Jordi Bernet e Clara da Noite e a homenagem a Tex e a Kit Carson

Hoje no blogue do Tex vamos dar a conhecer uma homenagem (numa agradável história de duas páginas) do conceituado desenhador espanhol Jordi Bernet (para além do seu Tex Gigante é conhecido também por seus trabalhos em Torpedo e Jonah Hex) ao célebre ranger (assim como ao seu colega Kit Carson) criado pela dupla G. L. Bonelli e Aurelio Galleppini, Tex Willer, extraída de um álbum de “Clara da Noite“.


Como se pode comprovar nestas duas páginas, Jordi Bernet i Cussó natural de Barcelona, cidade onde nasceu em 14 de Julho de 1944, e filho do célebre desenhador Miguel Bernet Toledano, agrega nos seus desenhos um ligeiro toque caricaturesco na descrição gráfica das personagens, realizando além disso um desenho que reduz os elementos indispensáveis a uma expressão mínima, e em que o contraste entre o preto e branco adquire um protagonismo primordial.

Note-se que enquanto no Tex Gigante ”O Homem de Atlanta” (editado no Brasil, pela Mythos Editora, em Março de 1999, no número 1 da colecção “Tex Gigante“, originária da série italiana ”Albo Speciale“, conhecida popularmente por “Texoni“, número 10) com a participação da cantora Lola Dixieland era Carson a fazer as despesas humorísticas de Nizzi, nestas páginas é por sua vez Tex a balbuciar confusas palavras…

Ainda a propósito de “Clara da Noite“, uma prostituta espanhola de bom coração, a personagem é uma criação de Jordi Bernet, Carlos Trillo e Eduardo Maicas para as páginas de quadradinhos da El Jueves, revista de humor espanhola, onde aparece desde 1992. Inspirados na rainha das pin-ups, Bettie Page, os três homens imaginaram uma mulher tão esperta quanto curvilínea, em histórias que equilibram o humor com toques de crítica social.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. KKKKKKKKKKK

    Maravilloso Jordi!!
    Me encanta Tex fuera de su lugar común!

    Sílvio Introvabili

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *