Homenagem de Fabio D’Auria a Aurelio Galleppini

Por Afrânio Braga, criador do blogue Blueberry, Uma Lenda do Oeste: https://blueberrybr.blogspot.com

Tex Willer e Kit Carson no desenho de Aurelio Galleppini para a capa de “Tex” n° 322 “Il pueblo nascosto” publicado em 1 de Agosto de 1987

A refeitura da capa de “Tex” nº 322 por Fabio D’Auria em homenagem a Aurelio Galleppini, em arte Galep, o criador gráfico do Ranger do Texas

Fabio D’Auria

Nascido em 1978 na província de Napoli, Itália, Fabio D’Auria está activo como banda desenhista desde 2000.

Diplomado no Liceo Artistico di Napoli, depois ele frequentou a Scuola Italiana di Comix, sob a orientação de Daniele Bigliardo.

Desde 1996 vive em Reggio Emilia onde se diplomou como Animador de desenhos animados com qualificação de quarto nível, para depois trabalhar como Animador na fábrica reggiana “Marcenaro s.r.l.

Fabio D’Auria estreia-se como colorista aos 22 anos com “Bonerest” para a Magic Press, história de banda desenhada criada por Matteo Casali e Giuseppe Camuncoli e de 2004 a 2017 trabalhou de modo continuado como colorista para Itália, França e Estados Unidos da América  – “Amazing Spider-Man” e “Dylan Dog” – superando as 7000 páginas coloridas.

Em 2008, faz uma tímida estreia como desenhador com uma prancha escrita e desenhada por ele para o nº 5 da revista “MONO” da editora Tunué e com uma ilustração em homenagem a Milo Manara publicada na monografia “Vita e donnine di Milo Manara” publicada pela editora Leopoldo Bloom Editore – biografia que contém ilustrações entre as quais de Bacilieri, Bernet e Geof Darrow.

Sempre em 2008, torna em parte à animação realizando, com Giuseppe Camuncoli e Andres Mossa, “The Shadow of Ra’s Al Ghul”, motion comics para DC Comics e Warner Bros produzido em exclusividade para a Nokia com textos de Dennis O’Neil, o motion comics narra acontecimentos que coligam “Batman Begins” a “The Dark Knight”, os primeiros dois filmes da trilogia do Batman de Christopher Nolan.

Fabio D’Auria

Em 2015, Fabio D’Auria coordenou para a TIWI a parte animada di “The Editor is in”, a primeira série televisiva da editora Sergio Bonelli Editore produzida por Sky Arte, desenhando todas as animações principais e coordenando a equipa de desenhadores.

Em 2017, saiu em França o seu primeiro álbum desenhado, o volume 8 da série “Oracle” para a editora Soleil Productions – em breve na Itália pela editora Panini Comics -, e a seguir algumas histórias breves para a editora Petit à Petit.

Fabio D’Auria ensinou, por 10 anos, Coloração Digital na Scuola Internazionale di Comics di Reggio Emilia, cidade onde vive e trabalha. Actualmente, está ao trabalho numa história breve a cores de Tex.

Bibliografia quase completa como colorista: http://comifab.blogspot.com/2000/12/bibliography.html

Bibliografia como desenhador:
2008. “Mono n°5”, editora Tunuè, Italia;
2008. “Vita e Donnine di Milo Manara”, editora Leopoldo Bloom, Itália;
2017/03. “Oracle: Le Héros”, editora Soleil Productions, França;
2017/11. “Guide de Paris en bandes dessinées”, editora Petit à Petit, França;
2018. “Histoires incroyables de la Coupe du Monde”, editora Petit à Petit, França;
2018/11. “Bordeaux #1 – D’Ausone à Montaigne”, editora Petit à Petit, França;
202x. “Color Tex”, editora Sergio Bonelli Editore, Itália.

Instagram de Fabio D’Auria: https://www.instagram.com/comifab/
Fonte: Fabio D’Auria.

A personagem Tex foi criada por Giovanni Luigi Bonelli e realizada graficamente por Aurelio Galleppini
Tex © Sergio Bonelli Editore

Agradecimentos a Fabio D’Auria.
Afrânio Braga

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *