Morreu Sergio Tisselli (desenhou a aventura de Tex “Desafio na velha missão”)

Segio Tisselli (24 de Janeiro de 1957 – 14 de Abril de 2020)

(24 Janeiro 195714 Abril 2020)

Esta é uma das notícias que nunca queremos dar, mas que a lei da vida a isso nos obriga. Sergio Tisselli grande ilustrador e desenhador do fumetto italiano, faleceu nesta terça-feira, dia 14 de Abril, aos 63 anos, deixando a banda desenhada mais pobre.

Sergio Tisselli

Ilustrador e banda desenhista bolonhês, Sergio Tisselli começou a colaborar em 1980 com editora Rizzoli escrevendo histórias breves de banda desenhada e desenhando sob argumentos de outros. Do encontro com o grande mestre Magnus nasceram Le avventure di Giuseppe Pignata (Grifo, 2009). Também a sua tese de doutoramento em História Moderna, ganhou a forma de uma banda desenhada sob a peste em Bolonha: La costellazione del cane (Angelini, 2010). Entre as numerosas obras da sua carreira, podemos citar as ilustrações para La locanda dei misteri (textos de Maurizio Ascari, Savena Setta Sambro, 2000), Kim (textos de Valerio Rontini, Hazard Edizioni, 2003), Occhi di Lupo e Foreste di morte (textos de Giovanni Brizzi, Savena Setta Sambro, 2004 e 2006). Em 2015 foi publicada, em Itália, a sua primeira e única história de Tex (“Sfida alla vecchia missione”, com argumento de Pasquale Ruju), completamente a aguarelas coloridas, no Tex Color nº 8.

Desafio na Velha Missão, de Ruju & Tisselli

História essa publicada também em Portugal, a 12 de Abril de 2018, no primeiro volume da Colecção Bonelli, com o título “Desafio na Velha Missão”, onde Sergio Tisselli ilustra magnificamente a aguarela uma trama concebida por Pasquale Ruju, num dos raros exemplos de uma aventura de Tex ilustrada em cor directa e onde Tex e Kit Carson conseguem resgatar Patricia Graves à tribo de Apaches que a tinha raptado, para descobrirem que o vínculo que a unia a Octavio, o apache que a raptou, era bastante diferente e bem mais forte do que eles pensavam. A arte de Sergio Tisselli nesta sua participação em Tex teve  por base um desenho a um tempo realista e de base fotográfica e contraditoriamente impressionista, servido por uma paleta de cores nada habitual em Tex, em que predominaram os ocres e os tijolos.

Desafio na Velha Missão, na inigualável arte a aguarelas de Sergio Tisselli

Acrescente-se a curiosidade de tão grandioso desenhador italiano ter tido com esta aventura de Tex a sua única colaboração com a conceituada Sergio Bonelli Editore, editora de renome no panorama mundial, embora Tisselli também tenha sido co-autor, com Lucio Filippucci das capas de Martin Mystère – L’integrale, um título da editora Hazard.

Um assombroso Tex na arte de Sergio Tisselli

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Só espero e peço a Manitu que esse mestre, não tenha sido vítima do infame coronavirus!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *