SECRET ORIGINS: TEX CLASSIC 6

Por Saverio Ceri [1]

Eis-nos aqui hoje para falar do sexto encontro com as “origens secretas” das capas de Tex Classic. Como sempre sublinhamos, de secreto há bem pouco. Trata-se de um pretexto para redescobrir a gloriosa história dos mais de setenta anos deste histórico personagem bonelliano, através da evolução das suas capas.

Tex Classic #6 – Mefisto la spia

O sexto volume, cuja capa pode ser vista acima, republica, a cores, as histórias publicadas nos Albi d’oro 11 e 12 que por sua vez reproduzem as aventuras apresentadas originariamente nos números 31 a 36 da primeira série de tiras. Desta vez a capa eleita foi a do décimo segundo Albo d’oro – que pode ser vista de seguida na sua versão original:

Albo d’oro Tex #12

Curiosamente Tex parece ignorar completamente a presença de Mefisto que surge claramente armado.
A situação de Mefisto que comparece no lado direito da capa de arma em punho, recorda a cena publicada em Mefisto, la spia, a striscia nº 35 da primeira série, episódio publicado tanto no décimo segundo número do Albo d’oro quanto neste sexto Tex Classic. Neste caso, porém, Mefisto não somente tem a arma, mas também a usa, disparando, à distância, contra o herói.
Abaixo mostra-se em sequência a vinheta da edição em tiras onde tudo começou, a capa desse mesmo volume e o desenho original de Galep para a capa em questão:

Vinhetas com a presença de Mefisto que serviram de inspiração para a capa

Collana del Tex nº 35 – “Mefisto la spia”

Collana del Tex nº 35 – “Mefisto la spia” – Arte original da capa

Uma última curiosidade: Claudio Villa alude a esta capa de Galep, na segunda capa da Collezione Storica a Colori do Repubblica. Mesmo título, mesma cena.

Collezione Storica a Colori nº 2 – Mefisto la spia; arte de Claudio Villa

Saverio Ceri

Encontre todas as outras origens das capas de Tex Classic na rúbrica Secret Origins: Tex Classic

[1] Material apresentado no blogue Dime Web em 26/05/2017; Tradução e adaptação (com a devida autorização): José Carlos Francisco.
Copyright: © 2017 Saverio Ceri

Um comentário

  1. Opa amigo, sabe se a Mythos irá lançar mais edições antigas de Tex em formato italiano? A última se não me engano foi a 586.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *