As Leituras do Pedro: Tex em Cores #30

As Leituras do Pedro*

Tex Edição em Cores #30
A 13.ª Múmia
Gianluigi Bonelli (argumento)
Aurelio Galleppini & Virgilio Muzzi (desenho)
Mythos Editora
Brasil 2016
160 x 210 mm, 290 p., cor, capa mole
R$ 39,90 / 18,00 €

Respeito pelos leitores poderia ser o (sub)título deste texto. É preciso conhecer o contexto e a edição para saber porquê.

Com todos os problemas que a entrada na União Europeia trouxe a Portugal – e nunca saberemos os problemas que enfrentaríamos se a adesão não tivesse ocorrido – pelo menos uma vantagem tivemos: a estabilidade da moeda e o fim da inflação galopante que marcou os anos pós-25 de Abril.

No Brasil – de onde chegam edições Marvel, DC Comics e da Turma da Mônica, via Panini, e os heróis Bonelli, via Mythos – a realidade é outra e os acontecimentos recentes fizeram com que a paridade entre o real e o dólar e/ou o euro caísse a pique. Com isso, os ‘truques’ tão em voga para obter melhores preços de edição – a começar pela deslocalização – deixaram de fazer sentido (financeiro), com os respectivos custos a subirem astronomicamente.


Com isso – não esquecendo o restante contexto editorial brasileiro em geral e da Mythos em particular – a editora viu-se na obrigação de cancelar – mais uma vez – temporariamente (?) a colecção Tex Edição em Cores, no 30.º volume, este mês distribuído em Portugal.

No total, foram (até agora?) 30 volumes, cerca de 7500 pranchas, os primeiros 13 anos – no que à publicação no formato tiras diz respeito – da longa saga de Tex, alimentada por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini.

Edição histórica e documental, merece uma leitura atenta balizada por mais de 50 anos de idade e pelo contexto que – para o bem e o mal – então imperava.

Se as 240 páginas fixas de BD por volume obrigaram a Mythos, quase sempre, a apresentar histórias partidas a meio, desta vez, houve o cuidado – e o respeito pelos leitores/coleccionadores – de concluir a narrativa em curso, mesmo que isso tenha implicado mais umas 40 páginas que os restantes volumes.


Nota final

Notícia mais recente, vem corroborar esta ideia. O Tex Colecção #407 foi impresso com páginas repetidas e/ou fora de ordem, pelo que a Mythos anunciou que uma nova edição da revista – já correctamente paginada e impressa – será oferecida juntamente com a edição Tex Colecção #410. Não fossem tantos os exemplares existentes e esta seria uma peça a disputar pelos fanáticos do ranger – e não só…

*Pedro Cleto, Porto, Portugal, 1964; engenheiro químico de formação, leitor, crítico, divulgador (também no Jornal de Notícias), coleccionador (de figuras) de BD por vocação e também autor do blogue As Leituras do Pedro

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *