citar apenas dois dos presentes nesta edição. Nela, destaca-se uma análise ao percurso de Lucio Filippucci, a génese da nova série Tex Willer, que apresenta as aventuras do (futuro) Ranger na sua juventude ou uma entrevista com o brasileiro Pedro Mauro… que surge aqui pela via do western, já que (ainda) não cumpriu o sonho de desenhar Tex, embora já tenha trabalhado para a Sergio Bonelli Editore.

Nas restantes páginas, há ainda duas secções que se podem tornar recorrentes: A minha prancha de Tex, inaugurada com o testemunho de Mauro Boselli, actual curador da série, e o Espaço do Associado, que abre com a colecção particular de Carlos Moreira.

Texto da autoria de Mauro Boselli publicado na Revista #13 do Clube Tex Portugal

Obrigada a deixar o modelo gráfico criado por Jorge Machado-Dias (devido ao seu falecimento) que a suportou desde o seu início, nos dois últimos números, tem evoluído para um modelo diferente, da responsabilidade de João Marin, mais dinâmico e com melhor utilização da cor – agora também presente nos fundos e contornos das páginas – e uma mais equilibrada distribuição das imagens.

Espaço do Associado: Carlos Moreira

Se Tex é o tema forte, pelas páginas da Revista do Clube Tex Portugal  passam também o western e a criação de BD, o que justifica que nela possam descobrir motivos de interesse mesmo aqueles que não são fãs puros e duros do cowboy criado há mais de 70 anos por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini.

Revista 13 do Clube Tex Portugal

Mas é sem dúvida especialmente para os fãs que, pela primeira vez, a revista inclui um poster, no caso um Tex a cavalgar numa planície perseguido por índios, da autoria de Pedro Mauro.

*Pedro Cleto, Porto, Portugal, 1964; engenheiro químico de formação, leitor, crítico, divulgador (também no Jornal de Notícias), coleccionador (de figuras) de BD por vocação e também autor do blogue As Leituras do Pedro
.
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *