«Por um Punhado de Euros – o génio de Leone, o caixão de Django e a loucura de Fidani» – Livro que alude ao filme “Tex, o Pistoleiro” (“Tex e il signore degli abissi”) à venda em Portugal e no Brasil

Por Emanuel Neto

É com enorme orgulho que escrevo este texto no consagrado Blogue Português do Tex, cujo cabecilha é o meu caro amigo José Carlos Francisco.

Não é inédita a presença da equipa do blogue Por um Punhado de Euros aqui neste espaço. Em outubro de 2009, ainda andávamos nós a gatinhar na blogosfera, o amigo Zeca teve a amabilidade de convidar dois parvinhos (eu e o Pedro) para uma entrevista sobre o nosso Tex Willer. É claro que nós ficámos logo de peito feito, tipo patos inchados, como quem diz: “Eh, pá! Uma entrevista? Nós?! A sério?!”

E assim foi. E porquê o convite? Porque a minha primeira resenha no nosso blogue foi precisamente “Tex e il signore degli abissi.

 

Passados todos estes anos, o Blogue Português do Tex continua imbatível e é uma referência a nível mundial, especialmente no Brasil e em Itália (o site da Sergio Bonelli Editore alude muitas vezes às publicações do blogue). Nós, no blogue Por um Punhado de Euros, fomos crescendo, aprendendo e resistindo aos tempos atuais, que glorificam as redes sociais e desprezam a blogosfera.

Após quase doze anos de vida, eis que surge em formato de livro uma parte do nosso trabalho. «Por um Punhado de Euros – o génio de Leone, o caixão de Django e a loucura de Fidani» é uma seleção de 40 westerns-spaghetti escolhidos a dedo que se distribuem por três categorias: os bons, os maus e os vilões.

Um desses filmes é “Tex, o Pistoleiro” (título em Portugal), realizado em 1985 por Duccio Tessari e protagonizado pelo grande Giuliano Gemma. Houve sempre muitas críticas negativas sobre o filme mas eu nunca passei cartão a nada disso. Eu defendo-o com unhas e dentes (e pistolas, se for obrigado a isso!) porque, para mim, o filme é excelente!

Todo o ambiente western de Tex Willer está lá: os rápidos tiroteios, o pragmatismo de Tex, a resmunguice de Carson, a sabedoria de El Morisco, a camisa amarela e as calças azuis de Tex…enfim, muito mais haveria para dizer mas fico-me por aqui.

Resta apenas dizer que o livro está à venda (em Portugal) nas lojas Chiado Books, Fnac, Bertrand e Wook. Mas os nossos amigos brasileiros podem estar descansados porque o livro também já está disponível em terras de Vera Cruz e podem comprá-lo através do site da Livraria Atlântico.

Termino este texto tal como comecei: é uma grande honra para mim (e creio que falo também em nome do meu amigo Pedro Pereira) escrever estas linhas no Blogue Português do Tex, administrado pelo nosso simpático amigo José Carlos Francisco, que é um autêntico general de quatro estrelas do exército Texiano! Eu acho que já passei o posto de soldado raso mas, comparado ao amigo Zeca, nunca passarei de um simples cabo!

Muito obrigado por tudo.

Viva Tex Willer!

10 Comentários

  1. Agradeço ao Zé Carlos a amabilidade e a disponibilidade que teve para que pudéssemos apresentar o nosso livro num espaço tão nobre e carismático como é o Blogue Português do Tex!
    Grande abraço!

  2. Não recomendo a livraria Atlântico. Fiz a compra em 5/maio de duas edições e não recebi o pedido. Eles não respondem email e não tem telefone de contato.

    • Amigo Nilson Farinha, eu não sei realmente como funcionam os serviços da Livraria Atlântico no Brasil mas, sendo esta uma editora parceira da portuguesa Chiado Books, posso garantir que em Portugal os serviços têm funcionado bem.
      Eis este link da Livraria Atlântico que talvez possa ajudar a resolver o problema:

      https://www.livrariaatlantico.com.br/ajuda-pg-8eb5c

    • Nilson Farinha, enviámos um e-mail à Livraria Atlântico e eis a resposta:
      “Nosso site está funcionando normalmente. Nosso prazo de entrega é de até 15 dias úteis. Peço que o cliente me mande email, caso esteja com problemas para efetuar a compra, que eu o ajudarei.”
      comercialbrasil1@grupoeditorialatlantico.com

  3. Muito obrigado pela ajuda Emanuel.
    Enviei msg nesse email indicado, em 24/5, mas não obtive resposta. Ontem por coincidência recebi msg da Sra. Laís pelo e-mail comercialbrasil2@grupoeditorialatlantico.com que deu a mesma resposta acima, um tanto vaga, pois desde a compra não enviaram comprovante de efetivação do pedido, apesar de registrado como pago na conta do site, e também não informaram a data do envio ou um número de rastreio do correio. Vou aguardar mais um pouco e torcer pra chegar logo e poder apreciar este livro que me despertou tanta curiosidade devido ao tema que sou fã. Grato a todos pela ajuda.

    • Ainda bem que pudemos ajudar. Queremos que os nossos amigos no Brasil possam ter a possibilidade de ler o livro, ajudando a divulgar este tipo de cinema que nós tanto gostamos.
      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *