A chegada de Fabio Civitelli à cidade do Porto

Por José Carlos Francisco

José Carlos Francisco, Zé Oliveira e Carlos Moreira no aeroporto do Porto aguardando a chegada de Fabio Civitelli

Aquando da sua chegada a Portugal para participar no 17º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, no dia 9 de Setembro, Fabio Civitelli tinha à sua espera no aeroporto Francisco Sá Carneiro, recentemente galardoado como o melhor do mundo na categoria de aeroportos até 5 milhões de passageiros e que está situado na cidade do Porto, conhecida como a Cidade Invicta, cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, os seus fãs e admiradores José Carlos Francisco, Carlos Moreira (vindo expressamente do Cacém, em Lisboa) e Fernanda Martins (vinda expressamente da Holanda) aos quais se tinha juntado anteriormente o portuense Zé Oliveira (responsável pelo site BD Portugal) que estava acompanhado da sua simpática esposa e que constituiu uma agradável, até porque inesperada, surpresa já que foi a primeira vez que tive o prazer de conhecer pessoalmente, depois de vários anos de conhecimento virtual, este que é um dos maiores experts de banda desenhada em Portugal, como facilmente se comprova ao ver o seu fantástico e precioso trabalho publicado na Internet.

Zé Oliveira e o desafio proposto a Fabio Civitelli

O Tex do Zé Oliveira

Zé Oliveira que depois das apresentações, mostrou um Tex desenhado por si em metade de uma folha, tendo a esperança que Fabio Civitelli completasse a folha com um verdadeiro Tex que fizesse jus aos balões feitos anteriormente por este “novo” Texiano nortenho. E tal aconteceu mesmo após todos termos vislumbrado Fabio Civitelli na zona de desembarque dos passageiros, muitas horas depois do que estava previsto, porque o voo vindo de Roma tinha partido de Itália com várias horas de atraso, o que impossibilitou inclusive que déssemos a conhecer ao autor italiano um pouco da bela cidade capital do norte de Portugal.

Fabio Civitelli avista os seus pards portugueses que o esperavam no aeroporto

"Mítico Zeca", as primeiras palavras de Fabio Civitelli no aeroporto Francisco Sá Carneiro

Zé Oliveira, José Carlos Francisco, Fernanda Martins, Carlos Moreira e Fabio Civitelli

Zé Oliveira vendo Fabio Civitelli a desenhar o verdadeiro Tex

Fabio Civitelli desenhando em pleno aeroporto

Isto porque Fabio Civitelli apesar de visivelmente cansado não se furtou a completar o tão ansiado desenho proposto pelo Zé Oliveira, após os cumprimentos a todos que o esperavam e o registo de algumas fotografias que mostrarão para sempre alguns dos felizes e inesquecíveis momentos da chegada pela quarta vez de Civitelli a este pequeno mas belo país à beira-mar plantado…

Fabio Civitelli e o desafio concluído

O falso Tex e o verdadeiro Tex por Zé Oliveira e Fabio Civitelli

E assim terminamos este texto que encerra a passagem de Fabio Civitelli pelo 17º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu… um texto que deveria ter sido o primeiro, mas que por motivos vários, acabou sendo o último…

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

3 Comentários

  1. Certamente não será esta a ultima visita de Civitelli a Portugal, para sorte do povo português. Fabio Civitelli é com certeza uma pessoa “fora de série “, não falando de seu talento artístico – algo que despensa comentário – mas Civitelli possui algo que só os maiores podem honrar-se de possuir, uma genuína humildade e alegria, dois atributos que o gênio italiano traz para sua arte, mas quem pode desfrutar de alguns minutos de sua presença com certeza torna-se fã para a vida toda, não mais fã de seu belo traço mas sim fã de um ser humano.

  2. Para novos texianos que leiam agora o blogue, este será o primeiro texto, por isso também fica bem o texto que deveria ser o primeiro ser o último a ser publicado. Leia o blogue como quiser, que terá sempre sentido, LOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *