Tex Anual 05: Rio Hondo

Tex Anual 05 - Rio HondoArgumento de Claudio Nizzi, desenhos de Miguel Angel Repetto e capa de Claudio Villa.
Com o título original Rio Hondo, a história foi publicada em Itália no Maxi Tex nº 6 em Outubro de 2002 e no Brasil pela Mythos Editora em Dezembro de 2003.

De caminho para o Arizona, no vale do rio Hondo, Tex e seus pards decidem visitar o rancho de Mac Coy, uma velha amizade de Tex. Quando chegam ao rancho, tomam conhecimento através de Annie Mac Coy de que o seu pai está a caminho de Ruidoso para entregar uma manada aos Apaches Mescaleros da cidade. Após um breve descanso, os nossos heróis põem-se a caminho de Ruidoso, no intuito de aí o poder encontrar, mas vão-se deparar com o velho Mac Coy ferido após um ataque de encapuzados que puseram em fuga toda a sua manada.

Após tratamento, Mac Coy explica a Tex que o ataque de que foi vítima pretendia dois objectivos: liquidá-lo e impedir que a manada fosse entregue ao agente indígena Bill Ruskin que, ultimamente, tem recebido outras propostas de fornecimento de gado.
Na verdade, é bem isso que pretendiam Mike Donovan e Charlie Bascomb, cabecilhas de um grupo de especuladores que se intitulam a Associação e que em Lincoln começam a engendrar um novo plano que sirva os seus intuitos: atacar novamente a manada de Mac Coy e ainda enviar o jovem advogado Larry Bascom (filho de Charlie) convencer o velho Mac Coy a vender o seu rancho.

Arte de Miguel Angel RepettoJá após o regresso ao rancho e em convalescença, Mac Coy põe Tex a par dos intentos da Associação o que leva este a ajudar o velho rancheiro, nomeadamente reunindo uma nova manada para entregar a Bill Ruskin, evitando assim a quebra do contrato de fornecimento de gado.
Quando Tex reúne uma nova manada, esta sofre um ataque, novamente a mando da Associação, com o objectivo de dispersar o gado e atrasar a sua entrega ao agente indígena. Tendo conseguido realizar seu plano, os bandidos colocam-se em fuga, mas não contam com a perseguição movida por Tex e seus pards que acabam por matar um dos bandidos e aprisionar outro, Telleran, conhecido por fazer alguns trabalhos sujos a mando de Donovan.

No dia seguinte, Tex, Carson e Jim Stafford dirigem-se a Lincoln e entregam Telleran ao xerife Clem, sabendo de antemão que também este está de conluio com os objectivos e as actividades da Associação. Com Telleran entregue, Tex acaba por travar conhecimento com Donovan e Larry Bascom no saloon da cidade, vendo logo que entre os dois existem divergências, uma vez que o jovem advogado não perfilha das ideias e os métodos da Associação: Vicente Herrera, um pequeno rancheiro, aparece no saloon e enfrenta Donovan, pretendendo explicações das causas da recusa de água numas terras pertencentes à Associação. Donovan quase o humilha em público, mas Larry Bascom, sabendo dos meios utilizados pela Associação acusa Donovan de injustiça.

O Tex de Miguel Angel RepettoApós Tex abandonar a cidade, o xerife vai dar conhecimento a Charlie Bascom da detenção de Telleran, o que poderá constituir um problema, pois este ameaça falar se for entregue ao juiz Gatewood, a quem a Associação nunca conseguiu converter num aliado.
Ao regressar ao vale do Rio Hondo, Kit Willer e Jack Tigre informam Tex de que não conseguiram reunir a totalidade da manada e que, por esse motivo, o prazo da sua entrega ao agente indígena Bill Ruskin não vai ser cumprido. Tex vai então com Carson falar directamente com o agente indígena para o informar do contratempo, desconhecendo que Donovan já se antecipou para que o agente indígena assine contrato com a Associação.
Tex consegue convencer Bill Ruskin de que os intentos de Donovan não são honestos e de que uma boa consciência vale mais que muitos dólares.

Furioso, Donovan regressa a Lincoln e dá conhecimento a Charlie Bascom do fracasso do negócio com o agente indígena o que obriga a que os dois preparem a fuga de Telleran da prisão, contando com o apoio do xerife.
No entanto, a Associação não contou com a inteligência de Tex e Carson que, após deixarem Bill Ruskin, resolvem regressar a Lincoln, uma vez que receiam que, de um modo ou de outro, Telleran possa fugir e não comparecer perante o juiz Gatewod. Por isso, não espanta que, chegados de soslaio à cidade, Tex e Carson se deparem com o xerife a ajudar a fuga de Telleran.
Os dois pards resolvem deixar que o plano da Associação se desenrole conforme previsto, mas vão apanhar Telleran mais tarde quando se dirigia para o México e prendê-lo no rancho de Mac Coy até à chegada do juiz Gatewood…

Miguel Angel RepettoApós uma primeira experiência no desenho de uma aventura de Tex, Repetto surge aqui mais ágil e preciso na composição do ranger, mas nunca tentando fugir ao modelo ticciano, afinal o modelo que vem servindo de base a todos aqueles que vem desenhando o ranger.
As suas cenas nocturnas e de acção (estas muito bem desenvolvidas) vem muito na esteira de outros grandes nomes sul-americanos com Arturo del Castillo, mas sobretudo do grande José Luiz Salinas e do seu inesquecível Cisco Kid.

Texto de Mário João Marques

Um comentário

  1. Comecei a ler pelo Youtube as HQs, mas tiraram o vídeo. Fiquei com água na boca…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *