Vídeo: Tex e a nascente, música de Luiz Caldas dedicada ao Ranger

Luiz Caldas

Luiz César Pereira Caldas (Feira de Santana, 19 de Janeiro de 1963) é um cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor brasileiro, conhecido por ter sido precursor do axé, género musical que criou um novo movimento no circuito baiano na década de 80.

Nascido em Feira de Santana, quando garoto, de origem pobre, começou a apresentar-se com bandas amadoras. Já aos dez anos de idade viajava por pequenas cidades, onde participava de shows. Aprendeu, assim, a tocar vários instrumentos, tendo praticamente vivido no meio musical. No início dos anos 70 foi morar em Vitória da Conquista e ganhou a vida trabalhando em alguns comércios da cidade (panificadoras, supermercados e bares) exercendo a função de serviços gerais, mas nas horas vagas tocava no conjunto musical de um famoso músico da época, chamado João Faustino da cidade de Jequié-Bahia

Foi o inventor do ritmo que misturava o pop com reggae, toques caribenhos, ijexá, frevo e samba, presentes num ritmo que ganhou o apelido de “Deboche” (o chamado “Fricote”) que evoluiu para outros tantos ritmos lançados no Carnaval baiano, consolidando-se no popular estilo, actualmente denominado “axé music”.

Conhecido no Carnaval baiano, tem 12 álbuns lançados e foi presença constante nos principais programas de televisão da década de 1980, como o sucesso Cassino do Chacrinha que na época era vitrina musical dos artistas. Ganhou a Coroa de Prata no programa Rei Majestade, do SBT. Nessa época, lançou verdadeiros hits que até hoje são lembrados, como Tieta e Fricote, o que o levou ao auge de sua carreira, vendendo quase dois milhões de cópias.

Em 2009 preparou para lançamento um conjunto de 10 CDs, com 130 músicas no total. O projecto envolve vários estilos, como o pagode, o forró, a música romântica, o hard rock e a música instrumental, sendo um dos álbuns dedicado aos povos indígenas, com letras inteiramente em tupi.

As músicas estão sendo primeiramente lançadas no site oficial do cantor. Todo o projecto foi lançado em 2010, mesmo ano que o cantor inicia a divulgação de gravações nos estilos heavy metal, forró e arrocha.

Três anos depois, o cantor volta com a mesma fórmula, gravar inúmeros álbuns de vários géneros musicais. Desde Janeiro de 2013, Luiz Caldas vem disponibilizando um álbum por mês para download no seu site. Desde o início do projecto, já foi disponibilizado quase 500 músicas inéditas.

CD ‘Procurado’ de Luiz Caldas, contém uma faixa dedicada a Tex Willer

Luiz Caldas, cuja página do cantor pode ser acessada clicando AQUI,  em 2014 lançou o CD Procurado, onde homenageou Tex Willer ao dedicar-lhe uma faixa, a 4ª faixa, intitulada “Tex e a nascente“, uma bela melodia com a duração de 3.49 minutos, tendo em conta que Luiz Caldas é um grande fã e coleccionador de Águia da Noite, música essa que damos a conhecer de seguida a todos os nossos leitores:

TEX E A NASCENTE

Vou correr o risco de encontrar você
Por estas pradarias vou me embrenhar
Espero que encontre água pra beber
E uma nascente pra me refrescar.

Acampar; pois quem sonha com a lei é um de nós
Galopar; nas montanhas sou Navajo, sou Cowboy
Eu sou calmo, sou feroz.

Tigre e o velho Kit vão me acompanhar
Galopando dia e noite sob o céu
Sou Águia da Noite, tô indo caçar
Tô como o veneno de uma cascavel.

Acampar; pois quem sonha com a lei é um de nós
Galopar; nas montanhas, sou calmo, sou feroz
Sou Navajo, sou Cowboy.

Apache ou Sioux vão nos encontrar
Melhor que seja antes do anoitecer
Com uma fogueira pra nos esquentar
Tenho água de fogo pra gente beber.

Acampar; pois quem sonha com a lei é um de nós
Galopar; nas montanhas sou Navajo, sou Cowboy
Eu sou calmo, sou feroz.

Acampar; pois quem sonha com a lei é um de nós
Galopar; nas montanhas sou calmo, sou feroz.

Galopar; nas montanhas sou Navajo, sou Cowboy
Acampar; pois quem sonha com a lei é um de nós
Sou Navajo, sou Cowboy.

***************************
Letra compilada de áudio original por Zenaldo Nunes – Caruaru – PE.

3 Comentários

  1. Isso é fantástico, saber que Luiz Caldas é fã de Águia da Noite!…
    Sem contar que a música é espetacular!….
    Parabéns Zeca!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *