Fabio Civitelli e Clube Tex Portugal CONFIRMADOS na Comic Con Portugal 2019, de 12 a 15 de Setembro, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras

A organização da Comic Con Portugal 2019, anunciou hoje um novo convidado relacionado com a Banda Desenhada! Fabio Civitelli vem à Comic Con Portugal 2019 através do Clube Tex Portugal, que também foi convidado para participar no maior Festival de Cultura Pop do nosso país, como se pode constatar pelo teor do anúncio oficial por parte da organização:

Mais uma confirmação para a próxima edição da Comic Con Portugal para a categoria BD & Literatura, desta vez um talento trazido pelo @Clube Tex Portugal – Fabio Civitelli. Fabio Civitelli é um desenhador italiano, recebeu o Prémio Anim’arte BD em 2010, atribuído pelo GICAV e entregue no XVII Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu em 2011.

Fabio Civitelli, o mítico embaixador de Tex Willer, o carismático personagem dos fumetti (nome dado à BD em Itália) criado em 1948, por Giovanni Luigi Bonelli (texto) e Aurelio Galleppini (desenho), é considerado um dos mais conceituados desenhadores italianos e virá pela SEXTA vez ao nosso país, depois de já nos ter brindado com a sua presença no Salão de Moura (2007), no Festival da Amadora (2008), no Festival de Beja (2010), no Salão de Viseu (2011) e no Festival do Porto (2012), completando deste modo um percurso único a nível mundial, já que nunca anteriormente um artista da Nona Arte teve o privilégio de ter sido convidado para abrilhantar os principais eventos realizados em Portugal.


A Comic Con Portugal é o maior festival de Cultura Pop que se realiza em Portugal, albergando diversas áreas, como Cinema & TV, Videojogos, Banda Desenhada & Literatura, Cosplay, Anime, Manga, Música e Youtube. Como Missão “Existimos para promover a cultura pop. Usamos as referências e os valores da cultura pop para nos sentirmos ligados aos personagens e narrativas, criando experiências e memórias que mudam e melhoram a nossa perspectiva de vermos o mundo e a nós próprios”.
Relativamente à Visão “Pretendemos ser um estilo de vida que vai muito para além do real e tangível. Desejamos ser uma forma de estar, pensar e agir. A Comic Con Portugal é o universo da excepção à regra”.

Dentro do recinto, os visitantes podem obter autógrafos, frequentar painéis Q&A, autógrafos e photobooth com artistas nacionais e internacionais de várias áreas. Podem também interagir com artistas de Banda Desenhada (em painéis e sessões de autógrafos) assim como encontrar expositores de várias marcas com diversos artigos coleccionáveis, figuras de acção e edições especiais de livros.

Na área Literatura, estão presentes escritores de grandes obras e sagas do fantástico, que partilham a sua experiência com os fãs. Na área Gaming, é possível ver e experimentar as grandes novidades das grandes marcas do sector, assistir a apresentações de jogos, participar em torneios, concursos e ganhar prémios. Para os mais pequenos, a Comic-Con Kids conta com as séries e conteúdos preferidos dos mesmos, bem como diversas actividades lúdicas especialmente preparadas.

A tudo isto, junta-se o Cosplay, que está presente em todo o recinto e ao qual todos os visitantes são convidados a aderir, conferindo uma atmosfera fantástica. O concurso Heróis do Cosplay, que decorre dentro do evento, premeia os melhores fatos. Na Comic Con Portugal, existem muitas actividades e momentos a decorrer em simultâneo, pelo que o melhor é mesmo embarcar na experiência do maior evento de Cultura Pop do País.


Voltando a Fabio Civitelli, segue-se uma curta biografia, da autoria de Mário João Marques:
Nascido em 9 de Abril de 1955 em Lucignano, província de Arezzo, Civitelli desde cedo conviveu com os lápis e os cadernos que a sua mãe lhe comprava, para o entreter a desenhar enquanto ela se ocupava das lides domésticas. Sem nunca ter tido formação artística, o grande desejo do jovem Civitelli sempre foi tornar-se desenhador profissional, o que o levou a devorar revistas de BD e a assimilar tendências e estilos.

Começou a trabalhar em 1974 no Studio Graziano Origa em Milão onde ilustrou a série Lady Lust. Passou por editoras como Dardo, Ediperiodici, Universo e Mondadori, onde desenhou várias séries (incluindo alguns super-heróis da Marvel como o Quarteto Fantástico e Homem Aranha, escritas por Alfredo Castelli), tendo inclusive chegado a assumir um pseudónimo, Pablo de Almaviva, chamando a atenção de Sergio Bonelli. O editor só vai saber de quem se trata mais tarde, quando lhe colocam na sua secretária umas pranchas de um jovem vindo de Arezzo, que tinha passado na editora para apresentar os cumprimentos de Ferdinando Fusco, um dos desenhadores históricos de Tex, reconhecendo nas mesmas o traço de Pablo de Almaviva, aliás Fabio Civitelli.


Recrutado de imediato pela Sergio Bonelli Editore, Civitelli começa a trabalhar em Mister No em 1979, onde vai colaborar com Guido Nolitta, Alfredo Castelli, Claudio Nizzi e Tiziano Sclavi. Desenha ainda Pomeriggio Cubano e L’Avana – Serenata Cubana, duas aventuras escritas por Giuseppe Ferrandino em 1983, publicadas respectivamente nas revistas Orient Express e Giungla!. O seu sonho em desenhar Tex cumpre-se em 1984, com a aventura I Due Killers, escrita por Claudio Nizzi, iniciando assim uma brilhante carreira ao serviço do ranger, ao qual se vai dedicar quase em exclusivo, se tivermos em conta que, pelo meio, terá oportunidade de desenhar um Almanacco dell’Aventura em 1994, e uma breve aventura de Dylan Dog.

Em constante busca de novos territórios gráficos, a sua permanente evolução leva-o a adoptar ao longo dos anos determinadas características técnicas, sem nunca renegar o evidente classicismo do seu traço realista, apurado, preciso e limpo, sublinhado por um hábil uso do preto e branco. A característica técnica que mais facilmente transparece do desenho de Civitelli é o denominado pontilhismo, que o autor vai utilizar como forma determinante e concreta para conferir dinamismo, contraste e luminosidade, não se reduzindo a uma mera técnica decorativa. Pela inovação e evolução que emprestou ao grafismo da série, Civitelli foi capaz de alcançar de modo notável um equilíbrio perfeito entre estética e narração visual, sem comprometer os fundamentos da série.


Este novo convite a Fabio Civitelli comprova, uma vez mais, que Tex continua na “moda” no nosso país e mostra que o Ranger continua também a arrastar muitos fãs, daí os principais eventos ligados à banda desenhada em Portugal continuarem a apostar na presença de autores ligados ao Tex e em exposições relacionadas com o mundo de Tex Willer. E a Comic Con contará seguramente também com a participação de inúmeros Texianos vindos de todo o país e inclusive do estrangeiro, pelo que Texiano amigo, programe-se para comparecer no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, nos dias 12 a 15 de Setembro e desfrutar de mais um grandioso evento que ficará marcado a letras de ouro na História de Tex em Portugal!

Se quiseres ver o Fabio Civitelli e muitos outros convidados da Comic Con Portugal compra já o teu bilhete.

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *