As Leituras do Pedro: Chanbara – El rayo y el trueno

As Leituras do Pedro*

Chanbara – El rayo y el trueno

Chanbara – El rayo y el trueno
Le Storie
Roberto Recchioni (argumento)
Andrea Accardi (desenho)
Panini
Espanha, 14 de Maio de 2020
195 x 259 mm, 112 p., p&b, capa dura
ISBN: 9788413343747
18,00 €

Outra vez

Com a Espanha (também) em fase de desconfinamento, a vida editorial do país vizinho retoma (algum)a normalidade, por isso estão de regresso as edições da Panini Comics espanhola. E, entre elas, como tem sido hábito ao longo dos últimos meses e recorrentemente destacado aqui no blogue, estão obras oriundas da Sergio Boonelli Editore.
Este mês de Julho, cabe a vez ao segundo tomo de Chanbara.
.
A história contada é quase tão velha como as formas narrativas: a junção de um grupo de heróis para fazerem face a um bando (maior) de fora-da-lei. Dos Sete samurais, de Kurosawa a Comanche: Os Xerifes, de Greg e Hermann, com uma longa lista de outras obras de permeio, são muitas as abordagens feitas com temática similar. Embora não muitas vezes com a violência explícita e a crueza de algumas cenas como acontece nesta narrativa ambientada no Japão feudal, em que reencontramos Ichi, o samurai cego que terá de enfrentar a ameaça sanguinária do Diabo Branco.
.

Chanbara – El rayo y el trueno

A procura dos companheiros ideais, o ultrapassar dos diferendos e questiúnculas internas e a adequação das capacidades individuais de cada um ao interesse do grupo, preenchem a centena de páginas deste livro, até um (primeiro) confronto, num relato ágil e rápido, que deixa água na boca para mais… e para a continuação que (ainda) falta.
É mais uma sólida edição da Panini espanhola, que encerra com um texto explicativo do argumentista, Roberto Recchioni, e alguns desenhos e esboços do desenhador, Andrea Accardi.

Em relação a anteriores similares – e em especial ao primeiro volume – Chanbara: El camino del samurai – um destaque para a opção pelo preto e branco original, e não pela versão colorida a posteriori para edição em livro. Não que a cor do primeiro tomo não fosse bastante interessante, mas a edição a preto e branco permite destacar uma das principais características das edições Bonelli: o elevado nível gráfico da maioria dos desenhadores contratados, cujos originais são geralmente mais interessantes sem cor.
.

Chanbara – El rayo y el trueno

Neste caso, realce para a expressividade das personagens, o dinamismo das cenas, a conseguida utilização de sombras e a variedade de técnicas empregues que justificam que nos deixemos perder nas pranchas após a leitura rápida que Reecchioni nos impõe.
.

*Pedro Cleto, Porto, Portugal, 1964; engenheiro químico de formação, leitor, crítico, divulgador (também no Jornal de Notícias), coleccionador (de figuras) de BD por vocação e também autor do blogue As Leituras do Pedro

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *