As Leituras do Pedro: Dragonero – En la tierra de los necrófagos

As Leituras do Pedro*

Dragonero: En la tierra de los necrófagos
Stefano Vietti (argumento)
Gianluca Pagliarini (desenho)
Stefano Simeone e Luca Bertelè (cores)
Panini
Espanha, Março de 2019
195 x 259 mm (deluxe), 208 p., cor, capa dura
20,00 €

Em desenvolvimento

Correspondente aos volumes #18 e #19 da colecção regular, este volume é a continuação directa de Orígenes e prossegue a estratégia de expansão e desenvolvimento do universo que serve de base a esta série de espada e feitiçaria e em que se movem Ian, o caçador de dragões, e o seu amigo ogre, Gmor.

Neste volume, uma caravana na qual segue a filha de um dignatário imperial é atacada por um bando de necrófagos, uma das raças daquele universo, que rapta a menina e pede um resgate por ela. Entre a escolta da caravana estava Myrva, a irmã de Ian, que é dada como desaparecida. O resgate é preparado e um pequeno exército, de que Ian e Gmor  são guias, é enviado para fazer a troca.

A ideia base não é nova, a trama também não. Com pequenas modificações – de cenário e personagens – poderíamos facilmente ter uma aventura de Tex, por exemplo.

Mas a verdade é que a originalidade do mundo fantástico de Erondár, as características peculiares de muitos dos seus habitantes, no caso os necrófagos e alguns dos monstros com quem os protagonistas se vão deparar, e uma intriga bem gerida, com um ritmo em crescendo depois da necessária preparação inicial, algumas soluções bem encontradas no correr do relato e uma ou outra surpresa – concretizada ou por concretizar… – acabam por fazer deste En la tierra de los Necrófagos, um volume que cumpre bem o seu propósito. Que é, tal como na maioria das propostas da Sergio Bonelli Editore, proporcionar uma boa leitura, ligeira e descomprometida, com a aventura como base e a amizade como lema.

*Pedro Cleto, Porto, Portugal, 1964; engenheiro químico de formação, leitor, crítico, divulgador (também no Jornal de Notícias), coleccionador (de figuras) de BD por vocação e também autor do blogue As Leituras do Pedro

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *