15 de Junho de 2014: o blogue português do Tex no Aniversário do editor (texiano) Dorival Vitor Lopes

Por José Carlos Francisco (texto) e Bira Dantas (caricatura)

O editor de Tex e seus pards numa arte de Bira Dantas no bolo de aniversário do editor Dorival Vitor Lopes

Neste domingo, 15 de Junho, Dorival Vitor Lopes, incomparável editor brasileiro de Tex (e demais personagens Bonelli publicadas pela Mythos Editora) completou 63 anos de vida, sendo muitos deles dedicados à paixão pela banda desenhada em geral e a Tex Willer (e seus parceiros) em particular e é por isso com a mais elementar justiça que o blogue português do Tex, na pessoa de José Carlos Francisco, um dos responsáveis do Tex Willer Blog, aproveitando o facto do adorado (pelos seus leitores portugueses, mas seguramente também pelos seus leitores brasileiros) editor se encontrar no nosso país, lhe prestou uma singela homenagem de aniversário neste dia tão especial.

Dorival Vitor Lopes e o bolo de aniversário que o surpreendeu

Neste seu primeiro aniversário passado em Portugal, eu, a minha esposa, Fátima, as minhas filhas Andreia Sofia e Ana Beatriz e a simpatiquíssima Silvia resolvemos oferecer-lhe um presente bem Texiano e que fizesse jus à sua paixão (e profissão) pelo Ranger criado em 1948 por G. L. Bonelli e realizado graficamente por Aurelio Galleppini… ou seja para comemorar os seus 63 anos (feitos hoje, domingo, dia 15 de Junho) de existência  elegemos um bolo TEXiano como o presente que lhe queríamos oferecer para comprovar uma vez mais que Tex faz parte integrante da sua vida, inclusive está sempre presente nos momentos mais especiais e deste modo também aproveitamos este dia tão especial (para o nosso famoso editor),  para homenagear o Ranger que tem como lema a lei, justiça, humanidade e amizade e que assume, simultaneamente, o papel de justiceiro, investigador e até de chefe índio, sob o nome de Águia da Noite e os seus pards numa maravilhosa e propositada caricatura realizada por Bira Dantas.

Um bolo bem texiano para o editor de Tex

O editor Dorival Vitor Lopes nasceu no dia 15 de Junho de 1951, em Santos, município portuário localizado no litoral do Estado de São Paulo, no Brasil, tendo passado os primeiros anos de vida em Olímpia, cidade onde iniciou inclusive a sua vida escolar, que finalizou já em São Paulo, tendo-se formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, após 3 anos no curso de História na Universidade de São Paulo.

Dorival Vitor Lopes cortando o seu bolo de aniversário

Dorival Vitor Lopes começou a trabalhar desde tenra idade (13 anos), como office-boy, até que em 1970 passou a trabalhar na prestigiada Editora Abril, tendo passado por vários cargos, sempre no segmento da banda desenhada, desde produtor gráfico, assistente de editor até chegar a editor das revistas do Maurício de Sousa, Flintstones, Pantera Cor-de-Rosa, Pica-Pau, Luluzinha, Bolinha e muitos outros, tendo também levado para a Editora Abril as consagradas personagens Marvel e DC.

São servidos, pards leitores?

Foi na Editora Globo, em 1988, que teve o seu primeiro contacto com os fumetti de Tex Willer, personagem com a qual passou a estar, desde então, associado, a ponto de muitos o considerarem, muito justamente, o mais importante editor de Tex no Brasil, sobretudo depois de em 1999 o Ranger ter passado a ser publicado com o selo da sua Mythos Editora. Pessoalmente, o editor Dorival Vitor Lopes conquistou-me de imediato, naquele longínquo dia 31 de Março de 2001 em que nos conhecemos pessoalmente no Aeroporto da Portela, em Lisboa e desde então dividimos inúmeras conversas relacionadas com Tex, rimos incontáveis vezes, conhecemos os nossos parentes mútuos, viajamos juntos variadíssimas vezes, inclusive à Casa de Tex na Itália… fizemos tudo isso e muito mais, mas ainda temos uma vida inteira, com Tex sempre a nosso lado, para compartilhar, porque você caríssimo AMIGO Dorival Vitor Lopes, é desses Amigos que quero ter por perto para sempre e FOI UMA HONRA ENORME TÊ-LO NA MINHA MODESTA CASA NO DIA DO SEU ANIVERSÁRIO!!!

Obrigado pela sua amizade, Dori, e votos renovados de Feliz aniversário!

José Carlos Francisco e o brinde ao editor Dorival Vitor Lopes

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

30 Comentários

  1. Parabéns ao Pard Dorival.
    O Fã Clube Tex Brasil o cumprimenta e envia votos de felicidades e realizações.
    Deus abençoe.
    Parabéns também pelos excelentes serviços prestados à comunidade bonelliana.
    Parabéns Pard Zeca, por ser esse ícone mundial que amplia os horizontes bonellianos.
    José Leonardus, Presidente do Conselho Deliberativo do Fã Clube Tex Brasil.

  2. Parabéns Dorival. Bela idade. Com muita pena minha não pude ir ao aeroporto dar-lhe um abraço de benvindo. Aproveito para lhe endereçar e dar-lhe os parabéns. É sempre bom podemos comemorar o nosso aniversários com pessoas que certamente gostamos e que nos fazem sentir importantes. O Zé Carlos é desse tipo de pessoas.

  3. Parabéns grande AMIGO, e que seja por muitos e muitos anos (e eu a contá-los).
    Pena esse bolo não ter chegado a Braga, parecia divino e com o desenho a condizer.

    1 grande abraço.

  4. Feliz aniversário, Dorival! Desde criança que você me proporciona muitas alegrias, pois quando criança, lia muito Flintstones, Pantera Cor-de-Rosa, Pica-Pau, Luluzinha, Bolinha… e finalmente conheci Tex que é o único que lei e coleciono, pois é o único personagem de HQ que eu tenho uma grande admiração, pois me identifico bastante!!

    PARABÉNS!!!

  5. Parabéns meu amigo, muita felicidade e amor, são os desejos dos amigos, Carlos e Teresa Moreira.

  6. Puxa !!! Nem posso acreditar que o caro Amigo Dorival chegou em Anadia para passar o seu niver com o nosso comum amigo Zeca e sua maravilhosa família !
    Parabéns Dorival pelo teu niver, parabéns Zeca pela companhia do Dorival. !
    🙂

  7. Parabéns ao Maior produtor de Tex de todos os tempos, pelos vários lançamentos e pela visão desconservadora a aguerrida, mantendo nossos sonhos vivos e alegres. Desejo a força conjunta de Tex e Zagor para você, por muitas luas e que Manitu continue iluminando seu caminho pessoal e empresarial.
    Seu amigo,
    G. G. Carsan

  8. Parabéns Dorival.
    Mais perto de Kit Carson, na idade, do que de Tex Willer.
    Paciência!
    Um abraço!

  9. Em meus versos faço votos
    De sucesso, Dorival.
    Paz, saúde e mais conquista
    Em sua vida pessoal.
    Em nome dos fãs de Tex
    Meu carinho especial!

  10. Parabéns ao grande profissional e também grande fã de fumetti, Dorival.
    Não li Tex em outras editoras exceto a Mythos, mas isso nunca me incomodou pois estou acompanhando na melhor de todas que já publicou o Ranger no Brasil.
    Com certeza um dos pilares de Tex no Brasil e no Mundo, já inclusive representado por fãs em forma de desenho, junto de Sergio Bonelli, Zeca e o grande GG.

    Parabéns, e por coincidência, meu pai também é de 51.

  11. Parabéns ao nosso grande amigo Dorival! Muita saúde e felicidade! Nunca esquecerei de nosso almoço entre pards, editores e o Civitelli e, mais ainda, nunca esquecerei as palavras de conforto quando da perda de meu pai. Obrigado por todo serviço prestado e mais 100 anos de vida!

  12. Obrigado ao Zeca por esta bela matéria que me deixou muito emocionado. Com a idade vamos ficando mais sensíveis e essas brincadeiras fazem-nos verter lágrimas de alegria. Como é bom ter amigos como você, o Leonardus (que espero conhecer pessoalmente em breve, Letree, Dionísio (que me escreve frequentemente, sempre com palavras de apoio e incentivo), Álvaro (estaremos em Braga sexta feira; eu, Sílvia, Zeca e família, Paulo Guanaes e a esposa Luciana, Hernâni e mais alguns. Tire o dia de folga para passearmos e prepare o almoço para essa pequena comitiva). Agradeço as palavras gentis (e sinceras) dos amigos Carlos, Orlando, Gianni, GG, Daniel, Ruy, Rouxinol e o sorocabano João Marcos. Gente de todo o Brasil que sempre carregarei no meu coração. Muito obrigado e um abraço a todos. Um abraço especial aos meus amigos-irmãos-parceiros-amores Júlio, Guanaes, Maldonado, Valério, que fazem Tex (e os outros personagens) junto comigo e com o mesmo amor. Um abraço e um beijo fraternal a todos.

  13. Amigo, eu não poderia deixar passar esta data, este dia.

    Por isso, quero que você seja e continue sendo muito feliz nesta data que traz vida.
    Estaremos aqui torcendo por você, e acreditando que você pode 
ir mais além.


    É mais um ano que chega, e você tem tudo e merece ser feliz 
todos os dias.


    Que esse aniversário, seja o melhor da sua história, que todos os votos 
de felicidade, saúde, fé e amor, cheguem até você, para que consiga ser forte a cada dia, e vencer tudo que a vida
 colocar na sua estrada.



    Parabéns por hoje, parabéns pela pessoa que é, parabéns por este
 dia de festa e prazer, por ser amigo e um amigo que merece os 
melhores votos de sorte e PAZ!

    Continue sempre firme na esperança dos sonhos!
    Você nasceu para realizar!
    
Você nasceu para alcançar!
    Parabéns Amigo.

    Forte abraço de:
    Marcos Valério da Silva.
    Letrista de TEX

  14. Muitos parabéns, Dorival! Que contes muitos e bons! Até à próxima.
    Um grande abraço.

  15. Quero em nome de todos os mais de sessenta associados parabenizar esse guerreiro que é o Doriva como é carinhosamente chamado pela nação texiana.
    O Clube Tex Brasil lhe deseja muita alegria, saúde e sucesso acompanhando de muitos anos de vida, para que a frete da Mythos possa realizar nossos sonhos que é ver nosso herói por muitos anos nas bancas.
    Aproveito para agradecer sua generosidade em divulgar nosso fã clube nas revistas.
    Abraços e ate ao vivo e a cores em Sampa no II encontro nacional 2015.

  16. Muitos e Muitos Parabéns! Que conte muitos Mais!

    E boa estadia em terras lusitanas…

  17. Parabéns ao Sr. Dorival, muitas felicidades e saúde a ele e família, e que continue a desenvolver a linha Bonelli no Brasil, e por que não, em Portugal.

  18. Olá Dorival, parabéns, e que o seu aniversário se repita por muitos anos.
    Abraço.

  19. Caro Dorival, terei todo o prazer em revê -lo e ao José Carlos e participar no almoço em sua homenagem. A que horas é e onde é?
    Abraço.

  20. Parabéns Dorival, você merece esse momento de felicidade, desejamos a você muita saúde, muitos anos de vida, você merece esses momentos de alegria, aproveitamos para mandar um grade abraço ao meu amigo Paulo Guanaes e a Luciana, a Silvia e a essa incrível família do Zeca que tão bem recebe a todos, um abraço a todos os Texianos de Portugal e de todas as partes do planeta.
    Marcos e Dolores Maldonado.

  21. Parabéns amigo Dorival, desejo-lhe muitos anos de vida, e que tenhas muita saúde, e que você nunca deixe a chama da Mythos apagar, pois é através de você, da editora, que vivemos muitas aventuras com Tex Willer, Zagor, e outros hqs Bonelli! Vida longa pra você irmão, fique com Deus, seja feliz.
    Luiz Alberto Vieira Sousa
    de Manaus- AM.

  22. Sem dúvidas Presidente Jesse, todo o Fã Clube felicita o Dorival nesta data, e aproveita para apresentar o “Trofeu” que lhe foi outorgado desde o I Encontro Nacional Fã Clube Tex Brasil, em Abril passado, em Alagoinhas/BA e reiterado por tod@s @s presentes em CAPELA Saicá/RS no Encontro Regional Sul.

    Vida longa ao Dorival, ao TEX e a tod@s @s pards!!

    Sucesso e vida longa, pard!

  23. Muitos parabéns, Amigo sr. Dorival, muita, muita, muita saúde, felicidades e muito sucesso, muitos anos de vida com tudo de bom e do melhor, tens Muitos Amigos verdadeiros, coisa que nos dias de hoje, é muito rara,o nosso bom grande amigo José Carlos com a sua família te fizeram uma festa muita bonita e simples, estás no coração de muitas pessoas, os meus mais sinceros parabéns do fundo do coração, como disse o grande poeta Fernando Pessoa “o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem, por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis“.
    Um grande abraço amigo dos Açores
    Marco Avelar
    P.S. – Vamos lá ganhar a Copa!!!!!

  24. Embora com atraso, pois só hoje li este post e esta bela homenagem do caro amigo Zeca a um ilustre hóspede que se encontra novamente de visita a Portugal, aqui ficam também o meu abraço de parabéns e os meus votos de felicidades para uma grande e incontornável figura dos quadrinhos brasileiros, respeitada, admirada e elogiada como editor, como pessoa, como mestre, como símbolo da dedicação a uma arte e a uma indústria que lhe devem um notável impulso durante as últimas décadas.
    Longa vida ao Dorival e à sua editora Mythos, que tantas satisfações tem proporcionado também aos leitores deste país irmão à beira-mar plantado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.