E surge Mefisto a cores também na Croácia

Por José Carlos Francisco

Tex_Willer_Knjiga_2_naslovnicaDando prosseguimento à colecção TEX KOLOR BIBLIOTEKA, a Libellus, a editora croata que publica esta bela colecção colorida de Tex, numa luxuosa edição, com capa cartonada, formato 17,8 x 24,8 cm, com uma tiragem de apenas 500 exemplares e ao preço de 250 kuna, ou seja, uma edição tipicamente para coleccionadores, acaba de anunciar a capa da edição nº 2, que de imediato também damos a conhecer aqui no blogue do Tex.

Segundo o que conseguimos apurar, a edição croata é, ao contrário da edição brasileira da Mythos, uma co-produção com editores de outros países (Noruega e Finlândia) com supervisão e os auspícios de Saf Comics na Eslovénia, embora o formato e o padrão de qualidade seja diferente dos países nórdicos, já que a edição croata é a única com capa cartonada. Há também uma grande diferença entre a edição croata (e estamos em crer que também acontecerá o mesmo com as edições nórdicas) com relação à edição brasileira. É que  ao contrário das primeiras informações que recebemos, as duas primeiras edições croatas, têm um número diferente de páginas, porque são publicadas histórias completas, precisamente o inverso do sucedido na Itália e no Brasil.

Tex_Willer_Knjiga_2_korica

A edição croata nº 1, intitulada “Crvena Ruka” (“A Mão Vermelha“) teve 256 páginas (das quais 10 páginas de textos introdutórios), enquanto a edição nº 2, intitulada “Odmetnik” terá 304 páginas (das quais um total de 15 páginas de textos e ilustrações) estando à venda em Dezembro pelo mesmo preço (250 kuna) e trará a primeira aparição de Mefisto e Montales na longa saga de Tex.

Como curiosidade e somente para efeitos de comparação, publicamos também as capas das edições nº 2 desta colecção, na Itália e no Brasil:

Collezione Storica a Colori nº 2
.
Tex Edição em Cores nº 2 - Mythos Editora

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Reparem que nem na Croácia, onde as vendas de BD são minúsculas, eles ficam a repetir obsessivamente na capa o número de páginas da revista…

    Hunter (Pedro Bouça)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *