HORACIO ALTUNA, consagrado desenhador argentino nascido em Córdoba, a 24 de Novembro de 1941 e que reside em Espanha desde 1982, está a desenhar uma história de Tex, conforme anunciámos aqui no Tex Willer Blogue há cerca de uma década, aventura essa de 224 páginas e que tem um argumento de Tito Faraci.

Horacio Altuna e Mauro Boselli, na redacção da Sergio Bonelli Editore, com páginas originais do Mestre argentino para publicação num futuro Tex Gigante
Horacio Altuna começou a desenhar esta história no Outono de 2013, história que será publicada num futuro Tex Gigante, provavelmente já em Junho do próximo ano, tendo em conta que faltam apenas cerca de 20 páginas para a conclusão, com a particularidade desta semana o consagrado desenhador ter visitado a redacção da Sergio Bonelli Editore para entregar pessoalmente diversas páginas originais da sua história ao editor Mauro Boselli. Segundo conversa, em 2015, com o próprio Altuna, no Festival de Banda Desenhada da Amadora, ele confidenciou que “tem muito orgulho em desenhar esta história por Tex ser um ícone da banda desenhada mundial“.
Há uma particularidade praticamente desconhecida por parte dos fãs e coleccionadores de Tex… a determinada altura, que ocorreu após o recebimento das primeiras pranchas originais, a redacção da Sergio Bonelli Editore cogitou seriamente em publicar esta história num Maxi Tex, pelo facto das pranchas originais de Altura serem menores que as dos padrões oficiais para um Tex Gigante, mas em boa hora foi tomada a decisão de manter a ideia original de publicá-la na prestigiada série dos Albo Speciale (Tex Gigante), mesmo tendo em conta a menor dimensão dos originais.
Outra particularidade… a determinada altura Altura fez uma grande pausa nesta história, supõe-se que devido a alguma desmotivação, e houve um grande receio, inclusive em Itália, que a história não chegasse a ser concluída, mas felizmente Horacio Altuna num segundo (grande) fôlego levou a história por diante para gáudio dos seus (e de Tex) fãs.
Horacio Altuna possui um traço perfeccionista e característico, capaz de desenhar mulheres lindíssimas e dotado de um humor refinado, que transparece na maioria das suas histórias, recheadas de um erotismo que transborda a partir de cenas do quotidiano, sendo conhecido mundialmente pelo seu trabalho. Já transitou por diversos géneros como a ficção científica, a fantasia e o erotismo.
O seu gosto pelo desenho começou quando tinha 8 anos, mas optou por ingressar na área jurídica por acreditar que a carreira de desenhador não tinha futuro. Encorajado por um amigo, Altuna publicou o seu primeiro trabalho, o Súper Volador, em 1965. Juntou-se à Editorial Columbia em 1967, trabalhando nas revistas D’Artagnan, El Tony e Fantasía. Publicou diversos títulos como El Loco Chávez (em parceria com Carlos Trillo) e Las puertistas del señor López, tendo ganho o renomado prémio Yellow Kid Award em 1986, no Festival italiano de Lucca, como melhor autor internacional, com a sua obra Chances. Em 2004 vence o Grande Prémio do Festival de Banda Desenhada de Barcelona, onde foi o primeiro autor não espanhol a conseguir tão prestigiado prémio.
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)
Estava com saudades de um Gigante dos Quadrinhos para enaltecer essa coleção. Altuna é um dos meus sonhos de um artista a fazer o Tex. Que venham Giardino, Marini, Bouça….
Não conhecia esse desenhista, gostei demais do estilo artistico, o nivel de detalhamento pelo menos nessas amostras são incríveis.
Marini seria muito interessante mesmo.
Mas que bela surpresa! Pensei que este álbum tinha sido abandonado pelo meio do caminho!