Bonelli Podcast: Serpieri e Tex entre a História e o Mito

Lançado nas livrarias italianas a 22 de Março, Tex. L’Eroe e la Leggenda (Tex. O Herói e a Lenda) é a nova edição do lendário cartonado que Paolo Eleuteri Serpieri dedicou ao Águia da Noite. O autor conversou sobre a obra com Michele Masiero na Bonelli Store de Milão.

Sozinho na pradaria, um homem enfrenta destemidamente a fúria desencadeada dos Comanches de Lua Negra! Esse homem é Águia da Noite!

No Oeste, se a lenda se torna realidade, vence a lenda. Esta famosa frase de John Ford é o emblema de como um grande mestre da banda desenhada abordou a lenda do imortal Tex Willer! O cru, dramático e romântico Far West de Paolo Eleuteri Serpieri encontra a lenda de Tex numa nova edição, cheia de conteúdos extra, de Tex. O Herói e a Lenda, primeiro Romanzo a Fumetti do Ranger Bonelliano, que chegou às prateleiras das livrarias e lojas especializadas em banda desenhada, no dia 22 de Março.

Para acompanhar o lançamento do volume, o autor foi convidado da Bonelli Store de Milão, onde conversou longamente com o Director Editorial Michele Masiero, para o que se revelou uma entrevista em grande escala, na qual abordou o Mito do Oeste, do Western e do Tex, com uma interessante história de como esta aventura nasceu e se desenvolveu.

A partir do encontro a Sergio Bonelli Editore criou  o episódio desta semana do seu podcast oficial do Fumetti Bonelli, mas naturalmente que também publicou o vídeo no seu canal no YouTube.

Pode ouvir-se o episódio de Fumetti Bonelli com a entrevista de Michele Masiero a Paolo Eleuteri Serpieri a propósito de Tex. O Herói e a Lenda directamente abaixo ou através da sua plataforma favorita, do Spotify ao Apple Podcasts, da Amazon Music ao Google Podcasts passando pelo Spreaker.

De qualquer forma, boa audição e, como sempre, boa leitura!

Ivo MILAZZO autor convidado especial em Anadia, acompanhará Fabio Civitelli e Sandro Scascitelli na 9ª Mostra do Clube Tex Portugal

* Pela primeira vez em Portugal, TRÊS autores de Tex juntos num único evento!

* 9ª Mostra do Clube Tex Portugal, realiza-se nos dias 27 e 28 de Abril de 2024, em plena capital da Bairrada (Anadia – Museu do Vinho Bairrada) e para além de FABIO CIVITELLI e de SANDRO SCASCITELLI também contará com a participação de IVO MILAZZO!

Ivo Milazzo, estrela texiana que também participará na 9ª Mostra do Clube Tex Portugal, nos dias 27 e 28 de Abril, na cidade de Anadia

A direcção do Clube Tex Portugal, no final do ano passado, deu a conhecer ao nosso Blogue que a 9ª Mostra do Clube, iria realizar-se no mês de Abril de 2024 e que teria a participação de Fabio Civitelli e de Sandro Scascitelli. Mas afinal deixando a tradição (presença de dois autores) de lado, este ano não teremos apenas duas estrelas texianas a abrilhantar este evento que hoje em dia é já um dos principais eventos anuais dedicados ao Ranger em todo o mundo e assim sendo o Blogue Português do Tex dá a conhecer a todos os fãs e coleccionadores de Tex, mas em especial aos sócios do Clube Tex Portugal, que também IVO MILAZZO (desenhou o Tex Gigante “Sangue no Colorado“) virá abrilhantar, como Autor Convidado Especial, a 9ª Mostra do único Clube em Portugal dedicado exclusivamente a um herói da BD e o primeiro Clube oficial de Tex no mundo, juntando-se então a Fabio Civitelli e a Sandro Scascitelli para deleite dos fãs e coleccionadores de Tex que normalmente prestigiam as Mostras do Clube e dos que virão pela primeira vez, inclusive de países como Espanha, França, Inglaterra e Holanda, para além obviamente do Brasil e Itália, fazendo com que a Mostra Texiana de Anadia seja cada vez mais internacional!

Ivo Milazzo estará no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, nos dias 27 e 28 de Abril

Fabio Civitelli (que deste modo regressa a Portugal pela sétima vez, depois de já nos ter brindado com a sua presença no Salão de Moura (2007), no Festival da Amadora (2008), no Festival de Beja (2010), no Salão de Viseu (2011), no Festival do Porto (2012) e na Comic Con Portugal (2019), completando deste modo um percurso único a nível mundial, já que nunca anteriormente um artista da Nona Arte teve o privilégio de ter sido convidado para abrilhantar todos os principais eventos realizados em Portugal), Sandro Scascitelli (que se estreia no nosso país) e Ivo Milazzo (que regressa a Portugal depois da presença em Beja, em 2011) estão assim confirmados como presenças asseguradas da próxima Mostra do Clube Tex Portugal, que irá realizar-se, como sempre, em Anadia, nos dias 27 e 28 de Abril no Museu do Vinho Bairrada, devido ao interesse e apoio da autarquia Bairradina, numa parceria com o Clube Tex Portugal, que já vem desde 2014, ano da realização da 1ª Mostra do Clube.

Tex na Arte de Ivo Milazzo

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

A prova gráfica, a capa e seis páginas de Tex #762 “Il mistero del Monte Rainier”

Tex nº 762Il mistero del Monte Rainier; 6 de Abril de 2024
Argumento: Mauro Boselli; Roteiro: Mauro Boselli; Desenhos: Alessandro Bocci; Capa: Claudio Villa

Mortes violentas, pedras desconhecidas, gigantescos lobos negros… As florestas nas encostas da montanha sagrada escondem segredos misteriosos. Apesar disso, uma febre frenética do ouro eclodiu em Tacoma e uma expedição está sendo preparada para escalar o Rainier. Tex e Gros-Jean têm péssimas lembranças da sua experiência anterior lá em cima e questionam-se se ainda vivem entre as geleiras e rochas abaixo do cume os ferozes e deformados Ghundar… ou alguma criatura ainda mais terrível…

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

O Gruppo Tex Willer 2011 @ no evento Lucca Collezionando, com diversos autores do staff oficial do Tex

O Gruppo Tex Willer 2011 @ (cujo lema é “O ponto de partida para qualquer resultado na vida é a paixão e a paixão é o combustível para transformar um sonho em realidade. É isto que este grupo quer transmitir: paixão e sonho) no Facebook, criado por Enrico Tex Valcamonica, é um grupo  para fãs de Tex Willer com quase 35 mil membros oriundos sobretudo de Itália, mas também de muitos outros países do mundo, com destaque para inúmeros autores do staff oficial de Tex, esteve presente, com um stand, neste fim de semana de 23 e 24 de Março, no evento Lucca Collezionando, stand esse onde estiveram presentes muitos dos seus membros, mas também inúmeros autores de Tex como poderemos ver nas diversas fotografias que apresentamos de seguida:

Lucca Collezionando contou com a presença do Gruppo Tex Willer 2011 @

Gruppo Tex Willer 2011 @ no evento Lucca Collezionando 2024

Gruppo Tex Willer 2011 @ no evento Lucca Collezionando 2024

Enrico Valcamonica, o mentor do Gruppo Tex Willer 2011 @

Enrico Tex Valcamonica e Fabio Civitelli

Stefano Andreucci, Enrico Tex Valcamonica e Alessandro Bocci

Alessandro Piccinelli (ao centro), Luca Corda (sentado à esquerda) e Fabio D’Agata (sentado à direita) no stand do Gruppo Tex Willer 2011 @

Enrico Tex Valcamonica e Fabio Civitelli no stand do Gruppo Tex Willer 2011 @

Fabio Civitelli e os autógrafos no stand do Gruppo Tex Willer 2011 @

Fabio Civitelli e a fila para os autógrafos no stand do Gruppo Tex Willer 2011 @

Roberto Roli no stand do Gruppo Tex Willer 2011 @

Membros do Gruppo Tex Willer 2011 @ com Roberto Roli no stand do Diabolik Club

Membros do Gruppo Tex Willer 2011 @ com Luca Corda e com Alessandro Bocci

Gruppo Tex Willer 2011 @ no stand dos Correios Italianos que homenagearam Tex Willer

Gruppo Tex Willer 2011 @ no stand dos Correios Italianos que homenagearam Tex Willer

Gruppo Tex Willer 2011 @ no stand dos Correios Italianos que homenagearam Tex Willer

Michele Rubini no stand do Gruppo Tex Willer 2011 @

Lucio Filippucci no stand do Gruppo Tex Willer 2011 @

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Majo a desenhar no stand do Gruppo Tex Willer 2011 @

 

Laura Zuccheri e Roberto Diso no stand do Gruppo Tex Willer 2011 @

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Jornal de Anadia dedica a capa e as páginas centrais à próxima Mostra do Clube Tex Portugal

Texto da secção Cultura de 20/03/2024
Edição 109
Adriana Vicente

Clube Tex Portugal está de regresso a Anadia
.

A capa (texiana) do Jornal de Anadia de 20 de Março de 2024

O Clube Tex Portugal volta ao Museu do Vinho Bairrada em abril de 2024 para mais uma Mostra anual, contando com a presença de dois desenhadores do Tex, os italianos Fabio Civitelli e Sandro Scascitelli, e com conferências dedicadas aos autores.

José Carlos Francisco e Mário João Marques, do Clube Tex Portugal, destacam a importância do evento para “divulgar a personagem e cultivar o relacionamento entre todos os presentes, sejam sócios ou não do Clube Tex“.

A Mostra decorrerá mais uma vez no Museu do Vinho Bairrada e o Clube Tex Portugal enfatizou o papel do Museu e do Município de Anadia na realização dos encontros. “Desde o início, ambas as entidades demonstraram o quanto importante seria a organização deste evento“, afirmaram José Carlos Francisco e Mário João Marques, destacando a disponibilidade de Pedro Dias, diretor do Museu”.

É de extrema importância a participação do poder público, o qual, combinado com a parceria do Museu, possibilitam a propagação da cultura e do lazer na sua melhor qualidade“, acrescentaram  os representantes do Clube Tex.

Com quase 100 anos de existência, o Tex é um caso raro de longevidade no panorama da banda desenhada a nível mundial. José Carlos Francisco e Mário João Marques destacam a relação entre o herói Tex e o contexto italiano de 1948, ano da criação da banda desenhada. “Tex ao protagonizar aventuras sem fim, lutando pela justiça, enfrentando tudo e todos, veio encarnar a esperança e a crença num mundo novo, livre, justo e igual, a mesma esperança que os italianos ambicionavam, numa época de transição de um regime de governo totalitário para um democrático“, afirmaram.

A força do personagem está sobretudo numa filosofia que sempre se adaptou à realidade e nunca defraudou as expectativas“, destacaram os representantes do Clube Tex Portugal, garantindo que “a longevidade de Tex fará sempre sentido enquanto o mundo necessitar de justiça”.

Sobre os planos para a Mostra do Clube Tex Portugal deste ano, José Carlos Francisco e Mário João Marques acrescentaram ainda que “não vai fugir muito do que tem sido apanágio nas edições anteriores“. Fabio Civitelli, um dos dos desenhadores da banda desenhada convidados, marcará pela sétima vez a sua presença em Portugal, assinalando assim em Anadia “um percurso único a nível mundial“. Sandro Scascitelli, desenhador também convidado, fará a sua estreia em Portugal.

O Clube Tex Portugal foi criado em 2013, por ocasião do 18º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu. Já foram realizadas oito Mostras anuais do Clube, estando a de 2024 planeada para os dias 27 e 28 de abril no Museu do Vinho Bairrada.

Clube Tex Portugal está de regresso‘; Jornal de Anadia, edição 109, de 20 de Março de 2024

Copyright: © 2024 Jornal de Anadia; Adriana Vicente
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)