Fabio CIVITELLI e os desenhos feitos na passagem pelo Salão de Viseu

Por José Carlos Francisco

Durante o decurso do XVII Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, o SalãoBDViseu2011, Fabio CIVITELLI brindou dezenas de Texianos presentes com desenhos feitos no momento por si, para gáudio de todos, tal como já acontecera no MouraBD2007 ou aquando do FIBDA 2008 ou ainda no Festival de Beja 2010.


.

Mas os desenhos realizados por Fabio Civitelli não se ficaram apenas pelos produzidos no decorrer do Salão em Viseu, isto porque apesar desta sua quarta passagem por Portugal ter sido a de menor duração, apenas 60 horas em solo lusitano, foi aquela em que Civitelli foi mais assediado pelos seus fãs na tentativa de conseguirem um desenho original de sua autoria feito na hora e com a respectiva dedicatória, levando a que o autor italiano tivesse por vezes que os realizar em condições inapropriadas (em pé, à mesa das refeições, num sofá tendo um tabuleiro como base, etc.), mas a todos Fabio Civitelli sempre respondeu positivamente, apesar de em alguns casos o cansaço do autor ser bem visível no seu rosto, fazendo um belíssimo desenho a cada Texiano e sempre com um sorriso encantador no rosto dando uma verdadeira lição de profissionalismo e de humildade, mostrando uma vez mais porque Civitelli é tão querido e admirado pelos seus fãs portugueses!

O “assédio” por um destes “autógrafos desenhados” começou logo aquando do seu desembarque no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto e foi quase uma constante nas cerca de 60 horas que esteve em Portugal, que eu mesmo não tive a coragem de pedir que desta vez Civitelli me fizesse ao menos um desenho original para embelezar a minha Galeria Texiana e isto só por si dá com toda a certeza a ideia do volume de trabalho que Civitelli enfrentou nesta sua mais recente passagem por este pequeno, mas belo país à beira-mar plantado…


.

O blogue do Tex mostra, de seguida, a todos os interessados, inúmeros desses fantásticos desenhos que esperamos sejam do agrado de quem acessa o blogue. Desenhos esses que não se limitaram apenas a Tex e ao seu mundo, mas também a Tintin e Homem-Aranha, este último, personagem desenhado por Civitelli há mais de 30 anos 🙂


.


.


.


.


.


.


.


.


.


.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

7 Comentários

  1. Espectacular. Mas vocês são uns malandros deram um trabalhão ao coitado do Civitelli. Quase não deve ter tido tempo para fazer uma visita como deve de ser a Viseu, e ficar a conhecer bem toda aquela bela região.

    António Freire

  2. O que se pode dizer perante a dimensão e riqueza destes desenhos? Um enorme obrigado a Fabio Civitelli! E a quem o trouxe pela 4ª vez a Portugal. Mas pode vir mais vezes, porque os fãs serão ainda mais!!!

  3. São um colírio para os olhos estas obras de arte com que o Mestre Civitelli nos brindou. No momento que estou a escrever estas palavras tenho ao meu lado os desenhos com que o Fábio me brindou e não me canso de os apreciar.
    O meu OBRIGADO ao Fabio, à organização do festival, ao Zeca que muito trabalhou para que tudo isto fosse possível, e a
    todos os fãs que com a sua simpatia e amizade tornaram este fim de semana em mais um encontro memorável.

    Abraços,
    Carlos

  4. Zeca, os desenhos continuam bárbaros. A esposa do Tex é bem bonita. Adorei rever o pessoal. Até breve. Acho que o Civitelli está dividido entre Portugal e Brasil, como eu, difícil escolher.

  5. Lindos desenhos! Adorei a Lilyth!!!
    E esse falso Tex, tadinho… sonhar nunca é demais!!! rsrsr

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *