Vídeo: Apresentação de Pedro Bouça (no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora) do TEX vol. 5: MINSTREL SHOW (história inédita em língua portuguesa)

Vídeo de José de Freitas; Fotos de Carlos Moreira

Foi esta tarde, 19 de Outubro, apresentado no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora o quinto volume de Tex publicado pela editora A Seita: MINSTREL SHOW, com argumento de MAURO BOSELLI, desenhos de MARCO GHION e capa de MAURIZIO DOTTI, contendo 136 páginas a preto & branco, com capa dura, no formato 20 x 28cm.

Apresentação a cargo de Pedro Bouça sobre uma aventura que decorre na juventude de Tex, desta vez em duas épocas distintas, separadas por cerca de seis anos. O prólogo desenrola-se no breve período em que Tex, depois de reabilitado pela justiça, regressou ao Vale de Nueces e se tornou num pequeno criador de gado ao lado de “Damned” Dick e Rod Vergil, na altura em que os Estados do Sul declararam a Secessão. Os acontecimentos seguintes ao prólogo desenvolvem-se após a Guerra Civil, e a vitória do Norte, nunca bem aceite por muitos rebeldes sulistas que resistem, entre os quais o famoso Jesse James, que faz aqui a sua primeira aparição na série. O enredo de Mauro Boselli é mais uma autêntica lição de História sobre um dos períodos mais conturbados dos Estados Unidos. Tendo como pano de fundo os Minstrel Shows, o autor aproveita para dissecar temas tão sensíveis como o racismo, o final da Guerra Civil, e a posterior integração de populações num país que se pretendia novo e unido.

Entre os artistas com o rosto pintado de negro da companhia dos Minstrels, há um que não precisa de se pintar de negro: Joey Nelson, antigo escravo e amigo de infância de Tex. Quando, após a Guerra Civil, os rebeldes sulistas de Arch Clement e Jesse James atacam a cidade de Lexington, no Missouri, Tex e Carson vão defendê-la. Mas de que lado se posicionarão os artistas nascidos no Sul do Minstrel Show, do lado do seu companheiro Joey, negro livre, ou do lado dos irredentistas Sulistas? Uma aventura de Tex com música para banjo e colt!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *