8ª. EXPO-TEX DE JAMPA CITY – 1 e 2 de Novembro

A 8ª. Expo-Tex de Jampa City é um encontro anual de coleccionadores brasileiros da Região Nordeste realizada desde 2005 por G. G. Carsan, um coleccionador da revista de faroeste Tex, criado na Itália em 1948 por G. L. Bonelli e Aurelio Galleppini, e publicado ininterruptamente no Brasil desde 1971 em várias colecções, cuja  principal está actualmente no número 540, publicado pela Mythos Editora. Acontece nos dias 1 e 2 de Novembro, das 10 às 22h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, Paraíba.

O tripé de sustentação do evento é reunir os coleccionadores, divulgar a mítica personagem italiana e incentivar a leitura, acções que vêm ocorrendo com sucesso cada vez maior, principalmente depois que iniciou a parceria com o HQPB – Quadrinhos e Cultura Pop da Paraíba, que promove grandes eventos.

A cada edição, o coleccionador G. G. Carsan apresenta colecções, revistas Tex especiais importadas, livros sobre a personagem, os próprios livros que escreveu sobre Tex, além de originais, pósters, banners, vídeos e objectos de estimação de coleccionadores. É uma extensa lista, onde se destacam as edições Tex da Editora Mondadori (revistas gigantes, capa dura, coloridas, papel excelente), livros italianos sobre Tex, edição especial feita por Joe Kubert em francês, o álbum de cromos do Tex, revistas dos anos 50, revistas dos anos 70 em formatos que deixaram de ser publicados, o raro álbum O Ídolo de Cristal, as revistas nº 1 de cada colecção publicada no Brasil.

Para quem é novo no mundo das revistas de banda desenhada, para quem está chegando agora, Tex é uma personagem de quadradinhos de faroeste, um Ranger do Texas, que cavalga por todo o Sudoeste americano e até nos países vizinhos fazendo justiça. As suas revistas têm 110 páginas e as aventuras geralmente preenchem 2 revistas, mas ocorrem variações e pode ser em uma ou em três ou quatro. Tex tem um filho mestiço (filho do seu relacionamento com a índia Lilyth, dos Navajos) e mais dois grandes amigos: Kit Carson e Jack Tigre. Por causa do casamento índio, ele tornou-se o Chefe dos Navajos, uma nação indígena americana. Formado o quarteto, são invencíveis em astúcia e em coragem, em rapidez e em pontaria, em ética e em amizade. Porém, a maioria das aventuras é formatada com a dupla Tex e Carson.

Um dos factores da revista se sustentar tanto tempo nas bancas é que as aventuras são encorpadas. Dá tempo de desenvolver um bom roteiro. Assim temos enredos, personagens e desenhos fantásticos, maravilhosos, inesquecíveis.

E a Expo-Tex é um bom caminho para os texianos se sentirem  em casa  e para os novos leitores descobrirem esse universo. Nesta 8ª. edição haverá uma palestra com a presença do Editor de Tex no Brasil, o Presidente da Mythos Editora (S. Paulo) Dorival Vitor Lopes, que vem conhecer os seus clientes e travar um debate com os visitantes (coleccionadores, jornalistas, desenhadores, argumentistas), além de trazer as novidades do mercado texiano e provavelmente anunciar alguma nova personagem no mercado brasileiro para o ano de 2015. Presença confirmada de Jesse Bicodipena, Presidente do Clube Tex Brasil e mesa moderada pelo Editor de Cultura do Jornal da Paraíba Audaci Júnior.

Por isso, convidamos os amantes brasileiros de quadrinhos para prestigiar o HQPB e marcar uma visita no stand da Expo-Tex, que estará aberto para receber a todos, com alegria e amizade. Sugerimos acompanhar as notícias e informações nas mídias sociais. Tags: 8ª. Expo-Tex de Jampa City, Tex Willer, G. G. Carsan, HQPB 2014.
Compre e Defenda essa ideia: HQ (BD) é Cultura!


PROGRAMAÇÃO DA 8ª. EXPO-TEX DE JAMPA CITY
LOCAL: ESPAÇO CULTURAL – MEZANINO 2

> DATA: 01 NOVEMBRO 2014
10 HORAS – ABERTURA DOS TRABALHOS
15 HORAS – ROLÉ NO EVENTO DE COSPLAY DO TEX
16 ÀS 17 HORAS – MOMENTO ONLINE – GRAVAR VÍDEOS E PUBLICAR NAS MÍDIAS
18 ÀS 20 HORAS – PALESTRA E DEBATE – (TEX, DO P/B ÀS CORES-COLECÇÕES)
20 ÀS 21 HORAS – SESSÃO DE FOTOS COM VISITANTES
21 HORAS – SAÍDA PARA JANTAR EM CHURRASCARIA (BIFES DE 3 DEDOS DE ALTURA COM UMA MONTANHA DE BATATAS FRITAS, REGADAS COM MUITA CERVEJA GELADA. (HAVERÁ TRANSPORTE PARA TRASLADO).

>  DATA: 02 DE NOVEMBRO 2014
10 HORAS – REABERTURA DOS TRABALHOS
11 HORAS – EXIBIÇÃO DE FILME DO TEX – LOCAL: STAND
14 HORAS – SESSÃO DE FOTOS COM OS PRESENTES
16 ÀS 17 HORAS – MOMENTO ONLINE – GRAVAR VÍDEOS E PUBLICAR NAS MÍDIAS
17 HORAS – CONCURSO DE COSPLAY
19 HORAS – SORTEIO DE BRINDES COM COLECCIONADORES
20 HORAS – SORTEIO DA CAIXA DE REVISTAS DA MYTHOS EDITORA
21 HORAS – ENCERRAMENTO

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *