O blogue do Tex em Pádua, com Rossano Rossi

Por Francesco Micoli[*]

Tex em Pádua, na bela arte de Rossano Rossi

No passado sábado, 20 de Junho, decorreu em Pádua, cidade no nordeste da Itália, um encontro entre apaixonados leitores e coleccionadores de Tex e um conceituado desenhador do nosso herói: Rossano Rossi.

Biografia de Rossano Rossi para o evento

O desenhador de Arezzo, tal como Fabio Civitelli, apresentou-se aos seus fãs com muita disponibilidade e grande profissionalismo. A todos que participaram no convívio e pediram-lhe um desenho, Rossano com muita simpatia criou pequenas obras-primas que seguramente se tornarão itens preciosos para mostra com orgulho aos amigos. O encontro devidamente autorizado pela Sergio Bonelli Editore, proporcionou uma agradável troca de opiniões e pontos de vista sobre a situação actual da banda desenhada italiana e sobretudo do nosso Tex que caminha a passos largos para atingir a mítica marca das 70 velas.

Desenho original para o evento de Pádua, 2015

O nosso herói continua montado na sua sela com grande segurança e sem hesitação apresentou-se este mês nos quiosques italianos com uma belíssima história em dois álbuns, “Nodo scorsoio” (“Nó corrediço“), escrita por Tito Faraci e naturalmente desenhada com grande mestria por um Rossano Rossi em grande forma e cada vez mais consciente que este é o seu Tex, libertando-se de qualquer forma de identificação com outros grandes desenhadores do Ranger. Rossano desenhou a sua quarta história de Tex, em termos de volumes atingiu o sétimo e visto que já está a trabalhar na sua quinta aventura estamos mais do que seguros que o número de álbuns desenhados por ele aumentará.

Rossano Rossi desenhando para os seus fãs

Rossano Rossi é um desenhador pouco prolífico do ponto de vista do número de páginas desenhadas por mês, mas seguramente cada página sua é uma verdadeira obra de arte onde não existe uma única vinheta deixada ao acaso, já que o cuidado posto nos detalhes é máximo em toda e qualquer vinheta, com os fundos sempre ricos para deleite dos leitores que apreciam essas verdadeiras pérolas artísticas.

Rossano Rossi, Francesco Micoli e o desenho feito pelo mestre aretino

A grande escola de desenhadores toscanos prossegue e também Rossano Rossi atingiu o Olimpo dos grandes mestres da banda desenhada italiana. O nosso Tex não pode deixar de congratular-se por ter no seu staff um desenhador como Rossano Rossi. O encontro decorreu no centro da cidade de Pádua, na livraria “Matita e china” de Filippo Piras, grande apaixonado pela banda desenhada e organizador de eventos relacionados com os fumetti.

Filippo, Francesco e Rossano

Rossano incansavelmente concluiu a sua missão tendo contentado todos os presentes fazendo-lhes um desenho de modo a ficarem com uma recordação especial deste memorável encontro, cujo convívio prosseguiu depois com alguns fãs mais chegados, pela noite fora,  numa pizzaria.

Loris com o seu Tex

No dia seguinte, domingo, Rossano Rossi, acompanhou-me num intenso tour turístico pela cidade, concluído na minha casa onde tive o prazer de hospedá-lo no meu santuário texiano que é o meu estúdio (Rossano é o primeiro desenhador de Tex que recebo no meu estúdio), onde guardo toda a minha colecção de Tex e onde concluímos o fim de semana quando, acompanhando-o à estação, apanhou o comboio para regressar a casa.

Rossano Rossi e os 4 pards em casa de Francesco Micoli

Francesco e Rossano no estúdio de Francesco Micoli

Rossano Rossi no estúdio de Francesco

Um grande abraço e um sincero agradecimento a Rossano por tudo aquilo que me proporcionou nesses dois dias com a esperança de revê-lo em breve, porque as pessoas como ele são como os grandes amigos, não se revê a hora de poder reabraçá-los!

Desenho original e exclusivo de Rossano Rossi para Francesco

Obrigado Rossano, da parte de Francesco, Filippo, Davide, Loris, Gianluca, Franco e todos os outros participantes!

Agradecimento de Rossano Rossi a Francesco

[*] Francesco Micoli é um dos maiores fãs e coleccionadores italianos de Tex e sócio nº 69 do Clube Tex Portugal.

(Para aproveitar a extensão completa das fotografias acima, clique nas mesmas)

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *