Giorgio Giusfredi, o mais recente escritor de Tex

Por José Carlos Francisco

José Carlos Francisco e Giorgio Giusfredi, o mais recente escritor de Tex

Giorgio Giusfredi, natural de Lucca, Itália, onde nasceu em 1984 é cozinheiro, enólogo, escritor e argumentista de banda desenhada, tendo eu tido o prazer enorme e a grande honra de poder conhecê-lo pessoalmente, numa minha recente visita à Editora Bonelli, viagem efectuada a Milão nos dias 4 a 8 deste mês de Outubro, na companhia do editor brasileiro Dorival Vitor Lopes e do tradutor Júlio Schneider.

Apaixonado pelos fumetti da Sergio Bonelli Editore, mas também pela literatura, Giorgio Giusfredi colabora com a Escola de Escrita Criativa Barnabooth, para a qual publicou algumas histórias. Em 2012 cria, com o desenhador Nicola Rubin, a personagem “Zeno Q.B.” para a revista feminina “Glamour” (Condé Nast). Em 2014 faz a sua estreia como argumentista de Zagor, em dupla com Maurizio Colombo, com o álbum “Il Signore dell’Isola“, edição nº 589 de Zagor.

Giorgio Giusfredi a dedicar a primeira página da sua história de Tex a José Carlos Francisco

Em 2015 fez a sua estreia em Dampyr, com uma pequena história intitulada”In riva all’ignoto” desenhada por Maurizio Rosenzweig, tendo em Agosto de 2016 voltado a escrever uma nova história curta: “L’emblema del Drago“, esta desenhada por Marco “Will” Villa, filho do icónico Claudio Villa.
Para a série principal de Dampyr, estreou-se em  Março de 2017, com a história intitulada “Bloodywood”, com desenhos de Michele Cropera e publicada na edição nº 204 da série principal. Ainda este ano e depois da sua estreia oficial, publicou mais duas histórias de Dampyr:
#206     Il dio del massacro, com desenhos da dupla Daniele Statella e Patrick Piazzalunga.
#210     Il figlio di Erlik Khan, com arte de Andrea Del Campo.

Mas 2017 trará ainda a estreia deste prolífico escritor italiano na saga de Tex, já que o próximo Color Tex, o número 12, com lançamento previsto para 22 de Novembro, embora com pré-lançamento no decurso do evento Lucca Comics & Games 2017, que decorre na famosa cidade italiana entre os dias 1 e 5 de Novembro, trará uma história, de 16 páginas, que assinalará a sua estreia a escrever sobre o Ranger.
História essa que trará um título bem sugestivo: “Io ucciderò Tex Willer” (“Eu matarei Tex Willer“), aventura desenhada por Marco Soldi que também faz a sua estreia em Tex e cuja primeira página (devidamente dedicada a este pard português) divulgamos hoje em rigoroso exclusivo mundial, para gáudio dos nossos leitores:

Primeira página da aventura de Tex escrita por Giorgio Giusfredi e desenhada por Marco Soldi

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *