Júlio Schneider está de volta, agora em Tex Ouro!

Por Ezequiel Guimarães

Alguém pode perguntar: está de volta? Mas porque, ele tinha saído?

Bem, então vamos começar do início: O renomado Júlio Schneider (colaborador da Mythos Editora, tradutor de Tex e Júlia para o Brasil, e personalidade texiana de fama mundial) fez parte de um projecto editorial inédito em 2006: uma nova série de republicação de TEX com o diferencial de ter textos analíticos e informativos, abordando as histórias apresentadas e apresentando curiosidades de bastidores das respectivas épocas de criação delas e outras curiosidades texianas. Essa série foi a fantástica GRANDES CLÁSSICOS DE TEX; e o autor desses excelentes textos era exactamente o Júlio Schneider, que possui uma inegável competência para esse tipo de trabalho (conforme pode ser visto nas imagens parciais de alguns textos do Júlio, aqui apresentadas).

Isso era algo muito interessante e totalmente novo. Lógico que outras séries já tiveram textos, inclusive do próprio Júlio, mas eram textos ocasionais e não fixos.

Ou então eram séries extras (não eram baseadas nas edições regulares) e contavam com traduções dos textos italianos, como a série ´Edição Especial´ (gigante) da Editora Globo (de Setembro de 1988 a Outubro de 1996 e com 2 republicações em 1998), e a republicação e continuação da mesma série pela Mythos Editora (como ´Edição Gigante´). Mas não eram textos produzidos no Brasil e sim textos que já saíam no original italiano.

E claro que também já haviam outras séries com textos, como por exemplo a ´Almanaque Tex´ (e desde 2000); mas no formato de republicação de histórias regulares e com textos analíticos e informativos sobre a história apresentada, e em TODAS as edições, a nova série foi um marco (além do que a série ´Almanaque´ tem outro perfil de textos, por exemplo).

Com o final da série GRANDES CLÁSSICOS no número 30 em Dezembro de 2010, os texianos ficaram sem esse formato especial de republicação (há a série ´Tex Edição Em Cores´, e também com textos e também do Júlio, mas essa série estava ´suspensa´ retornando agora, mas nela o espaço para o Júlio está bem limitado: apenas 2 páginas).

Mas agora Júlio Schneider está de volta em tempo integral! A série TEX EDIÇÃO DE OURO contará com os seus excelentes textos a partir do número 53, no próximo mês de Março de 2011, em TODAS as edições a partir dessa (conforme confirmado oficialmente pelo editor Dorival, e autorizada a divulgação pelo mesmo)!

Não que Júlio tivesse parado de colaborar com a Editora Mythos, ao contrário sempre esteve activo, mas está de volta agora num formato de actuação semelhante ao que era na série GRANDES CLÁSSICOS (ele já tinha uma ou outra inserção na série OURO, mas era algo bem esporádico).

Lógico que para muitos isso não fará nenhuma diferença, pois gostam apenas de ler a história e ponto final, mas para muitos outros isso é uma notícia excelente, pois gostam de se aprofundar ainda mais, querendo saber sobre os bastidores das histórias, influências dos criadores, análises e comentários sobre os roteiros, curiosidades sobre os desenhos ou argumentos e roteiros, informações sobre a vida editorial na época da criação da história, e muito, muito mais.

Com vários texianos que conversei ao longo dos anos, muitos apreciam esse tipo de material, que na Itália já está muito evoluído, tendo gerado um mercado próprio, que é o mercado dos livros temáticos.

Lá são inúmeros os livros que abordam o universo do Ranger. No Brasil, esse nicho de mercado para Tex é recente, com apenas uma publicação oficial até agora que foi O OESTE SEGUNDO CIVITELLI que comemorou a presença do desenhador de Tex, Fabio Civitelli, no evento Fest Comix realizado em São Paulo em 2010; além de duas outras publicações de 2009, só que extra-oficiais: O MOCINHO DO BRASIL – A HISTÓRIA DE UM FENÔMENO EDITORIAL CHAMADO TEX, do jornalista Gonçalo Júnior, e TEX NO BRASIL – O GRANDE HERÓI DO FAROESTE, do fã G.G. Carsan. Então nos últimos dois anos tivemos 3 publicações, o que comprova uma grande evolução nessa área, já que nos 7 anos anteriores só tivemos uma publicação (e extra-oficial), a primeiríssima desse tipo de produto, e que foi a ´Tex – Edição Comemorativa de Meio Século de Aventuras no Brasil´, também de Gonçalo Júnior (de 2002), mas que era bem mais modesta, editorialmente falando.

Então é para esse grupo de fãs que o Júlio volta em tempo INTEGRAL na série OURO (relembrando que o Júlio já escreveu textos para a série OURO, mas eram esporádicos, agora a partir do número 53 ele estará em todas as edições).

Há um tempo atrás, conversei com vários texianos sobre termos textos do Júlio em todas as edições da série OURO, e todos aprovaram a ideia. Conheço alguns (eu entre eles) que só compravam a série GRANDES CLÁSSICOS pelo diferencial dos textos informativos do Júlio Schneider.

E alguns já me confirmaram que vão começar a comprar a OURO pelo mesmo motivo agora (eu entre eles). Isso está de acordo com as opções que o mercado (muitos tipos de mercado) oferece às empresas: produtos podem ser relançados, e se tiverem algum diferencial encontrarão um segmento diferenciado de consumidor para ele.

Agora é só aguardar a chegada do Tex OURO 53 em diante e começarem as vossas colecções (ou continuarem, com esse especial plus)!

Dorival e Júlio, os texianos agradecem-vos.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

8 Comentários

  1. Ótima notícia! Eu sou um grande apreciador dos artigos de Júlio Schneider, foi através de muitos deles que me aprofundei no universo texiano. Por mim, todas as edições especiais de Tex trariam textos dele.

  2. Excelente notícia! Apesar de eu não comprar mais Tex Ouro, por já ter as histórias em outras séries (e por a republicação ser bem cara), sou fã dos textos do Júlio! Já sugeri várias vezes no fórum TexBR que lançassem uma edição especial com todos esses pequenos textos que ele fez, eu com toda a certeza compraria no lançamento!

  3. Fantástica notícia, essa!!

    Eu tenho ainda esperanças que o grande Julião nos brinde com um livro temático.

    Boa sorte ao Julião!!!

    Abraços a todos!!

    Sílvio Introvabili

  4. Ótima notícia! Este tipo de matérias valoriza ainda mais essa coleção, que já era uma das minhas favoritas.

    Continuo, porém, a querer que a Mythos traduza também as matérias sobre quadrinhos de faroeste que saem nos Almanaccos italianos e são invariavelmente excluídas das edições brasileiras…

  5. Muito boa notícia. Eu não coleciono Tex Ouro, das republicações só colecionava Tex Grandes Clássicos. Mas se sai matéria do Schneider também no Tex Ouro agora, vou começar a comprar.

  6. Eu já tinha lido essa notícia aqui, gostei mas não tinha comentado nada. Quero registrar que comecei a comprar Tex Ouro após essa notícia aqui, e estou gostando muito. Obrigado por manter os fãs informados dessas novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *