VISEU — A Aula Magna Professor João Pedro Antas de Barros, na Universidade Politécnica de Viseu, acolheu ontem à noite a 34.ª edição dos Prémios Anim’Arte 2026. Organizada pelo GICAV (Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu), a cerimónia anual voltou a reunir a comunidade cultural para distinguir o mérito de personalidades e instituições com impacto de relevo regional e nacional nas áreas das artes, ciências, literatura e ação social.
.
.
A edição deste ano dos galardões ficou marcada pelo ecletismo e prestígio dos distinguidos. Entre os homenageados da noite figuraram o Dr. António Correia de Campos, antigo Ministro da Saúde, e o Juiz Conselheiro e Desembargador Armindo Girão Cardoso (1931–2017), distinguido a título póstumo. Na categoria de Produção Artística e Literatura, o prémio foi entregue a Acácio Pinto, enquanto a jornalista Emília Amaral foi reconhecida pelo seu percurso profissional no semanário Jornal da Beira. As artes plásticas e o artesanato monumental foram celebrados com a distinção de José Manuel Fonseca Justino, reputado escultor e mestre canteiro. A representação do meio académico e científico contou com a distinção de Hugo Carvalho, professor coordenador no ISCIA (e investigador ligado a centros como o CIDTEH e CICS, além do seu percurso na Universidade de Salamanca), e do físico Nuno Loureiro (1977–2025), homenageado a título póstumo. Natural de Viseu, o prestigiado cientista era diretor do laboratório de física do plasma no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) quando faleceu tragicamente nos Estados Unidos. No plano musical, a tradição e a história local foram igualmente celebradas através de tributos póstumos: o fado de Coimbra evocou a memória do Dr. Hermínio Ferreira Menino (1938–2025), reputado guitarrista daquela matriz académica, enquanto o panorama pop-rock dos anos 60 recordou o legado de Os Tubarões, icónico conjunto de Viseu que marcou gerações.
.
.
No domínio da banda desenhada, o ponto alto da gala foi a entrega do Prémio Anim’Arte BD a José Carlos Francisco, conhecido nos meios especializados como “Zeca”. O galardão reconhece a sua carreira como divulgador da nona arte e o papel de embaixador em Portugal da personagem italiana Tex Willer. José Carlos Francisco é ainda o principal impulsionador do Clube Tex Portugal, a única estrutura mundial dedicada a este herói dos quadradinhos com reconhecimento oficial por parte da editora Sergio Bonelli Editore.
.
.
No momento da receção do troféu — uma peça da autoria do escultor Luís Queimadela —, o homenageado partilhou o palco com seis figuras que marcaram o seu percurso: o Presidente da Câmara Municipal de Anadia, o Engenheiro Jorge Sampaio; o Diretor do Museu do Vinho da Bairrada, o Dr. Pedro Dias; o editor brasileiro da saga Tex, Dorival Vitor Lopes; e os diretores do Clube Tex Portugal, Carlos Moreira, Mário João Marques e Orlando Santos Silva.
.
.
No seu discurso de agradecimento, José Carlos Francisco destacou a centralidade geográfica de Viseu no seu percurso, lembrando que foi nesta cidade que a personagem Tex teve a sua primeira exposição nacional, em 2005, e onde nasceu o clube oficial, em 2013. Recorrendo à linguagem da banda desenhada, comparou os presentes aos “pards” (companheiros) do herói da ficção. “No universo do Tex, nenhum Ranger cavalga sozinho pelo deserto. E nesta caminhada da BD, eu também não caminhei sozinho. Se cheguei até aqui, é porque tive os melhores parceiros ao meu lado“, afirmou.
.
.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara de Anadia, Jorge Sampaio, enalteceu o gesto de partilha do galardoado e sublinhou o orgulho do município em contar com um cidadão de reconhecido mérito humano e projeção internacional, que contribui ativamente para a promoção da região Bairradina.
.
.
A cerimónia, que contou com uma forte moldura humana na assistência, incluiu ainda uma homenagem póstuma a Jorge Palma. Recentemente falecido, o cantautor português foi recordado num momento musical que encerrou a gala, reforçando o propósito central dos Prémios Anim’Arte na preservação e celebração do património cultural do país.
.
.
.
.
(Para aproveitar a extensão completa das fotografias acima, clique nas mesmas)








