Todas as Cores de Tex

Por José Rivaldo Ribeiro [1]
.
Em Fevereiro de 2007, os periódicos italianos La Republica e L’Expresso, juntamente com a Sergio Bonelli Editore, lançaram Tex — Collezione Storica a Colori, uma das mais bem sucedidas séries de Tex naquele país.
Só nos restava então torcer para que a Mythos Editora lançasse um dia essa preciosidade na nossa língua. Eis que, enfim, a espera acabou. Desde o anúncio, feito em Agosto deste ano, leitores e coleccionadores de Tex Willer aguardam com ansiedade um dos mais importantes lançamentos da Bonelli no Brasil desde 1971, ano do lançamento da revista Tex.
.
Tex colorido nº 1 - O Totem Misterioso
Rebaptizada de Tex Edição em Cores, provavelmente para não haver confusão com a já existente, Tex Coleção Histórica — que seria uma tradução mais fiel do título original —, a publicação está prevista para durar seis edições. A continuidade poderá ocorrer, mas dependerá da aceitação de seus leitores (ou, melhor dizendo, desde que a revista venda!).
Esta nova série é um marco não só pelo papel especial ou pelas belas cores, mas sobretudo por reapresentar a história inicial do ranger mais querido do Brasil e Portugal, desta vez em cores, antes só pintadas na nossa imaginação.
Os desenhos não foram modificados. Até os curiosos números no canto dos quadradinhos, da época do formato talão, e que ainda confundem alguns leitores, foram preservados.

Cada capa trará a reprodução de um quadradinho histórico. A primeira mostra a primeira vinheta da história de estreia, O Totem Misterioso, redesenhada pelo talentoso Claudio Villa.

Tex full colorCuriosidade: Em Abril último, foi divulgado pela Internet que seria lançada no Brasil uma colecção de Tex em cores — houve até divulgação da capa. Ocorre que a Mythos Editora, detentora dos direitos de publicação da Bonelli Comics por aqui, informou que a suposta colecção nada teria a ver com ela, estando, portanto, desautorizada. Ao lado, a imagem do misterioso lançamento que nunca existiu.
.
Os primeiros Tex Coloridos
.
Claro, os leitores já tiveram oportunidade — umas poucas vezes, é verdade — de ver o azul dos rios e o verde das pradarias do mundo de Tex, sem precisar usar as suas mentes para dar cores às belas paisagens.
.
Em Setembro de 1990, a Editora Globo lançou Tex Edição Especial Colorida #1. A edição inaugurou a primeira aventura do ranger totalmente em cores e a primeira revista em formato 14,7 x 21,0 estrelada por Águia da Noite.
O Ídolo de Cristal, uma das mais formidáveis obras do mestre Aurelio Galleppini que foi publicada em 1980 no raríssimo álbum de capa dura da Vecchi, abriu a nova série da Globo.
A publicação seguiria numa espécie de revista anual, seguindo assim até 1997 sendo interrompida na sexta edição.
.
Abaixo todas as capas do Tex Especiais em Cores.

01 – O Ídolo de Cristal, Set/90
02 – A Cidade Corrompida, Set/91

Tex Colorido 001Tex Colorido 002

.
03 – Forte Apache, Dez/92

04 – A Lança de Fogo, Dez/94

Tex Colorido 003Tex Colorido 004

.
05 – A Voz na Tempestade, Ago/95

06 – A Caravana do Medo, Dez/97

Tex Colorido 005Tex Colorido 006

.
Em Novembro de 1993, a 2ª Bienal de Quadrinhos do Rio de Janeiro teve como ilustre convidado o filho de Gian Luigi, Sergio Bonelli, hoje editor e dono da editora que leva o seu nome. Na ocasião, a revista
Fumetti – O Melhor dos Quadrinhos Italianos foi lançada pela Editora Globo especialmente para o evento, sendo hoje uma das mais raras edições bonellianas.

Um Tarde Quente, aventura de apenas 13 páginas, mas não menos electrizante que as outras, levava Tex numa empreitada sem seus pards do costume. Mas Fumetti é uma edição tão cheia de curiosidades que terá um post especial, qualquer dias destes.

Fumetti - O Melhor dos Quadrinhos Italianos

Seis anos se passaram após a sexta edição especial colorida da Globo. Muitas eram as cartas pedindo a volta de histórias em cores de Tex. E muitas também foram as explicações da editora sobre a inviabilidade de lançamentos assim.
.
Tex 400Até que, finalmente, nas mesmas secções de cartas, em meados de 2002, tivemos a notícia de que um nova aventura em cores seria lançada: em Fevereiro de 2003, na edição de Tex #400, saiu a inédita Homens em Fuga, de Giovanni Ticci.
.
Seleção Tex e Os Aventureiros n° 3Não muito tempo depois, em Junho de 2005 chegava às bancas o número 3 da série Seleção Tex e Os Aventureiros, trazendo no estilo graphic novel a história O Duelo, de Fabio Civitelli, com 16 páginas.

Tex Especial 60 anosOutubro de 2008: ano do sexagenário de Tex. A Mythos lança a edição Tex Especial 60 Anos, com 128 páginas, das quais 16 são repletas de curiosidades sobre a vida do ranger e coisas nunca contadas antes no Brasil. Mas a estrela da edição é mesmo a aventura Na trilha das Recordações, também de Civitelli. A história é uma das melhores da actualidade. Leitura obrigatória para qualquer texmaníaco. Afinal, não é todos os dias que Tex aparece contracenando com a sua bela esposa Lilyth em suas aventuras. A trama passa-se logo após Pacto de Sangue, mas como a bela Navajo não está mais viva, só resta a Tex recordar.

E depois desta edição, eis que agora chegou a vez do lançamento em cores que abre este post. Uma excelente oportunidade também para aqueles que querem começar a desbravar esse mundo de aventuras do ranger.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas – Texto publicado originalmente no Planeta Gibi Blog, em 6 de Novembro de 2009)


[1] José Rivaldo Ribeiro é um grande coleccionador brasileiro de banda desenhada, tendo participado activamente de pesquisas para edições, blogues e sites referentes a BD de diversos géneros!
Considera-se um crítico de banda desenhada e é também leitor e coleccionador de Tex.

6 Comentários

  1. Eu tô na ajuda e campanha para a coleção durar mais do que as 6 edições previstas… Tanto que comprei a minha!

  2. Olá!
    Excelente blog!
    Procuro as edições coloridas do Tex: O Ídolo de Cristal e A Lança de Fogo, mas não as encontro. Se alguém aí sabe onde eu posso adquirí-las me ajude por favor!

  3. Meu caro Carlos D. de Assis. Tenho como conseguir as Tex em cores que vc precisa. Faça contato. Podemos faremos permutas.

    Abraços.

  4. Bem, a permuta seria por alguma coisa de Tex que eu não tenha… A EDIÇÃO DE TEX EM PORTUGAL, seria uma opção de troca,mas o amigo pode relacionar o que tens disponível para permuta que eu analiso e respondo. MEU CONTATO: rouxinoldorinare@gmail.com

    Abraços.

  5. Olá Rouxinol, te agradeço muito por vc ter se interessado pelas revistas que estava procurando, mas um amigo me arrumou as revistas que estava procurando, portanto mais uma vez te agradeço amigo e Deus te abençoe ainda mais.
    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *